quinta-feira, 16 de maio de 2013

Dolores Hart

Dolores Hart - Atriz de Cinema abandona Hollywood e entra num Mosteiro

Tempo atrás, o Papa Bento XVI mostrou aos jovens os dois caminhos dos quais podem escolher: "Há o caminho do mundo, um estilo de vida que consiste em ir à discoteca, alcançar o que deseja da vida, viver à vontade... esse é o caminho da mentira, que leva para lugar nenhum, se não ao abismo do nada. Porém há outro caminho, o caminho da vida, que conduz ao horizonte e leva a beber na fonte pura da vida. Portanto essa é a escolha fundamental que vocês devem fazer; escolham, pois, a vida; isto é, escolham a Deus".

Um caso típico que confirma o que o Papa disse, aconteceu há 45 anos, quando a jovem Dolores Hart abandonou Hollywood e se tornou uma monja de clausura.

A Estrela de Hollywood

Assim era apelidada a famosa Dolores Hart. Era invejada pelos jovens do mundo inteiro, porque foi à escolhida para participar do filme Lovingyou, com o Rei do Rock 'n' Roll, Elvis Presley.

NO PRAZO DE SETE ANOS ELA SE DESTACOU COMO ARTISTA DE PRIMEIRA ORDEM, CONQUISTANDO A FAMA, FORTUNA E SUCESSO, TRABALHANDO AO LADO DOS ARTISTAS MAIS EM VOGA DE HOLLYWOOD E DA BROADWAY; ENTRE ELES ESTAVAM ANTHONY QUINN, CLARK GABLE, MONTGOMERY CLIFT, GEORGE PEPPARD E OUTROS, QUE ERAM, ENTÃO, A NATA DOS ARTISTAS NOS ANOS CINQÜENTA E SESSENTA.

Choque em hollywood

NO ANO DE 1963, UM GRANDE CHOQUE ESTREMECEU O MUNDO CINEMATO-GRÁFICO. A ESTRELA DOLORES HART DEU ADEUS AO MUNDO DOS FILMES, DOS SUCESSOS, DO "GLAMOUR" E ENTRETENIMENTO, PARA SE TORNAR UMA MONJA DE CLAUSURA (CON-FINAMENTO RIGOROSO) COM AS BENEDITINAS DE CONNECTICUT, NOS ESTADOS UNIDOS.

Entrevista com madre Dolores Hart

A DIREÇÃO DO JORNAL CATÓLICO AMERICANO, THE TABLET, PUBLICADO NA DIO¬CESE DE QUEENS, DO BROOKLYN, EM NOVA YORK, VISITOU MADRE DOLORES HART EM SEU MOSTEIRO, POR OCASIÃO DO SEU 45- ANIVERSÁRIO, DESDE QUE ELA FIZERA SEU CONTRATO POR TODA A VIDA COM DEUS, POR MEIO DA PROFISSÃO SOLENE. ESSA ENTREVISTA FOI PUBLICADA NA EDIÇÃO DE 23 DE AGOSTO DE 2008.

Sobre Elvis Presley

O PADRE MANN LHE MOSTROU A BÍBLIA DE ELVIS PRESLEY, CHEIA DE ANO-TAÇÕES DO MESMO PRESLEY, ESCRITAS NAS MARGENS DE CADA PÁGINA. TAIS ANO-TAÇÕES PESSOAIS DEMONSTRAM QUE ELVIS ERA BEM FAMILIARIZADO COM A BÍBLIA E QUE A LIA REGULARMENTE. POR ISSO PADRE MANN PERGUNTOU A DOLORES SE CONVERSARA COM ELVIS PRESLEY ACERCA DA FÉ E DA RELIGIÃO.

Dolores: "NUNCA DISCUTIMOS ESSES ASSUNTOS; PORÉM, DURANTE AS FIL-MAGENS, NOS INTERVALOS, ELVIS, ME PERGUNTARA, VÁRIAS VEZES, SE EU TINHA LIDO ALGUM TRECHO DA BÍBLIA PARA ENTÃO PASSAR PARA ELE, OU ALGUM SALMO DE MINHA PREFERÊNCIA; ELVIS GOSTAVA MUITO DOS SALMOS. QUANDO NOS ENCONTRÁ¬VAMOS PARA FILMAGEM, ELE SEMPRE ME PERGUNTAVA: "HÁ ALGUMA BÍBLIA AQUI POR PERTO?"

A música gospel

O ENTREVISTADOR PERGUNTOU: "ELVIS GOSTAVA DE SE INSPIRAR NOS SALMOS PARA SEUS CANTOS?" DOLORES RESPONDEU QUE "SIM, ELE CANTAVA E GOSTAVA DE GRA¬VAR A MÚSICA GOSPEL, QUE ERA INSPIRADA NOS SALMOS. ESSES CANTOS ESPIRITUAIS ERAM MUITO PROFUNDOS E TOCAVAM OS CORAÇÕES E AS ALMAS DOS OUVINTES; MUITOS INTUÍAM NESSES CANTOS DE INSPIRAÇÃO ESPIRITUAL A VOZ DO PRÓPRIO CRISTO E SE DEIXAVAM SER TOCADOS PELAS MENSAGENS NELES CONTIDAS. ESSES CANTOS ERAM, DE¬VERAS, "CANTOS DE DEVOÇÃO PROFUNDA, DE ESPERANÇA E DE FÉ ENTRANHADA".

Fama e fortuna

Entrevistador: "EXPLIQUE-NOS COMO UMA MOÇA CHEGA A ABANDONAR A FAMA E A FORTUNA, E SE TORNAR UMA MONJA DE CLAUSURA?"

DOLORES: "EU ENTREI BUSCANDO A VONTADE DE DEUS. ISSO NÃO QUER DIZER QUE FOI UMA DECISÃO FÁCIL. NÃO FOI FÁCIL DESVENCILHAR-ME, DE SUPETÃO, DO MUN¬DO; MAS HOJE ESTOU CONTENTÍSSIMA COM A DECISÃO QUE TOMEI HÁ 45 ANOS. MINHA VIDA AQUI DENTRO REALMENTE VALEU A PENA VIVÊ-LA."

A VIDA NO MOSTEIRO

ENTREVISTADOR: COMO ENTROU NO MOSTEIRO?

DOLORES: EU ESTAVA CANSADA, MUITO CANSADA. EU VIM PARA CÁ, A PRIMEIRA VEZ, ACONSELHADA POR UM AMIGO. ESTAVA ATUANDO NA PEÇA TEATRAL "O PRAZER DE SUA COMPANHIA", DURANTE NOVE MESES INTEIROS, NA BROADWAY. ESTAVA CANSA¬DA E INSATISFEITA, REALMENTE ESGOTADA. MEU AMIGO ME SUGERIU IR DESCANSAR NO MOSTEIRO DAS BENEDITINAS, EM CONNECTICUT. EU FUI LÁ PELA PRIMEIRA VEZ, E LOGO PERCEBI QUE ERA AQUILO O QUE DEUS QUERIA DE MIM!

ENTREVISTADOR: O QUE ENCONTROU NO CLAUSTRO?

DOLORES: AQUI ENCONTREI O OPOSTO DAQUILO QUE VIVIA LÁ FORA. O QUE ME IM¬PRESSIONOU FOI O VOTO DE ESTABILIDADE QUE OS BENEDITINOS EMITEM (ESTE VOTO OBRIGA OS BENEDITINOS A SE ESTABELECEREM, PERMANENTEMENTE, EM TAL OU QUAL MOSTEIRO).

SIM, ESTE MOSTEIRO ME OFERECIA UM LUGAR ESTÁVEL, NO MEIO DE UM MUNDO INSTÁVEL, REPLETO DE MUDANÇAS; UM LOCAL SERENO, UM LOCAL QUIETO, NO MEIO DE UM MUNDO PROFUNDAMENTE IRREQUIETO E UM LUGAR QUE DÁ SENTIDO À VIDA, NO MEIO DE UM MUNDO SEM SENTIDO E SEM ESCOPO.

A BELEZA DE DEUS

ENTREVISTADOR: O QUE A TORNA FELIZ E CONTENTE AQUI DENTRO?

DOLORES: É ESTAR COM ALGUÉM QUE EU AMO; AQUI ME SINTO REPLETA DE CONTENTAMENTO, PORQUE ESTOU COM AQUELE QUE MEU CORAÇÃO AMA, ISTO É, COM DEUS, MEU BEM AMADO.

"AQUI ME LEMBRO DO RESPONSÓRIO QUE LEMOS NA LITURGIA DAS HORAS, NO COMUM DA VIRGEM: MINHA ALEGRIA É ESTAR JUNTO DE DEUS; EM MEU SENHOR EU COLOQUEI MEU REPOUSO, ENCONTREI AQUELE QUE AMO DO FUNDO DO MEU CORAÇÃO." O EDITOR DO TABLET COMENTOU, DIZENDO QUE "MUITOS QUE A VISITAM FICAM ATÔNITOS COM SUA ESCOLHA DE VIDA, E GOSTAM DE RECEBER DELA ULTERIORES EXPLANAÇÕES. MAS PARA MADRE DOLORES NÃO É NECESSÁRIO MAIORES EXPLANAÇÕES: MADRE DOLORES TESTEMUNHOU A BELEZA DO SENHOR EM SUA VIDA NO MOSTEIRO."

SEUS TALENTOS

ENTREVISTADOR: O QUE FEZ A MADRE, COM SEUS TALENTOS, DE ATRIZ E CANTORA?

DOLORES: "SER UMA ATRIZ PARA MIM, FOI UM CHAMADO BEM DEFINIDO." QUANDO CONDUZIA OS VISITANTES PELO JARDIM DO MOSTEIRO, ELA LHES MOSTRAVA UM PALCO E UM TEATRO AO AR LIVRE, COM CAPACIDADE PARA 200 PESSOAS. MUITOS JOVENS GOSTAM DE RECITAR ALI E EXIBIR SEUS TALENTOS, EM MUITAS PEÇAS DE TEATRO, MUSICAIS E RECITAIS, QUE ELA MESMA PRODUZ PARA OS JOVENS QUE PASSAM DIAS DE RETIRO NO MOSTEIRO.

COMENTÁRIO FINAL

DURANTE OS SETE ANOS TRABALHANDO EM HOLLYWOOD, DOLORES HART REPRESENTOU VÁRIOS PAPÉIS DE PERSONAGENS EM SUAS PEÇAS TEATRAIS, ENTRE ELES, O DE SANTA CLARA, NO FILME SÃO FRANCISCO DE ASSIS. REPRESENTOU TAMBÉM O PAPEL DE JOANA D'ARC; E TAMBÉM UM PAPEL COM ELVIS PRESLEY. MAS AQUI E AGORA, NA CLAUSURA, MADRE DOLORES, DURANTE 45 ANOS, TEM APRESENTADO SEU PAPEL MAIS DESTACADO, NO SENTIDO MAIS NOBRE DA PALAVRA: "TU DESPOSASTE TEU DEUS E TEU REI".

Nenhum comentário: