domingo, 11 de março de 2012

CRUZ PEREGRINA - JMJ

A Diocese de Imperatriz anunciou uma programação especial para receber, em abril, a Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora, símbolos da Jornada Mundial da Juventude Católica, que será realizada de 23 a 28 de julho de 2013, no Rio de Janeiro. Os símbolos percorrerão o país. Em abril, será a vez do Maranhão.
O bispo diocesano Dom Gilberto Pastana disse que a passagem dos símbolos por Imperatriz nos dias 15 e 16 de abril será um marco na história dos católicos da Região Tocantina.
"Trata-se de um evento de uma magnitude, que é difícil até de adjetivar, dada a sua importância para os cristãos católicos", avaliou o bispo que estimou a participação de 4 milhões de fiéis na Jornada Mundial da Juventude Católica no Rio, com a presença do Papa Bento XVI.
Dom Gilberto Pastana estima que mais de 20 mil pessoas, a maioria jovens, deverão participar da programação de acolhimento dos símbolos em Imperatriz. A Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora percorrerão 10 paróquias da região central da cidade.
A programação terá inicio às 9h do dia 15 de abril, quando religiosos e integrantes da juventude católica receberão os símbolos - um quadro com a imagem da santa - na confluência da BR-010 com a MA-280, no limite dos municípios de Governador Edison Lobão e Montes Altos, último município que pertence à Diocese de Carolina.
Depois de receber os símbolos das mães de religiosos de Carolina, a caravana liderada por Dom Gilberto Pastana dará inicio a uma peregrinação pelas paróquias e comunidades localizadas na cidade.
Visita - A Paróquia de Santa Cruz, na Vila Lobão, será a primeira a receber os símbolos que permanecerão à disposição dos fiéis até o meio-dia. Em seguida, o cortejo prosseguirá pelas paróquias de Santa Rita, Santa Inês e Santo Antônio, no bairro Nova Imperatriz, onde permanecerão por uma hora até prosseguirem à Paróquia de Nossa do Perpétuo Socorro, também no Nova Imperatriz, e depois para a Igreja Matriz de Santa Teresa d'Ávila, padroeira da cidade.
A visita inédita dos símbolos trará uma surpresa no cronograma: a passagem pela Central de Custódia de Presos de Justiça (CCPJ), no Parque do Buriti, e pela Igreja de Cristo Salvador. "Não foi uma visita definida de última hora, pensamos em visita à Central de Recolhimento de Presos (Cerec) porque há um grande índice de violência (assassinatos) no meio da juventude e há muitos jovens lá. Queremos que isso
seja um sinal forte de conversão e mudança de vida dos presidiários", explicou o bispo.
Um dos momentos mais marcantes deverá ser a chegada dos símbolos à Praça Brasil, de onde serão transportados em caminhada com os fiéis, até a Catedral de Fátima, onde terão início vigília e celebrações eucarísticas até o dia 16.
A carreata com os símbolos para a cidade de Açailândia será a partir das 16h do dia 16. Lá, as paróquias contempladas com a visita serão as de São Sebastião, São João e São Francisco. "No dia 17, por volta das 7h30, sairemos de Açailândia para entregar o ícone e a cruz em Pindaré-Mirim, na divisa com a Diocese de Viana", ressaltou o bispo, acrescentando que após Viana, os próximos municípios serão Bacabal, Coroatá, Zé Doca até o encerramento da visita no estado, com uma grande celebração em São Luís.
Importância - O coordenador da programação da visita na Diocese de Imperatriz, Johnson Alves, também ressaltou a importância para os católicos da visita da Cruz Peregrina instituída pelo saudoso Papa João Paulo II em 1984 e o Ícone de Nossa Senhora, também instituído pelo mesmo pontífice.
A liderança lembrou que essa é a primeira vez que os símbolos visitam o Brasil depois de terem percorrido vários países como as Filipinas e a Espanha, o mais recente, em 2010.
"Entendemos que esta é uma visita especial porque as jornadas são realizadas de três
em três anos em um país diferente.
Talvez vá demorar uns 100 anos para que esses símbolos voltem a passar por nossa
diocese", chamou atenção o coordenador.
Alves, que também foi coordenador da Pastoral da Juventude da Diocese de Imperatriz, disse que a visita será importante por possibilitar aos jovens a reflexão, motivação e articulação para a Jornada Mundial.
O estudante Mérison Santos, coordenador diocesano do Ministério Jovem, disse que as expectativas em torno da visita dos símbolos católicos são grandes entre a juventude católica. Ele disse que desde novembro do ano passado a Igreja se prepara.

Nenhum comentário: