domingo, 11 de março de 2012

Antes tarde ... ARTIGO DO JOÃO

Artigo publicano no estado do Maranhão no dia 26 de abril.

IMPERATRIZ - Foi lançada quarta-feira (22) a Campanha da Fraternidade 2012, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Ela será aberta oficialmente hoje nas 26 paróquias da Diocese de Imperatriz, localizadas em 13 municípios da Região Tocantina.
Durante os 40 dias da Quaresma, a Igreja Católica vai provocar reflexões, cobranças e sugestões relacionadas ao tema Fraternidade e Saúde Pública e o lema Que a saúde se difunda sobre a Terra.
A Diocese de Imperatriz adotou uma estratégia diferente este ano para trabalhar a divulgação e reflexão da campanha, começando pela abertura oficial, que não será mais em uma missa campal em frente à Igreja de Nossa Senhora de Fátima, no Centro.
A Diocese foi dividida em sete microrregiões, que reúnem, em média, quatro paróquias. Todas farão a abertura com celebrações em horários que podem variar de acordo com a localização.
Nas microrregiões leste, norte e centro, que representam as paróquias da cidade de Imperatriz,os horários das celebrações serão 8h e 18h.O bispo dom Gilberto Pastana de Oliveira explicou que a medida visa dar condições para que mais fiéis possam participar das atividades sem ter de fazer deslocamento de suas comunidades
de origem até a sede diocesana, como ocorria há muito anos.
A programação, que começa hoje, foi preparada e elaborada desde outubro do ano passado em um encontro em Bacabal. Na Diocese, o repasse de material didático, treinamentos e palestras às lideranças nas paróquias se deram no período de 22 de janeiro a 12 deste mês, obedecendo a organização por microrregiões.
O padre Edinaldo Pereira, um dos coordenadores, explicou que as reflexões sobre a campanha serão feitas nas celebrações eucarísticas e em novenas das famílias. A proposta não é só refletir, mas esclarecer as pessoas sobre seus direitos e a importância da saúde e ainda a prevenção de várias doenças.
“No início, em 1964, os primeiros temas foram voltados para trazer o povo à Igreja, mas depois passaram a ser abordados temas sobre a realidade social em forma de anúncio profético da Igreja para sensibilizar a sociedade”, argumentou o padre.
Edinaldo Pereira, que também é coordenador da Pastoral de Comunicação Diocesana, adiantou que a campanha terá um “gesto prático” em que a Igreja vai destacar situações específicas de problemas na área de saúde e sugerir soluções. Será feito ainda um levantamento da situação da saúde pública em Imperatriz.
Levantamento - “Nosso bispo trabalha muito com dados e justamente nesse repasse da campanha passaremos pelas paróquias para colher informações importantes sobre a realidade dos bairros, postos de saúde e depois elencar dados concretos para que, em cima disso, trabalharmos os gestos concretos com as lideranças”, contou Edinaldo Pereira.
O coordenador diocesano da campanha, padre Antonio José de Sousa Carvalho, disse que também há uma proposta para a criação da Pastoral da Saúde, que já existe em muitas dioceses e arquidioceses do país.
Atualmente, segundo ele, alguns religiosos e lideranças já fazem um trabalho de acompanhamento a pacientes em hospitais como o Hospital Municipal (Socorrão).
Todas as propostas podem resultar em ações para melhorar o sistema de saúde e não o contrário, segundo o sacerdote.
“Não é que a Igreja venha para condenar o SUS, mas para melhorá-lo cada vez mais com o tema Fraternidade e Saúde Pública e o lema Que a saúde se difunda sobre a terra, que nós vimos no livro de Eclesiástico capítulo 38, versículo 8”, disse.
Pastoral da Criança – Criada em âmbito nacional em 1983, a Pastoral da Criança em Imperatriz existe há mais de 20 anos, período em que se tornou referência da Diocese no trabalho sobre a saúde.
O sucesso do trabalho foi destacado várias vezes este mês pelo bispo dom Gilberto Pastana de Oliveira ao falar sobre a Campanha da Fraternidade.
A entidade, que tem núcleos em quase todas as paróquias, faz o acompanhamento regular de crianças e grávidas, dando atenção especial para meninos e meninas com peso e quadro de saúde fora do ideal.
As crianças com problemas de nutrição são atendidas com o repasse de uma massa conhecida por “multimistura”, composta por farelos de arroz, trigo, casca de ovo e folha de mandioca, além do acompanhamento nutricional e do quadro de saúde.
A coordenadora do polo da Pastoral da Criança da Igreja Nossa Senhora de Fátima, na comunidade São José do Egito, Helena Oliveira, disse a O Estado que o trabalho voluntário da Pastoral tem salvado muitas vidas. A meta geral da Diocese é levar essa pastoral a todas as paróquias.
“A gente visita as grávidas e as crianças em suas casas e faz uma vez por mês a celebração da vida, que é a pesagem das crianças. Se a criança tiver perda de peso ou sobrepeso, a alimentação é trocada e o que mais nos dá gratificação é ver uma criança crescer saudável”, relatou Helena Oliveira.

Nenhum comentário: