sexta-feira, 30 de março de 2012

Mutirão de Confissões!

Toda a força da penitência reside no fato de ela nos reconstituir na graça de Deus e de nos unir a Ele com a máxima amizade. Portanto, a finalidade e o efeito deste sacramento são a reconciliação com o Senhor. Os que recebem o o sacramento da penitência, com o coração contrito e disposição religiosa, "podem usufruir da paz e tranquilidade da consciência, que vem acompanhada de uma intensa consolação espiritual. Com efeito, o sacramento da reconciliação com Deus traz consigo uma verdadeira "ressurreição espiritual, uma reconstituição da dignidade e dos bens da vida dos filhos de Deus, entre os quais o mais precioso é a amizade de Deus.

Prof Felipe Aquino
Hoje dia 30 de março de 2012.
Paróquia Cristo Salvador
Rua 03, Quadra 706 - Parque Buriti

quinta-feira, 29 de março de 2012

Mutirão de Confissões!

E porque me não perdoas a minha transgressão, e não tiras a minha iniquidade? Pois agora me deitarei no pó, e de madrugada me buscará, e não estarei lá. Jó 7:21


Hoje dia 29 de março de 2012.

Paróquia Menino Jesus

Rua Frei Epifânio, 915 - Vila Nova



quarta-feira, 28 de março de 2012

31 anos de Ordenação Sacerdotal!

Bendito seja Deus pelos 31 anos de Ordenação Sacertodal do Padre Raimundo Nonato!


Ao Deus da vida o nosso Louvor e Ação de Graças pelos 31 anos de missão e evangelização do Pe. Nonato. E nesta prece a nossa gratidão por seu empenho, dedicação, amor e zelo ao serviço do Reino. Que Deus continue te agraciando com este dom tão especial e que Maria te proteja com seu manto de amor e te guie a cada dia, pelos caminhos de seu filho Jesus. Parabéns!


Mutirão de Confissões!

"Vinde a mim todos vós que estais cansados e fadigados, e eu vos darei descanso"(Mt 11.28)


A confissão sancramental durante a quaresma é uma das práticas mais comuns e mais buscadas por todo o povo de Deus. Muitos fiéis buscam a confissão para receber o perdão de seus pecados e assim darem um passo decisivo neste caminho de conversão. Com esta finalidade, a Diocese de Imperatriz realiza desde o dia 21 de março o mutirão de confissões.


Programe-se para não perder essa oportunidade de ir ao encontro do Senhor através do Sacramento da Penitência.


Hoje dia 28 de março de 2012.

Catedral de Fátima

Praça de Fátima, 120 - Centro

terça-feira, 27 de março de 2012

Parabéns Padre Francisco Rodrigues!

Hoje os nossos parabéns vão Padre Francisco Rodrigues!

Nossos louvor e ação de graças a Deus pelo dom da vida do Pe. Francisco que hoje dia 27 de março completa mais um ano de vida. Que Deus na sua infinita bondade possa sempre lhe abençoar e que Ele lhe conceda a graça de perseverar sempre na sua vocação sacerdotal.

Feliz Aniversário!

Mutirão de Confissões!

"Quem esconde suas faltas jamais tem sucesso, mas quem as confessa e abandona obtém compaixão"
Hoje dia 27 de março de 2012
Paróquia Sagrada Família
Rua São Luís s/n Vilinha

Paróquia N. Sra. da Vitória
Av. Coletora 2, s/n - Praça da Matriz - Conjunto Nova Vitória

segunda-feira, 26 de março de 2012

Mutirão de Confissões!

Porque Confessar-se?

A confissão nos santifica e nos aproxima de Deus. Aumenta o conhecimento próprio, faz crescer a humildade cristã, combate a indolência espiritual, fortalece a vontade, leva-se a cabo salutar direção das consciências, aumenta a graça em virtude do sacramento e é o único modo de vencer o hábito do pecado mortal, de evitar a multiplicação dos pecadores veniais além de auxiliar o progresso nas virtudes e a perseverança no bem.



Hoje dia 26, de março de 2012.

Paróquia Santo Antônio

Rua Ceará, 1253 Nova Imperatriz


Área Pastoral de Santa Inês

Avenida Sabiá das Laranjeiras, s/n - Bairro Santa Inês

Nota Pública

A PEC 215 e o Palácio do Planalto

A aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 215/2000 na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) da Câmara Federal revela mais uma vez a força e a vontade dos ruralistas de transformar o Brasil num grande latifúndio e avançar sobre as terras de ocupação tradicional dos povos indígenas e quilombolas e áreas de conservação ambiental.

A classe ruralista festeja a aprovação como vitória, considerando-a um primeiro passo ao livre acesso às terras indígenas e quilombolas e à legalização de suas invasões. Quem, de fato, sai derrotado são os povos indígenas, quilombolas e o meio ambiente, sempre de novo lesados em seus direitos constitucionais.

Assistimos horrorizados a mais uma ofensiva em curso contra os povos indígenas e quilombolas. Para defender os seus interesses, os ruralistas não hesitam em colocar em cheque até as conquistas democráticas consagradas na Constituição de 1988. E o governo federal, lamentavelmente, prefere fazer a política do avestruz em vez de manifestar-se contrário e tomar uma posição inequívoca em favor dos parâmetros constitucionais contra a ditadura do agronegócio.

Aliados aos povos indígenas e quilombolas exigimos do governo federal que se posicione vigorosamente contra a PEC 215 e retome imediatamente e cumpra os processos administrativos e acelere as demarcações e homologações das áreas indígenas e quilombolas.

Conselho Indigenista Missionário (Cimi)

Brasília, 23 de março de 2012

A FRASE DO ANO

AOS 102 ANOS DE IDADE, VEM A FRASE DO ANO!

"Projetar Brasília para os Políticos que vocês colocaram lá, foi como criar um lindo vaso de flores prá vocês usarem como pinico. Hoje eu vejo, tristemente, que Brasília nunca deveria ter sido projetada em forma de avião, mas sim de Camburão"
Oscar Niemayer

domingo, 25 de março de 2012

JOVENS PREPARAM ACOLHIDA DA CRUZ PEREGRINA E DO ICONE DE NOSSA SENHORA

Jovens representantes de dez paróquias de Imperatriz, estiveram reunidos nesta manhã, na paróquia Cristo Salvador, preparando a acolhida da Cruz Missionária e o ícone de Nossa Senhora, que acontecerá no próximo dia 15 de abril.
Na oportunidade eles aproveitaram para CANTAR o hino oficial da passagem da cruz. Composição de Pe. Zezinho, NO PEITO LEVO UMA CRUZ.

Pe. Ivanildo, PARABÉNS!


Nossos agradecimentos ao Pai pelo dom da vida do Pe. Ivanildo que hoje celebra mais um ano em sua vida. Deus lhe lhe abençoe sempre e lhe proteja de todos os males.

LIDERES ULTIMAM PREPARAÇÃO



Cerca de 80 lideres das paróquias da diocese de Imperatriz, estão participando no Centro de Treinamento Anjás de mais uma etapa de formação para exercerem a missão de Ministros da Palavra.
O encontro teve inicio no dia 23, sexta-feira, concluindo neste domingo após o almoço. O conteúdo desta etapa, está sendo a Homilética e Introdução ao Novo Testamento.
Cerca de 40 participantes serão instituidos em julho próximo Ministros da Palavra.

FORUM DO ARROZ LUTA PELO ASFALTAMENTO DA ESTRADA


Com a presença de representantes das comunidades que participam do Forum da Estrada do arroz, foi realizada neste sábado, das 09h00 as 12h00, na comunidade de São José da Matança, mais uma assembléia onde foi debatido os sofrimentos da população causados pela situação da estrada do arroz.
Estiveram presentes várias autoridades, entre elas o Prefeito Municipal, o Dep. Federal Amorim, o presidente da Câmara Municipal e o ex-deputado Valdinar Barros.
O movimento tem crescido bastante com a adesão de outras associações e o foco é a LUTA PELO ASFALTAMENTO DA ESTRADA.

FELICITAÇÕES AO PADRE ANTONIO JOSÉ


Administrador da nova área de Pastoral - SANTA INÊS - e assessor da Campanha da Fraternidade, Padre Antonio José, celebrou neste sábado mais um ano de vida. Nossos agradecimentos ao Pai, pelo dom de sua vida e nossas felicitações ao Padre Antonio José pelo seu jeito de vivier esta vida doado pelo Pai.

sexta-feira, 23 de março de 2012

Mutirão de Confissões!

"Confissão ou Penitência é o Sacramento instituído por nosso Senhor Jesus Cristo, para que os cristãos possam ser perdoados de seus pecados, e receberem a graça santificante."


Participe do Mutirão de Confissões!
Dia 23 de março de 2012.
Paróquia Santa Teresa D'Ávilla.

Localizada na Rua Frei Manoel Procópio, 411 - Centro

quinta-feira, 22 de março de 2012

PEC 215 é aprovada, mas movimento indígena segue mobilizado contra proposta

Renato Santana de Brasília

A primeira batalha de uma guerra ainda longe do fim acabou vencida pela bancada ruralista e evangélica da Câmera Federal. Por 38 votos a dois, foi aprovada na Comissão de Constituição Justiça e Cidadania (CCJ) nesta quarta-feira, 21, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 215/2000. A proposta segue agora para Comissão Especial e o movimento indígena segue mobilizado.
O objetivo da PEC 215 é levar para o Congresso Nacional a demarcação e homologação de terras indígenas, quilombolas e de áreas de conservação ambiental, que conforme a Constituição Federal é atribuição do Poder Executivo.
Durante a sessão da CCJ, o movimento indígena esteve presente e protestou com cânticos, rituais e gritos de guerra. A polícia legislativa entrou em ação e com truculência tentou de todas as formas calar os indígenas, impedindo-os de mostrar a indignação contra a PEC. “Essa proposta afeta a vida dessas pessoas, portanto os indígenas têm todo o direito de protestar”, destacou o deputado Paulo Teixeira (PT/SP).
Estavam presentes na sessão indígenas – cerca de 30 - dos povos Xakriabá, de Minas Gerais, Guarani Kaiowá e Terena, de Mato Grosso do Sul, Kaingang, do Rio Grande do Sul, Macuxi, da Terra Indígena Raposa Serra do Sol, de Roraima, além dos povos Marubo, Kanamari, os dois da Terra Indígena Vale do Javari, e Mura, do Amazonas, além dos Kayapó e XiKrin, ambos do Pará.
Essa PEC é movida por interesses econômicos dos ruralistas, que não são melhores e mais eficientes que a vida e costumes desses povos que possuem direitos sobre a terra. Garantir tais direitos é uma questão de soberania nacional”, opinou o deputado Evandro Milhomen (PCdoB/AP).
Os deputados aliados da causa indígena e contrários a proposta tentaram de todas as formas, conforme o regimento, postergar a votação por entenderem que além dela ser inconstitucional, a proposta mereceria mais discussão e debate, pois mexeria com a vida dos povos tradicionais e causaria mais instabilidade social e jurídica.
Em verdade, essa PEC deveria ser arquivada. Ela atenta diretamente contra o direito desses povos, que aqui estavam antes da formação do Estado. A proposta é flagrantemente inconstitucional porque invade a competência do executivo”, atacou o deputado Alessandro Molon (PT/RJ), um dos parlamentares mais incisivos contra a PEC.

Votação tensa

Conforme estratégia, os deputados contra a PEC passaram a apresentar requerimentos pedindo o adiamento da votação. Os ruralistas que fugiam ao controle e iam para o debate eram logo repreendidos por seus pares. A ordem era para não fazer nenhuma discussão, mas pressionar a votação.
Os mesmos que querem alterar o Código Florestal querem aprovar essa PEC e são contra a PEC do Trabalho Escravo. Isso não é coincidência. Trata-se da mesma turma”, alertou o deputado Sarney Filho (PV/MA). O deputado Evandro Milhomen completou: “Os indígenas vão defender e brigar por suas terras e mais sangue será derramado. A responsabilidade será dos deputados.
Tensionada, a sessão chegou ao fim com a bancada ruralista sobre o presidente da CCJ, Ricardo Berzoini (PT/SP), enquanto os indígenas cantavam em protesto. A polícia legislativa agia com truculência e gritavam longe dos microfones. Com o caos instalado, Berzoini arrefeceu e colocou a PEC em votação.
Está se colocando a toque de caixa uma alteração da Constituição que afetará a vida dos indígenas em vista do interesse econômico e imediatista de meia dúzia de ruralistas, que querem a terra desses povos”, enfatizou o deputado Ivan Valente (PSOL/SP).
A CCJ cometeu um gravíssimo erro. Essa proposta viola duas cláusulas pétreas da Constituição, que é a separação de poderes, já que haverá uma usurpação de prerrogativa do Executivo pelo Legislativo, e também viola direitos e garantias fundamentais dos índios”, defendeu o deputado Molon.

Confronto

A vitória foi comemorada de forma efusiva pelos ruralistas. No entanto, os indígenas não esmoreceram e decidiram seguir para protesto e rituais no Salão Verde da Câmara Federal. Mais uma vez a polícia legislativa entrou em ação e tentou impedir a passagem dos indígenas. Houve confronto e um dos policiais sacou a pistola de choque, mas logo foi denunciado pelos indígenas.
Os deputados Amaury Ribeiro (PT/BA), Domingos Dutra (PT/MA), Padre Ton (PT/RO) e Alessandro Molon (PT/RJ) intervieram e junto aos policiais negociaram a passagem dos indígenas. “Com certeza os indígenas vão passar, ninguém pode impedir”, disse o deputado Amaury ao chefe da operação policial – que mobilizou cerca de 30 homens.
Ainda assim eles não queriam permitir e apenas depois de ligações para a mesa diretora da Câmara Federal é que os policiais deram passagem. Em manifestação, os indígenas percorrem o interior do Congresso Nacional até o Salão Verde com os deputados fazendo uma corrente na frente.

Mais mobilizações

Se estamos em 30 hoje chegaremos a 300. Podem nos esperar, porque a guerra apenas está no começo”, gritou um indígena Xakriabá na direção da bancada ruralista. Um dos policiais revidou dizendo que era provocação. “Eu não estou aqui porque quero. Quem me provocou a estar aqui foram eles (ruralistas)”, respondeu.
Durante esses dias de mobilizações para combater a PEC, os indígenas ouviram de tudo. “Eles não são índios, mas negros. Índio tem o cabelo liso”, disse uma assessora parlamentar da bancada ruralista para a colega da Confederação Nacional da Agricultura e Agropecuária (CNA), sem se importar com quem estava ao seu lado.
Apesar da derrota, o movimento indígena promete realizar mais mobilizações por todo o país, sobretudo nas aldeias. “
Esse é um crime para nós. Sofremos e vamos sofrer mais com essa PEC. Volto para Roraima para mobilizar o meu povo”, disse a liderança Jeci Makuxi, da Terra Indígena Raposa Serra do Sol, de Roraima.
Se com a Funai (Fundação Nacional do Índio) já está ruim, imagina com deputado que não entende nada de índio e está cheio de interesses. Somos contra por isso”, disse Apuiu Mama Kayapó, do Pará. Deputado fazendeiro não vai votar pelo índio. Isso não está direito. Vamos fazer manifesto grande. O governo já não respeitou com Belo Monte e agora nada fez contra essa PEC. Vamos ter é que trazer os guerreiros, concluiu.

Fonte: site do CIMI

31 anos de Ordenação Sacerdotal!

Padre Cícero de Melo - Pároco da Paróquia São Francisco de Assis - Brejão


Parabéns Padre Cícero que o senhor continue sendo esse sacerdote acolhedor, servo do Senhor!

Parabéns pelos 31 anos de doação e missão ao serviço da Igreja. Que o Senhor Jesus o conceda, a graça de permanecer fiel e perseverante a cada na sua missão evangelizadora.

Mutirão de Confissões!

O maior benefício da confissão é voltar a viver "de acordo com Deus", como Santo Agostinho escreveu: "Aquele que confessa os seu pecados e os acusa, já está de acordo com Deus. Deus acusa os teu pecados, se tu também os acusas, juntas-te a Deus. O homem e o pecador são, por assim dizer, duas realidades distintas. Quando ouves falar do homem, foi Deus que o criou: quando ouves falar do pecador, foi o próprio homem quem o fez. Destrói o que fizeste, para que Deus salve o que fez. Quando começas a detestar o que fizeste, é então que começam as tuas boas obras, porque acusas as tuas obras más. O princípio das obras é a confissão das más. Paraticaste a verdade e vens à luz" (Cf. Catecismo, n. 1458)


Participe do mutirão de confissões!

Hoje dia 22 de março de 2012

Na Paróquia N. Sra. do Perpétuo Socorro

Localizada na rua Fortunato Bandeira, 1277 - Nova Imperatriz.

quarta-feira, 21 de março de 2012

Em experiência

diocesedeimperatriz.webnode.com
Ajude-nos a construir nosso novo site. Este é o endereço. Estamos em fase de experiência. Consulte e faça suas sugestões. Nosso muito obrigado!

REGISTRO FOTOGRAFICO DO FESTEJO DE SÃO JOSÉ DO EGITO - José Bispo










A confissão tem poder de cura!

A confissão é importante o ano todo porque ela é justamente o sacramento que nos reconcilia. E ela tem o poder curativo em nós, quando descobrimos que a cada confissão a gente se propõe a uma mudança. Por isso ela é curativa e faz crescer.Sempre que você se restaura de um erro, de uma fragilidade também se proteja para crescer, a partir daquilo. De forma muito especial, na Quaresma, porque é um tempo específico de conversão - e na verdade a confissão é uma mola propulsora da conversão.

Se a gente se confessa com mais regularidade na Quaresma e leva a mais a sério as consequências da confissão, que é justamente e reconciliação e consequentemente o passo que a gente dá para superar o erro, vamos viver uma Quaresma muito mais santa, porque vamos trazer o benefício do sacramento neste tempo tão específico de conversão.


Padre Fábio de Mello


Participe do multirão de Confissões!

Hoje dia 21 de março na Paróquia Santa Rita de Cássia, a partir das 19h.

Localizada na rua Santa Rita, 479 - Bairro Santa Rita.


terça-feira, 20 de março de 2012

Nossos parabéns as aniversariantes do mês de março!

Rose Marie (secretária da Paróquia Cristo Salvador)
Simone (Secretária da Paróquia São Francisco de Assis - Itz)


Bendito seja Deus pelo dom da vida de Rose Marie e Simone.Que o nosso Senhor Jesus Cristo na vossa infinita bondande renove a cada dia em vossos corações o desejo de servi-lo.

Feliz Aniversário !

domingo, 18 de março de 2012

ENCONTRO DOS SECRETÁRIOS E SECRETÁRIAS PAROQUIAIS



Representando 18 das 26 paróquias da diocese, estiveram reunidos no Centro de Treinamento Anajás, 24 secretários e secretárias paroquiais.
Após três dias de aprofundamento na missão, os secretários avaliaram como muito positivo o conteúdo refletido. Missa parte por parte, Dinâmicas de apresentação, Funções do Secretário ou secretária paroquial, relações interpessoais, Sistema de Gestão Canônico Pastoral - SGCP, Guia Dioceano, Plano de pastoral e Espiritualidade e missão do secretário foram os assuntos aprofundado durante o encontro.

MAIS UM DIACONO ORDENADO.





Aconteceu na noite deste sábado, 17, na Paróquia de Nossa Senhora do Perpetuo Socorro em João Lisboa, a ordenação diaconal do seminarista Francildo. Estiveram presentes os padres: Felinto, Valdeci, Reginaldo, Moisés, Samuel, Geraldo, Domingos, Eduardo, Reinaldo, Mosar, Eliezer, Cicero Marcelino, Joariston, Ribamar, Antonio José, Edinaldo, Ivanildo e o diáconos Nilson e João da diocese de Carolina.

quarta-feira, 14 de março de 2012

Padre Dário Paloschi passa bem!

Padre Dário Paloschi-SCJ - Vigário da Paróquia Santa Rita passa bem após ser submetido a uma cirurgia de diverticulite. O procedimento foi realizada nesta segunda-feira(13), no Hospital São Rafael.


Em comunhão rezemos pela sua recuperação!

terça-feira, 13 de março de 2012

Encontro de Secretários e Secretárias

Nos dias 16,17 e 18 de março de 2012, acontecerá I Encontro de Vivências Cristãs de Católicos Secretários e/ou Secretárias Paroquiais da Diocese de Imperatriz. No Centro de Treinamento Anajás. O encontro contará com a participação de todos os secretários paróquias da nossa diocese, aberto ainda para secretários(as) de pastorais e movimentos.


Secretários(as) não deixem de participar. Aproveite a oportunidade para aprender mais e aperfeiçoar o seu trabalho. Lembre-se que você é a porta de entrada da Igreja, e sendo assim, precisa esta bem informada das diretrizes da diocese e da Igreja como um todo para atender com precisão, eficiência e sabedoria todos os fiéis que passarem pela secretaria.

segunda-feira, 12 de março de 2012

domingo, 11 de março de 2012

CRUZ PEREGRINA - JMJ

A Diocese de Imperatriz anunciou uma programação especial para receber, em abril, a Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora, símbolos da Jornada Mundial da Juventude Católica, que será realizada de 23 a 28 de julho de 2013, no Rio de Janeiro. Os símbolos percorrerão o país. Em abril, será a vez do Maranhão.
O bispo diocesano Dom Gilberto Pastana disse que a passagem dos símbolos por Imperatriz nos dias 15 e 16 de abril será um marco na história dos católicos da Região Tocantina.
"Trata-se de um evento de uma magnitude, que é difícil até de adjetivar, dada a sua importância para os cristãos católicos", avaliou o bispo que estimou a participação de 4 milhões de fiéis na Jornada Mundial da Juventude Católica no Rio, com a presença do Papa Bento XVI.
Dom Gilberto Pastana estima que mais de 20 mil pessoas, a maioria jovens, deverão participar da programação de acolhimento dos símbolos em Imperatriz. A Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora percorrerão 10 paróquias da região central da cidade.
A programação terá inicio às 9h do dia 15 de abril, quando religiosos e integrantes da juventude católica receberão os símbolos - um quadro com a imagem da santa - na confluência da BR-010 com a MA-280, no limite dos municípios de Governador Edison Lobão e Montes Altos, último município que pertence à Diocese de Carolina.
Depois de receber os símbolos das mães de religiosos de Carolina, a caravana liderada por Dom Gilberto Pastana dará inicio a uma peregrinação pelas paróquias e comunidades localizadas na cidade.
Visita - A Paróquia de Santa Cruz, na Vila Lobão, será a primeira a receber os símbolos que permanecerão à disposição dos fiéis até o meio-dia. Em seguida, o cortejo prosseguirá pelas paróquias de Santa Rita, Santa Inês e Santo Antônio, no bairro Nova Imperatriz, onde permanecerão por uma hora até prosseguirem à Paróquia de Nossa do Perpétuo Socorro, também no Nova Imperatriz, e depois para a Igreja Matriz de Santa Teresa d'Ávila, padroeira da cidade.
A visita inédita dos símbolos trará uma surpresa no cronograma: a passagem pela Central de Custódia de Presos de Justiça (CCPJ), no Parque do Buriti, e pela Igreja de Cristo Salvador. "Não foi uma visita definida de última hora, pensamos em visita à Central de Recolhimento de Presos (Cerec) porque há um grande índice de violência (assassinatos) no meio da juventude e há muitos jovens lá. Queremos que isso
seja um sinal forte de conversão e mudança de vida dos presidiários", explicou o bispo.
Um dos momentos mais marcantes deverá ser a chegada dos símbolos à Praça Brasil, de onde serão transportados em caminhada com os fiéis, até a Catedral de Fátima, onde terão início vigília e celebrações eucarísticas até o dia 16.
A carreata com os símbolos para a cidade de Açailândia será a partir das 16h do dia 16. Lá, as paróquias contempladas com a visita serão as de São Sebastião, São João e São Francisco. "No dia 17, por volta das 7h30, sairemos de Açailândia para entregar o ícone e a cruz em Pindaré-Mirim, na divisa com a Diocese de Viana", ressaltou o bispo, acrescentando que após Viana, os próximos municípios serão Bacabal, Coroatá, Zé Doca até o encerramento da visita no estado, com uma grande celebração em São Luís.
Importância - O coordenador da programação da visita na Diocese de Imperatriz, Johnson Alves, também ressaltou a importância para os católicos da visita da Cruz Peregrina instituída pelo saudoso Papa João Paulo II em 1984 e o Ícone de Nossa Senhora, também instituído pelo mesmo pontífice.
A liderança lembrou que essa é a primeira vez que os símbolos visitam o Brasil depois de terem percorrido vários países como as Filipinas e a Espanha, o mais recente, em 2010.
"Entendemos que esta é uma visita especial porque as jornadas são realizadas de três
em três anos em um país diferente.
Talvez vá demorar uns 100 anos para que esses símbolos voltem a passar por nossa
diocese", chamou atenção o coordenador.
Alves, que também foi coordenador da Pastoral da Juventude da Diocese de Imperatriz, disse que a visita será importante por possibilitar aos jovens a reflexão, motivação e articulação para a Jornada Mundial.
O estudante Mérison Santos, coordenador diocesano do Ministério Jovem, disse que as expectativas em torno da visita dos símbolos católicos são grandes entre a juventude católica. Ele disse que desde novembro do ano passado a Igreja se prepara.

Antes tarde ... ARTIGO DO JOÃO

Artigo publicano no estado do Maranhão no dia 26 de abril.

IMPERATRIZ - Foi lançada quarta-feira (22) a Campanha da Fraternidade 2012, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Ela será aberta oficialmente hoje nas 26 paróquias da Diocese de Imperatriz, localizadas em 13 municípios da Região Tocantina.
Durante os 40 dias da Quaresma, a Igreja Católica vai provocar reflexões, cobranças e sugestões relacionadas ao tema Fraternidade e Saúde Pública e o lema Que a saúde se difunda sobre a Terra.
A Diocese de Imperatriz adotou uma estratégia diferente este ano para trabalhar a divulgação e reflexão da campanha, começando pela abertura oficial, que não será mais em uma missa campal em frente à Igreja de Nossa Senhora de Fátima, no Centro.
A Diocese foi dividida em sete microrregiões, que reúnem, em média, quatro paróquias. Todas farão a abertura com celebrações em horários que podem variar de acordo com a localização.
Nas microrregiões leste, norte e centro, que representam as paróquias da cidade de Imperatriz,os horários das celebrações serão 8h e 18h.O bispo dom Gilberto Pastana de Oliveira explicou que a medida visa dar condições para que mais fiéis possam participar das atividades sem ter de fazer deslocamento de suas comunidades
de origem até a sede diocesana, como ocorria há muito anos.
A programação, que começa hoje, foi preparada e elaborada desde outubro do ano passado em um encontro em Bacabal. Na Diocese, o repasse de material didático, treinamentos e palestras às lideranças nas paróquias se deram no período de 22 de janeiro a 12 deste mês, obedecendo a organização por microrregiões.
O padre Edinaldo Pereira, um dos coordenadores, explicou que as reflexões sobre a campanha serão feitas nas celebrações eucarísticas e em novenas das famílias. A proposta não é só refletir, mas esclarecer as pessoas sobre seus direitos e a importância da saúde e ainda a prevenção de várias doenças.
“No início, em 1964, os primeiros temas foram voltados para trazer o povo à Igreja, mas depois passaram a ser abordados temas sobre a realidade social em forma de anúncio profético da Igreja para sensibilizar a sociedade”, argumentou o padre.
Edinaldo Pereira, que também é coordenador da Pastoral de Comunicação Diocesana, adiantou que a campanha terá um “gesto prático” em que a Igreja vai destacar situações específicas de problemas na área de saúde e sugerir soluções. Será feito ainda um levantamento da situação da saúde pública em Imperatriz.
Levantamento - “Nosso bispo trabalha muito com dados e justamente nesse repasse da campanha passaremos pelas paróquias para colher informações importantes sobre a realidade dos bairros, postos de saúde e depois elencar dados concretos para que, em cima disso, trabalharmos os gestos concretos com as lideranças”, contou Edinaldo Pereira.
O coordenador diocesano da campanha, padre Antonio José de Sousa Carvalho, disse que também há uma proposta para a criação da Pastoral da Saúde, que já existe em muitas dioceses e arquidioceses do país.
Atualmente, segundo ele, alguns religiosos e lideranças já fazem um trabalho de acompanhamento a pacientes em hospitais como o Hospital Municipal (Socorrão).
Todas as propostas podem resultar em ações para melhorar o sistema de saúde e não o contrário, segundo o sacerdote.
“Não é que a Igreja venha para condenar o SUS, mas para melhorá-lo cada vez mais com o tema Fraternidade e Saúde Pública e o lema Que a saúde se difunda sobre a terra, que nós vimos no livro de Eclesiástico capítulo 38, versículo 8”, disse.
Pastoral da Criança – Criada em âmbito nacional em 1983, a Pastoral da Criança em Imperatriz existe há mais de 20 anos, período em que se tornou referência da Diocese no trabalho sobre a saúde.
O sucesso do trabalho foi destacado várias vezes este mês pelo bispo dom Gilberto Pastana de Oliveira ao falar sobre a Campanha da Fraternidade.
A entidade, que tem núcleos em quase todas as paróquias, faz o acompanhamento regular de crianças e grávidas, dando atenção especial para meninos e meninas com peso e quadro de saúde fora do ideal.
As crianças com problemas de nutrição são atendidas com o repasse de uma massa conhecida por “multimistura”, composta por farelos de arroz, trigo, casca de ovo e folha de mandioca, além do acompanhamento nutricional e do quadro de saúde.
A coordenadora do polo da Pastoral da Criança da Igreja Nossa Senhora de Fátima, na comunidade São José do Egito, Helena Oliveira, disse a O Estado que o trabalho voluntário da Pastoral tem salvado muitas vidas. A meta geral da Diocese é levar essa pastoral a todas as paróquias.
“A gente visita as grávidas e as crianças em suas casas e faz uma vez por mês a celebração da vida, que é a pesagem das crianças. Se a criança tiver perda de peso ou sobrepeso, a alimentação é trocada e o que mais nos dá gratificação é ver uma criança crescer saudável”, relatou Helena Oliveira.

DIACONATO FRANCISCO NILSON


Foi celebrado na noite de ontem, na matriz paroquial de São Pedro da Água Branca, a ordenação diaconal do seminarista Francisco Nilson. Participaram da celebração os padres: Nonato, Eduardo, Geraldo, Samuel, Moises, Ivanildo (mestre de cerimônia), Edimar, Mosar, Ribamar, Joariston, Eliezer e Genesio, juntamente com um grande número de fiéis, religiosas (Missionárias da Ação Paroquial) e seminaristas das dioceses de Imperatriz e Carolina.

quinta-feira, 8 de março de 2012

DONA DEUZUITA - MULHER

Estive no final desta tarde, dia internacional da mulher, visitando a dona Deuzuita, 72 anos, Legionária e membra do Apostolado da Oração, moradora na comunidade São José do Egito, Euclides da Cunha, 537, mãe de 12 filhos dos quais 9 estão vivos.
Para manter a família ela trabalha o dia todo. Lavando sob encomenda, vendendo café da manhã e à noite lanche e comida caseira.Como lavadeira já são trinta e três anos de trabalho.

A razão da visita foi cumprir uma promessa feita por mim, no domingo de ramos de 2006, quando ao oferecer mudas de plantas para as pessoas plantarem em suas casas, dizia-lhes que quando estivesse dando sombra me convidassem para tomar um café com a família embaixo da árvore plantada. Ela (entre outras)me fez o convite e a promessa foi cumprida.

Eis, como está a árvore que dona Deuzuita plantou. Uma PATA DE VACA DA AMAZONIA. Plantada no domingo de ramos de 2006. Seis anos já se foram. Parece que foi ontem. Quantas não fizeram o mesmo.
Dona Deuzuita conta que é muito procurada, pois muitos procuram a folha da planta que é medicinal. Dizia-me ela: "bispo, muita gente vem aqui buscar folhas para fazer o chá. Serve para diabetes, colesterol e pressão alta". "Vem gente de Goianésia, do Pará e das encostas. Muita gente de Nova Vitória".
Essa história de dona Deuzuita, é a história de muitas mulheres que lutam pela vida, esperançosas num novo amanhã, cheias do amor de Deus, distribuindo ternura e alegria no dia a dia.
Foi muito bom estar com dona Deuzuita. Deus lhe abençoe.
+ Dom Gilberto

CRUZ PEREGRINA

Foi apresentado na manhã de ontem, na CASF, comunidade Sagrada Família, o projeto da Cruz Peregrina em preparação para a jornada mundial da Juventude.
No dia 15 de abril, as 09h00, receberemos, na Paróquia Mãe da Igreja, municipio de Gov. Edson Lobão a Cruz Peregrina.

terça-feira, 6 de março de 2012

PESQUISA DA ONU

VEM AI

Está chegando!

Sabe o que?

Em breve.

Aguarde.

Ficará muito melhor.

Você acompanhará...

Já sabe o que é?

segunda-feira, 5 de março de 2012

RETIRO EM PREPARAÇÃO PARA ORDENAÇÃO DIACONAL


ENCERROU ONTEM A NOITE O RETIRO EM PREPARAÇÃO PARA A ORDENAÇÃO DIACONAL DOS SEMINARISTAS FRANCISCO NILSON (SÃO PEDRO D'AGUA BRANCA), FRANCILDO GUIMARÃES (JOÃO LISBOA) E PAULO OLIMPIO (IMPERATRIZ) ORIENTADOS POR PADRE SAMUEL (PÁROCO DE NOSSA SENHORA DA ASSUNÇÃO). NESTE RETIRO, ALÉM DOS MOMENTOS DE REFLEXÃO SOBRE A DIMENSÃO PROPRIA DO MINISTERIO DIACONAL E PERIODOS DE ORAÇÃO PESSOAL, ELES EXERCERAM A PRATICA DA CARIDADE AUXILIANDO OS HANSENIANOS DA VILA JOÃO XXIII NA HIGIENIZAÇÃO E CURATIVOS DAS CHAGAS CAUSADAS PELA DOENÇA E DISTRIBUIRAM AS REFEIÇÕES PARA ELES. TAMBÉM AJUDARAM NA LITURGIA DA SANTA MISSA SERVINDO O ALTAR E ANUNCIANDO A PALAVRA DE DEUS AOS INTERNOS. REZEMOS POR TODOS ELES PARA QUE VIVAM BEM SEUS MINISTERIOS NAS PARÓQUIAS ONDE IRÃO SERVIR.
FRANCISCO NILSON RECEBERÁ A ORDENAÇÃO DIACONAL NO DIA 10 DE MARÇO EM SÃO PEDRO D'AGUA BRANCA. FRANCILDO GUIMARÃES NO DIA 17 DE MARÇO EM JOÃO LISBOA E PAULO OLIMPIO NA CATEDRAL NO DIA 28 DE ABRIL.


PAULO OLIMPIO FAZENDO CURATIVOS



FRANCISCO NILSON HIGIENIZANDO AS CHAGAS



FRANCILDO GUIMARÃES FAZENDO CURATIVOS



SERVINDO A REFEIÇÃO DOS INTERNOS



PREPARANDO-SE PARA INICIAR OS CURATIVOS NOS HANSENIANOS