terça-feira, 13 de setembro de 2011

Mais de dez mil romeiros participaram da 11ª Romaria em Açailândia/Piquiá

Wallikson Barros




A Romaria da Terra e das Águas do Maranhão, contou com mais de dez mil pessoas nos dias 10 e 11 de setembro no Piquiá na cidade de Açailândia. Segundo Dom Gilberto Pastana foi a maior Romaria que já houve no Maranhão. Além da luta pelos direitos dos povos e da natureza, a Romaria já é tradição cultural no Maranhão, que ocorre em dois em dois anos e já está em sua décima primeira edição.


Em depoimento, a romeira Margoula Soares da Paróquia Santo Antônio de Pádua da Diocese de Imperatriz, nos contou que foi sua primeira Romaria. Ela ficou impressionada em conhecer a história e a realidade das comunidades quilombola, indígena e dos moradores de Piquiá. “Foi à primeira vez que participei de uma Romaria e, fiquei impressionada com a mobilização dos moradores de Piquiá e, principalmente com a mobilização das Dioceses do Maranhão na luta contra os sistemas que destroem a terra. Poder conhecer a história e a realidade de cada comunidade quilombola, indígena, dos moradores de Piquiá entre outros.”

Este ano a Romaria aconteceu na Diocese de Imperatriz que contou com diversas apresentações culturais de todas as Dioceses do Maranhão. As apresentações ocorreram na madrugada de sábado (10) para o domingo (11) com muito entusiasmo e participação dos romeiros. As culturais foram feitas de forma artísticas, mas com tom de denúncia para os sistemas que destroem a terra. “(...) foi algo imprescindível para que tomássemos consciência dos problemas vividos por cada um. As apresentações culturais também ajudaram muito para essa tomada de consciência.“, contou Margoula.

Em fala Dom Gilberto Pastana Bispo da Diocese de Imperatriz considerou a Romaria uma grande tomada de consciência crítica para os povos do Maranhão. “Eu considero um grande saldo, a tomada de consciência crítica, a mudança de mentalidade também do nosso povo porque eles também são prejudicados pelos políticos e, eu acho que aos poucos vai criando essa consciência crítica do nosso povo.”

Chocada com os impactos ambientais, Margoula retratou um pouco do que viu no Piquiá, a poluição e a precariedade em que vivem os moradores. “Ao chegar ao Piquiá de baixo visualizamos a quantidade de poluição existente no local, a grande quantidade de gases eliminados pelas fábricas que ali se instalaram é chocante, o rio poluído, a precariedade em que vivem aqueles moradores é algo indescritível; percebemos ali o real motivo de toda a mobilização realizada. Precisamos fazer algo, porque pessoas estão sofrendo e morrendo por causa da ganância do homem (...)”, finaliza.








Vídeo da Romaria no Youtube: http://youtu.be/RGdkl9uHnLU
O site da Romaria/2011 é: https://sites.google.com/site/11romariaterraeaguas/
Fotos: Wallikson Barros

Nenhum comentário: