sexta-feira, 26 de agosto de 2011

NOTA DA CNBB SOBRE A AJUDA HUMANITÁRIA À ÁFRICA


“Todas as vezes que fizestes isso a um destes mais pequeninos que são meus irmãos, foi a mim que o fizestes” (Mt. 25,40)

Diante da tragédia que se abate sobre a região africana, denominada “Chifre da África”, provocada pela intempérie da natureza, em seca jamais sentida nos últimos 60anos, e pelos conflitos armados que assolam essa demarcação geográfica, em guerra fratricida, o Conselho Episcopal de Pastoral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB, reunido entre os dias 09 e 11 de agosto de 2011, aprovou a manifestação de solidariedade da Igreja Católica no Brasil aos quase 13 treze milhões de irmãos africanos vitimados por esse prolongado sofrimento.

Milhões de vidas já foram ceifadas. Outras milhares estão em risco, especialmente as crianças, afetadas pela extrema escassez de alimento e pela desnutrição aguda. É um cenário desolador.

A ajuda humanitária, já enviada por organizações internacionais, é ainda insuficiente.

É missão da Igreja salvar vidas. Essa tarefa “exige de todo cristão assumir atitudes (...) através de práticas que ajudem a vida a desabrochar e florescer, em toda a sua plenitude” (DGAE, 106).

Convocamos, portanto, as forças vivas da Igreja e da Sociedade, para participarem desse gesto fraternal, associando-se urgentemente à CAMPANHA ‘SOS’ ÁFRICA, promovida pela CNBB e Cáritas Brasileira.

Pedindo ao Pai do Céu abençoar os benfeitores, asseguramos aos irmãos africanos nossas orações e manifestamos nossa concreta solidariedade.

Todos podem ajudar, depositando sua contribuição na conta:

Banco do Brasil: AG. 3475-4, C/C 26.116-5
Caixa Econômica Federal: AG. 0606-8, C/C 187587-6
*Para DOC e TED, o CNPJ é: 33.654.419/0001-16

Cardeal Raymundo Damasceno Assis
Arcebispo de Aparecida
Presidente da CNBB

Dom José Belisário da Silva
Arcebispo de São Luís do Maranhão
Vice-Presidente da CNBB

Dom Leonardo Ulrich Steiner
Bispo da Prelazia de São Félix do Araguaia
Secretário Geral da CNBB

Nenhum comentário: