sábado, 23 de julho de 2011

DOM GILBERTO ANUNCIA A ROMARIA



“Ao ver as multidões, Jesus encheu-se de compaixão” Mt 9,36

Amados irmãos e irmãs
Graça e Paz da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo!

Em nossa recente carta, lançada em fevereiro passado, nós, bispos do regional, manifestamos nossa preocupação com o “ilusório e equivocado desenvolvimento, entendido de forma redutiva como desenvolvimento exclusivamente econômico – e não na sua acepção integral -, empresários, quadrilhas de colarinho branco, setores do Estado e do Judiciário pisoteiam direitos básicos, transgridem impunemente normas ambientais, desconsideram medidas básicas de prevenção de saúde pública, agridem povos e territórios tradicionais, rios, matas e seres vivos em geral”.
Toda essa realidade deve nos deixar, pastores e ovelhas, preocupados e inquietos: A partir de nossa Fé em Jesus Cristo nosso Salvador, devemos nos perguntar: como anunciar o evangelho nessa realidade tão sofrida e ameaçada? Onde encontrar os sinais do Reino de Deus?
Quando vejo, nossa Igreja a caminho, recupero a esperança: Cristo ressuscitado está ao nosso lado. A Campanha da Fraternidade sensibilizou e formou muitos cristãos a respeito do cuidado sócio-ambiental. Agora, a Romaria da Terra e das Águas é uma nova oportunidade para juntos celebrarmos a resistência e o protagonismo dos povos e das comunidades que estão sendo atingidas por esta realidade de morte.
Na noite do dia 10 de setembro, em Piquiá-Açailândia, nos encontraremos como Igreja no Regional Nordeste 5, que acredita na vida: nos pequenos, nas comunidades tradicionais, na reconciliação com a criação inteira.
Essas últimas semanas devem ser para nossas Paróquias, comunidades e movimentos, de intensa mobilização e dedicação.
Recomendo a todos, a assumirem com carinho os compromissos da Romaria: participem dos grupos de rua e reflexão, convidem muitos outros a participarem também, contribuam com o sorteio de prêmios e nos preparemos para a noite do dia 10 de setembro. Rumemos todos para Piquiá.
Meu desejo é ver cada rosto, cada vida, cada diocesano, no Piquiá no dia 10 de setembro, na certeza de que a Romaria será mais um fragmento do Reino que Deus tanto deseja restaurar junto conosco!
Deus vos abençoe!
Dom Gilberto Pastana
Bispo de Imperatriz

Nenhum comentário: