sábado, 23 de julho de 2011

ATENÇÃO: INFORMAÇÕES SOBRE A ROMARIA


XI Romaria da Terra e das Águas
Piquiá – Açailândia – Diocese de Imperatriz
10-11 de Setembro de 2011

Comunicações Operativas

A todas as Dioceses do Maranhão
Caros irmãos e irmãs de caminhada, com Jesus de Nazaré e o povo do Maranhão!
A Romaria da Terra e das Águas está se aproximando. Com essa carta enviamos a vocês algumas comunicações concretas em vista de uma melhor organização do evento. Recomendamos de prestar bastante atenção a essas dicas. Em caso de dúvidas, podem entrar em contato com os referentes abaixo indicados.
Como preparar-se:
- em ocasião do Seminário diocesano sobre a Romaria, cada diocese poderá motivar o povo a realizar os grupos de rua e estudar os temas e desafios da Romaria. Durante o seminário poder-se-á também definir o conteúdo e a metodologia de apresentação dos conflitos socioambientais e das resistências/alternativas propostas pelo povo na região da diocese. Lembrem-se que terão a disposição entre 10 e 20 minutos durante a noite da Romaria. No começo de agosto iremos fechar o elenco das apresentações e relativos temas
- as dioceses que quiserem podem preparar as camisetas, canecas, garrafas ou outros materiais da Romaria, baixando as imagens e logomarcas pelo site http://sites.google.com/site/11romariaterraeaguas/, no intuito de manter um padrão similar entre todos. Para qualquer necessidade, podem nos contatar.
Durante o evento estarão à venda alguns materiais da Romaria.
- os carnês da rifa da Romaria foram distribuídos nas dioceses. A organização propõe que cada diocese/paróquia assumam o compromisso dos pontos que receberam, também no caso não sejam vendidos. Logo que for possível, o dinheiro recolhido tem que ser depositado nessa conta:
Banco Bradesco – 237
CNBB Regional NE V
Agencia 2617-4
Conta 576-2
A prestação de conta será feita com os comprovantes de transferência. Os talões da rifa têm que ser entregues no dia da Romaria.
O que levar na noite da Romaria:
- cada Diocese deveria levar uma bandeira ou estandarte (símbolo da diocese), que entrará na procissão inicial da celebração eucarística. Também precisará levar frutos da terra e das águas típicos de sua região, a serem apresentados ao altar por algumas pessoas da diocese durante o ofertório.
- cada Diocese deveria levar faixas, murais, símbolos que expressem os conflitos socioambientais e as resistências/esperanças de seus territórios e comunidades. Precisamos desse material antecipadamente,para organizar a ambientação. Tragam-no, portanto, no próximo encontro de agosto ou poucos dias antes da Romaria.
- se quiserem, há a possibilidade de expor ou vender materiais de artesanato ou de formação.Precisamos porém saber disso antecipadamente (até dia 6 de agosto), para organizar o número certo de stands.
- se quiserem, haverá a possibilidade de comprar comida nas barracas durante o evento. Durante a romaria não serão disponíveis materiais descartáveis, cada romeiro deverá trazer copo, prato e talheres.
A viagem:
- lembramos que a Romaria estará começando com um momento de acolhida sábado 10 de
setembro às 19.30 da noite, no distrito industrial de Piquiá, cidade de Açailândia. Anexamos um mapa para localizar o campo de futebol que hospedará o começo da Romaria e conhecer também o itinerário da caminhada.
- o encerramento da Romaria está previsto às 8.30 horas da manhã no povoado de Piquiá de Baixo, onde os ônibus irão recolher todos os participantes.
Aguardamos todos/as vocês no Piquiá!
Um forte abraço e até breve,
A coordenação da XI Romaria da Terra e das Águas

Para qualquer dúvida ou informação, podem nos contatar:

Graça Araújo – secretária do Regional V da CNBB – São Luís:
tel. 98-3222.8341 – email cnbbne5@cnbbne5.org.br
Raimundo Rodrigues – secretário local da Romaria – Açailândia:
Tel. 99-9132.7189 – email raimundorrdasilva@hotmail.com
Venilde de Jesus – secretária da Paróquia São João Batista – Açailândia:
Tel. 99-3538.1787 – email paroquiasjb.83@hotmail.com

Nenhum comentário: