quarta-feira, 22 de abril de 2009

Aberta a 47ª Assembleia Geral da CNBB

O início dos trabalhos da 47ª Assembleia Geral da CNBB deu-se no auditório Rainha dos Apóstolos, com a presença dos 330 bispos, assessores da Conferência, os 17 secretários dos regionais e a imprensa. A mesa foi composta pelos bispos da Presidência da CNBB; pelo núncio apostólico no Brasil, dom Lorenzo Baldisseri; pelo arcebispo de Campinas (SP), dom Bruno Gamberini; pelo diretor da Casa de Retiro Vila Kostka, padre Emmanuel da Silva e pelo prefeito de Itaici, Reinaldo Nogueira Lopes Cruz.
Em sua fala, o diretor da Casa lembrou a inauguração do auditório, há 20 anos, quando dom Helder Câmara descia o plenário e todos os bispos o aplaudiam. Lembrando o centenário de nascimento de dom Helder Câmara, padre Emmanuel prestou sua homenagem e reafirmou ser dom Helder modelo para os bispos presentes ali. O jesuíta desejou também bons trabalhos aos bispos e assegurou que não medirá esforços para proporcionar os melhores serviços à CNBB, durante o evento.
“É uma responsabilidade para o município de Indaiatuba acolher os bispos do Brasil inteiro para um evento de tão grande importância, como é esta Assembleia”, disse o prefeito Reinaldo Nogueira. Ainda de acordo com ele, “os trabalhos que ocorrem todos os anos durante Assembleia, refletem diretamente no povo deste município, que sente o acontecimento nas mais humildes paróquias de Indaiatuba. Desejo boas-vindas a todos os bispos e participantes da Assembleia”, completou.
O arcebispo de Campinas (SP), dom Bruno Gamberini, disse ser mais uma oportunidade para a região metropolitana de Campinas, na qual o município de Indaiatuba está inserido, ter sobre si os olhos do Brasil. Segundo o arcebispo, neste período, “os olhos do país se voltam para a região, e isso é importante para nosso povo, que acompanha os trabalhos da CNBB de perto. É uma honra para nós”.
Dom Bruno também afirmou ser o momento propício para se discutir a temática da formação dos padres, porque o mundo se transforma e a Igreja não pode ficar atrás. “É importante essa discussão que abordaremos em Assembleia sobre a formação dos presbíteros porque o mundo se transforma de acordo com as tecnologias que aparecem. Sendo assim, nós também não podemos ficar atrás”, sublinhou.
Já o núncio apostólico para o Brasil, dom Lorenzo Baldisseri, destacou o espírito de liderança da Igreja brasileira. “Este ano o papa Bento XVI convocou o Ano Presbiteral e a Igreja Católica no Brasil, mais uma vez, demonstra seu espírito de liderança ao propor justamente a discussão da formação dos futuros padres para servir à Igreja. Isso representa um avanço bastante significativo dentro da proposta da Santa Sé”.

Nenhum comentário: