segunda-feira, 7 de abril de 2008

Dom Erwin recebe solidariedade da CNBBdomingo: 06 de abril de 2008

Uma longa salva de palmas, com os bispos todos de pé, retumbou na igreja de Itaici, no final da missa que encerrou o retiro dos bispos, quando o presidente da CNBB, dom Geraldo Lyrio Rocha, agradeceu ao pregador dom Erwin Kräutler e lhe manifestou solidariedade pelas ameaças que tem sofrido. “Diante das ameaças de morte que você vem enfrentando, expressamos nossa indignação e lhe manifestamos nossa mais profunda solidariedade na fé”, disse o presidente.
Dom Geraldo Lyrio incentivou o povo do Xingu a continuar firme “ na fé e unido ao pastor que Deus lhe deu” e pediu o fim da violência na região. “Às autoridades pedimos que não se omitam diante da gravidade das ameaças a dom Erwin. Aos que o ameaçam exortamos: não manchem as mãos com o sangue. Basta de violência!”, disse.
O índio Pedro Luiz, dos povos Guarani, veio especialmente para agradecer e prestar solidariedade a dom Erwin. “Venho falar da solidariedade com o bispo dom Erwin que luta pela organização dos indígenas pelos seus direitos”, disse em português, depois de uma saudação na sua língua. Ao final, entregou ao bispo um chocalho e colocou em seu pescoço um colar. Dom Erwin agradeceu na língua kayapó.
Nesta última semana da Assembléia, os bispos divulgarão uma Declaração de apoio a dom Erwin e aos outros bispos que têm sofrido ameaça. No altar, concelebrando com dom Erwin estavam os bispos da Presidência da CNBB, os bispos presidentes dos Regionais da CNBB e o Núncio Apostólico.
A homilia
Encerrando o retiro que orientou para os bispos, na missa que presidiu, dom Erwin, durante a homilia, explicou o evangelho proclamado chamando a atenção para a fé do discípulo. “O convite ‘fica conosco’, sussurrado pelos dois discípulos de Emaús, avolumou-se através dos séculos e tornou-se clamor de milhões de seres humanos que perderam a esperança e o sentido da vida”, refletiu o bispo.
“O pedido ‘fica conosco’ brota do coração de legiões de mulheres e homens, crianças e idosos, excluídos do banquete da vida, sem eira nem beira, supérfluos e descartáveis, porque não se enquadram no sistema neoliberal com sua lógica de custo-benefício. Quem não produz não tem direito de viver”, denunciou.
Segundo dom Erwin, o mesmo pedido “é uma canção esperançosa de nossa juventude sem perspectivas para o futuro e sem sentido da vida presente, continuamente ameaçada de perder-se nas sarjetas da droga e da delinqüência”.
O bispo termina sua homilia de maneira esperançosa e otimista. “Sejam quais forem nossas fraquezas, misérias, limitações, o que contagia toas as culturas, o que convence todos os povos e raças, é o testemunho da alegria e da graça de termos encontrado o Senhor”.

Nenhum comentário: