segunda-feira, 7 de abril de 2008

Assembléia da CNBB debate aquecimento globalsábado: 05 de abril de 2008

Na última sessão de trabalhos deste sábado, 5, os participantes da 46a Assembléia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) ouviram uma exposição sobre aquecimento global, apresentada pelo professor do Instituto de Física da Universidade de São Paulo e membro do Painel Intergovernamental para Mudanças Climáticas da ONU, Paulo Artaxo.
O professor defendeu que é preciso mudar o padrão de consumo de bens naturais e de energia para salvar o planeta. “Precisamos mudar as tecnologias dos eletrodomésticos e dos automóveis”, considerou. Ele chamou a atenção para as mudanças que serão provocadas pelo aquecimento global. “O aumento da temperatura provocará alteração de incidência de doença como a malária, por exemplo. Também o planeta vai sofrer perdas na sua biodiversidade”, advertiu. “Várias dessas alterações já estão ocorrendo, mas nossa capacidade de intervir é muito importante”.
Segundo Artaxo, tanto a comunidade científica como a sociedade estão convencidas de que é preciso estancar o uso predatório dos recursos da natureza. “Já é praticamente consenso que estamos exaurindo de maneira predatória os recursos da natureza”, afirmou.
Na opinião do professor é preciso repensar a questão da energia. “O quadro mostra que a produção e consumo de energia terão que ser radicalmente alterados”. Segundo afirmou, o Brasil tem enormes vantagens estratégicas para desenvolver esse trabalho. “É inevitável implantar um processo de energia solar e heólica no Brasil e já existe recurso técnico para isso”, considerou.


Dom Erwin orienta retiro para os bispos em Itaicisábado: 05 de abril de 2008
Começa hoje à tarde o retiro dos bispos que participam da 46a Assembléia Geral da CNBB, em Itaici, Indaiatuba (SP). O encontro, que reúne 300 bispos, teve início no dia 2 e se estende até o dia 11. O retiro será orientado pelo bispo da Prelazia do Xingu, dom Erwin Käutler.
Antes do retiro, pela manhã, os bispos rezam a missa presidida pelo arcebispo de Porto Velho (RO), dom Moacyr Grechi. Às 8:45h, haverá mais uma votação para escolha dos bispos que participarão do Sínodo dos Bispos em Roma, no mês de outubro. Serão eleitos quatro bispos e dois suplentes. A primeira sessão de trabalhos deste sábado será dedicada ao estudo individual da segunda versão das novas Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja, tema central da Assembléia. A nova versão vem acrescida das emendas apresentadas pelos bispos na quinta-feira, 3.
Na segunda sessão, haverá uma exposição sobre aquecimento global, apresentada pelo presidente da Comissão Episcopal para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz, dom Pedro Luiz Stringhini. Haverá, ainda, uma comunicação sobre o Fórum da Igreja Católica no Rio Grande do Sul pelo arcebispo de Porto Alegre (RS), dom Dadeus Grings.

Nenhum comentário: