domingo, 26 de janeiro de 2014

DUAS SUGESTÕES PARA A CELEBRAÇÃO DO PRÓXIMO DOMINGO, DIA DA APRESENTAÇÃO DO SENHOR.

FESTA DA APRESENTAÇÃO DE
NOSSO SENHOR JESUS CRISTO
Caminhada por Justiça e Paz no Maranhão


PROPOSTA A – CAMINHADA NO INÍCIO DA CELEBRAÇÃO

Os fiéis reúnem-se num local adequado, pouco distante da Igreja onde será celebrada a Santa Missa, tendo nas mãos as velas apagadas. Faz-se, então, o comentário:

Irmãos e irmãs em Cristo, hoje nós estamos reunidos para celebrarmos a Apresentação de Jesus no Templo em Jerusalém. Jesus é a Luz do Mundo, que brilha nas trevas e expulsa o mal, instaurando o Reino de Deus, reino de Paz, de Amor e de Vida Plena. O nosso Estado do Maranhão, como acompanhamos nos últimos dias, está mergulhado numa profunda crise, que se manifestou com os atos de barbárie e violência verificados nas ruas de São Luís, no Presídio de Pedrinhas e em várias outras cidades. Também nossa região, da Diocese de Imperatriz, sofre as dores da violência: assassinatos em grande quantidade já nos primeiros dias do ano, assaltos, sequestros, violações dos direitos da pessoa humana. A Luz que Cristo fez brilhar no rosto do homem está sendo ofuscada pelas trevas da violência. Mas, “não é este o Estado que Deus quer. Não é este o Estado que nós queremos”. Hoje, levando as nossas velas nas mãos, em silêncio orante, lembrando as vítimas da violência, somos chamados pelos Bispos do nosso estado a proclamar que Jesus, Luz do Mundo, quer iluminar também nossa sociedade, banindo todo o mal, pela solução dos graves problemas sociais, políticos e econômicos que estão na raiz de tanta violência. Cheios de fé, pedindo a bênção de Deus sobre estas luzes, e suplicando que ela espalhe o brilho da Paz em nossa sociedade, iniciemos nossa celebração.

Tem início o canto de abertura. Durante o canto, enquanto o sacerdote se dirige ao local, os fiéis acendem suas velas. Como previsto no Missal, o Sacerdote pode usar para a procissão a Casula (que manterá para a Missa) ou a Capa de Asperges (que retirará ao chegar na Igreja, antes ou depois de beijar o Altar).
Acesas as velas e terminado o canto, o sacerdote saúda os fiéis como de costume:

Sac.: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Ass.: Amém.

Sac.: A graça e a paz de Deus, nosso Pai, e de Jesus Cristo, nosso Senhor, estejam convosco.
Ass.: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.

 O sacerdote dirige aos fiéis a exortação prevista no Missal Romano. Em seguida, diz a oração de bênção das velas, como vem no Missal, e asperge as velas com água benta. Se for usado incenso, o Sacerdote impõe o incenso no turíbulo e recebe a sua vela acesa, que levará na procissão.

Antes da saída da procissão, o Sacerdote diz:

Sac.: Vamos em paz, ao encontro do Senhor.

Todos, em silêncio orante e com as velas nas mãos, fazem a procissão em direção à Igreja onde será celebrada a Santa Missa. Ao chegar às portas da Igreja, tem início o canto de Entrada. Chegando ao Altar, o Sacerdote saúda e incensa o altar (caso utilize) e vai para a cadeira. A celebração prossegue com o canto do “Glória”, omitindo-se o Ato Penitencial.

A Santa Missa prossegue como de costume.




PROPOSTA B – CAMINHADA NO FINAL DA CELEBRAÇÃO


A celebração começa com a bênção das velas na porta da Igreja. Os fiéis podem permanecer dentro da Igreja ou no átrio, do lado de fora, tendo as velas apagadas. Tem início o canto de abertura. Durante o canto, enquanto o sacerdote se dirige ao local, os fiéis acendem suas velas. Acesas as velas e terminado o canto, o sacerdote saúda os fiéis como de costume:

Sac.: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Ass.: Amém.

Sac.: A graça e a paz de Deus, nosso Pai, e de Jesus Cristo, nosso Senhor, estejam convosco.
Ass.: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.

 O sacerdote dirige aos fiéis a exortação prevista no Missal Romano. Em seguida, diz a oração de bênção das velas, como vem no Missal, e asperge as velas com água benta. Se for usado incenso, o Sacerdote impõe o incenso no turíbulo e recebe a sua vela acesa, que levará na procissão.

Antes da saída da procissão, o Sacerdote diz:

Sac.: Vamos em paz, ao encontro do Senhor.

Todos, com as velas acesas nas mãos, entram na Igreja entoando o Canto de Entrada. Chegando ao Altar, o Sacerdote saúda e incensa o altar (caso utilize) e vai para a cadeira. A celebração prossegue com o canto do “Glória”, omitindo-se o Ato Penitencial.

A Santa Missa prossegue como de costume.

Depois da Oração Pós-Comunhão, explica-se aos fiéis o sentido da Caminhada pela Paz. Faz-se, então, o comentário:

Irmãos e irmãs em Cristo, hoje nós celebramos com toda a Igreja a Apresentação de Jesus no Templo em Jerusalém. Jesus é a Luz do Mundo, que brilha nas trevas e expulsa o mal, instaurando o Reino de Deus, reino de Paz, de Amor e de Vida Plena. O nosso Estado do Maranhão, como acompanhamos nos últimos dias, está mergulhado numa profunda crise, que se manifestou com os atos de barbárie e violência verificados nas ruas de São Luís, no Presídio de Pedrinhas e em várias outras cidades. Também nossa região, da Diocese de Imperatriz, sofre as dores da violência: assassinatos em grande quantidade já nos primeiros dias do ano, assaltos, sequestros, violações dos direitos da pessoa humana. A Luz que Cristo fez brilhar no rosto do homem está sendo ofuscada pelas trevas da violência. Mas, “não é este o Estado que Deus quer. Não é este o Estado que nós queremos”. Depois de termos recebido Jesus, Luz do Mundo, na Santa Comunhão – sabendo que ele está agora em nossos corações –, vamos levá-lo às ruas de nossa cidade atendendo ao pedido dos Bispos do nosso estado, com as nossas velas nas mãos, em silêncio orante, lembrando as vítimas da violência, proclamando que Jesus, Luz do Mundo, quer iluminar também nossa sociedade, banindo todo o mal, pela solução dos graves problemas sociais, políticos e econômicos que estão na raiz de tanta violência. Cheios de fé, pedindo a bênção de Deus sobre nossa cidade, e suplicando que ele espalhe o brilho da Paz em nossa sociedade, iniciemos nossa caminhada. Ao final, receberemos a Bênção de Deus.


Os fiéis saem em procissão, com as velas acesas e em silêncio, pelas ruas do bairro. Chegando ao local marcado, o Sacerdote dá a bênção aos fiéis.

Nenhum comentário: