segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Carta a Dom Gilberto!

Caríssimo Dom Gilberto,

Quero lhe expressar a minha alegria pelo nosso III congresso diocesano de catequese, realizado ontem, dia 18 de agosto, no ginásio da paróquia São Francisco de Imperatriz. Foi um momento de muita alegria pra todos nós presentes . Éramos quase 700 catequistas (muito mais que o segundo, realizado no proprio local). Com exceção da paróquia de SCJ de Amarante, todas as paróquias e municípios de nossa diocese estavam representadas. Muitos padres estiveram conosco ao logo do dia, nos visitando e sendo presença para seus próprios catequistas: Padre Valdeci, Padre Dario e Padre Inancio SCJ, Padre Antonio José, Padre Moisés, Padre Nonato, Frei Gianfranco e Frei Luis Spelgatti, Padre Francisco Lima (que nos ajudou em um dos temas) alem da presença preciosa das religiosas, as canossianas, sacramentinas, Missionarias de Ação Paroquial e Franciscanas da Piedade, e, tambem entendo que muitos não estiveram conosco por que domingo, como dia do Senhor, é muito atarefado para meus irmão padres, mas que sei que rezaram conosco para o bom êxito deste encontro.

Quero lhe lembrar que neste congresso estudamos o "You Cat" e do ponto de vista da catequese diocesana, este encontro teve como inspiração o Ano da Fé. Nosso tema era: "Senhor, aumentai a nossa fé!" (Lc 17,5) e o lema "Todos vós sois filhos de Deus pela fé no Cristo Jesus (Gl 3,26). Penso que todos saíram deste congresso certamente renovados no seu ministério de catequista. Agradeço tambem a mensagem que nos deixou de apoio. Agradeço ao Bom Pai do céu e também a vossa excelencia pelos mais de 4 anos que estive colaborando com a catequese diocesana. Agradeço também à Eloiza, amiga e uma fiel leiga de grande amor pela Igreja, pelos padre e por Jesus. Agradeço a Eline que não mediu esforços para secretariar a catequese de forma tão organizada e apaixonante. Agradeço a Margoula, que neste ano de 2013 assumiu a coordenação diocesana de catequese. Ela, tão meiga e delicada, sempre pronta a nos ouvir. E claro, agradeço a todos os catequistas, que com gestos, palavras sempre demonstraram respeito para comigo, afeto e até admiração.

Rogo toda bênção do Pai sobre os coordenadores paroquiais de catequese que são para mim, para Margoula e Eline o nosso elo de ligação com todos os catequistas da nossa diocese. E agradeço tambem às religiosas que tão significativamente ajudam na catequese diocesana. Certamente todo este tempo dando minha contribuição eu muito mais aprendi do que ensinei, até por que meu propósito não era ensinar, mas aprender mesmo. E por fim, vejo que a possibilidade que me foi dada de me especializar em teologia volta-se justamente para isso: para ajudar na formação do povo de Deus, pois penso que essa é a vocação do Teólogo. Grato também por suas palavras de agradecimentos a nós catequistas e a mim, como foi expressa em sua carta lida no final da celebração de ontem.

Em Cristo, Padre Eliezer CEZAR DE PAIVA

Nenhum comentário: