quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Ataque aos índios.

O ataque aos direitos indígenas não tem trégua. Deputados maranhenses interessados em fazerem "reforma agrária" nas terras indígenas, realizaram uma audiência ontem (20.08.2013) na Comissão da Amazônia da Câmara (Brasilia) com a finalidade de anular o processo de desintrusão da terra indígena Awa, a noroeste do Maranhão.
Neste momento, a desintrusão da terra é a ultima etapa na conclusão do processo de regularização fundiária.
Depois de 30 anos espera-se que os Awa, em curtíssimo espaço de tempo, possam usufruir de sua terra ocupando-a por completo, embora esteja com os seus bens naturais arrasados pelas praticas predatória da extração ilegal de madeira, pecuária e agricultura, e saiam do ilhamento que se encontram atualmente devido a grande presença de invasores.
As táticas dos anti indígenas é a de sempre, anular a presença e importancia dos povos indígenas e sua cultura, fomentando o preconceito e incitando o ódio.Contudo, um grupo de lideranças indígenas que estão em Brasília participaram e houve discussões com os deputados. No final os indígenas conseguiram espaço na mesa para o Lourenço Krikati (indígena do Maranhão) se manifestar. Lourenço fez uma boa argumentação e rebateu as informações que estavam sendo passadas pelos anti indígenas.

Nenhum comentário: