quarta-feira, 5 de junho de 2013

Regional NE5 da CNBB realiza 17º Assembleia Regional de Pastoral

Teve inicio na noite desta segunda-feira dia 03 a 17ª Assembleia Regional de Pastoral da CNBB-MA. O evento teve inicio com a Santa Missa na Paróquia Santo Antônio, onde estavam reunidos todos os bispos e delegados representantes das 12 dioceses do Maranhão.

As atividades estão acontecendo no Sítio dos Padres, em Santa Inês, Diocese de Viana. Dom Gilberto Pastana, presidente do Regional NE5 da CNBB destacou no inicio da assembleia que “é preciso dar continuidade a Assembleia passada, realizada em Caxias, onde fora aprovado o Plano Regional de Pastoral. Salientou que é necessário ajustar, rever, e perceber os desafios deste plano.” Afirmou o mesmo.

Pe. Nadir Luis, coordenador das atividades deste primeiro dia, ressaltou que um dos objetivos principais da 17ª Assembleia Regional é avaliar a caminhada a partir do confronto entre o plano de pastoral do regional e os planos diocesanos.

Na manhã do dia 04 foram feitos trabalhos em grupo para complementações a síntese da avaliação das prioridades regionais feita pelas dioceses e a tarde foram apresentadas experiências pastorais realizadas nas dioceses de Balsas, Bacabal, Brejo, Coroatá, Carolina, Viana e pela Pastoral da Criança do regional.

Em seguida Pe. Francisco de Assis Wlock, Subsecretario de Pastoral da CNBB, fez uma análise da conjuntura eclesial, acentuando a importância da Igreja ir ate as pessoas e as comunidades, conscientizando-as para serem protagonistas do próprio caminho e a assumirem com maior entusiasmo a sua fe e seu compromisso. O assessor retomou Paulo VI que afirma que “evangelizar e atingir e modificar aquilo que não combina com o projeto de Deus”, para dizer que não podemos perder de vista o nosso ponto de chegada, as nossas metas.Por Eanes Silva – Pascom Regional

Nenhum comentário: