sexta-feira, 24 de maio de 2013

Pastoral da Criança - Partilha que salva Vidas

DIOCESE DE IMPERATRIZ
Pastoral da Criança - Partilha que salva Vidas
O trabalho da Pastoral da Criança tem como base a solidariedade e a multiplicação do saber. O resultado é a promoção humana e o fortalecimento do tecido social das comunidades.

Os voluntários da Pastoral da Criança desenvolvem ações de saúde, nutrição, educação, cidadania e espiritualidade de forma ecumênica nas comunidades pobres.

As atividades dos voluntários visam promover o desenvolvimento integral das crianças, desde a concepção aos seis anos de idade, e a melhoria da qualidade de vida das famílias que ajudam a reduzir a desnutrição, a mortalidade infantil e ainda promovem a paz e a justiça social nos grandes bolsões de pobreza e miséria do país

Os Líderes comunitários da Pastoral da Criança

 
Os líderes da Pastoral da Criança atuam na sua própria comunidade. Por viver no mesmo local, o líder conhece bem a família e as condições em que ela vive e, junto com ela, busca maneiras de melhorar a realidade.

Um trabalho que faz a diferença

O líder também orienta as famílias sobre os seus direitos e deveres e contribui para prevenir a violência doméstica, levando a mensagem da paz, do amor e da solidariedade. As famílias acompanhadas se sentem amparadas e fortalecidas para buscar soluções para os problemas.Os líderes comunitários, com apoio dos demais voluntários, desenvolvem suas atividades orientados pelo Guia do Líder da Pastoral da Criança.

Jesus disse: “Ninguém acende uma lamparina para cobrir com uma

vasilha ou colocar debaixo da cama; pelo contrário, ela é colocada

sobre um suporte a fim de que todos que entrem vejam a luz” (Lc 8,1;16).
Esse ensinamento orienta o trabalho do líder comunitário, que leva a luz do saber e da solidariedade às famílias da sua comunidade.
Principais atividades desenvolvidas pelos líderes:
Acompanhamento das gestantes

Os líderes orientam as gestantes sobre a importância do pré-natal, de um parto de qualidade, do alojamento conjunto e do aleitamento materno.

Orientam sobre os Direitos e Deveres, os cuidados na gravidez, alimentação, higiene, vacinação, etc.

Acompanham cada trimestre da gravidez, o desenvolvimento do bebê no útero as queixas mais comuns, os sinais de risco e o preparo para o parto e pós-parto. Além de dar apoio psicológico e melhoria da autoestima.
Visita Domiciliar

Todo mês, os líderes voluntários vão ao encontro das famílias pobres. Partilham informações sobre saúde, nutrição, desenvolvimento infantil, controle social e políticas públicas, visando a promoção da melhoria da qualidade de vida nas comunidades. Esse é o momento em que pode ser desenvolvido um trabalho mais pessoal e direcionado às necessidades de cada família.

Durante a visita domiciliar o líder poderá valorizar o que as famílias fazem de bom para cuidar de seus filhos, conversar sobre a gravidez, cuidados e a educação das crianças, alertar sobre os sinais de perigo, identificar situações desfavoráveis para o desenvolvimento da criança e percebem os possíveis problemas e dificuldades procurando juntos formas de resolver esses problemas.
• Celebração da Vida

Neste dia, as famílias e os líderes se reúnem para avaliar o desenvolvimento de suas crianças, trocar experiências e celebrar os resultados alcançados.

A riqueza cultural do Brasil se reflete na Pastoral da Criança. Cada comunidade tem seu jeito próprio de organizar sua celebração.

Na casa dos líderes comunitários, ao ar livre, debaixo das árvores ou em outros locais, a Pastoral da Criança pesa as crianças e compartilha alimentos regionais em clima de festa, celebrando as conquistas e buscando soluções para melhorar a qualidade de vida de cada uma delas.
Pesagem: Nesse dia as crianças são pesadas e o peso é registrado na Caderneta da Criança, para controle da família, e no Caderno do Líder, para posteriormente ser enviado à Coordenação Nacional da Pastoral da Criança.

Fraternidade: Esse encontro mensal é enriquecido com brincadeiras com as crianças, troca de experiências, informação e fraternidade entre as famílias e a partilha de um saboroso e nutritivo lanche.

Espiritualidade: A espiritualidade está presente em todas as ações da Pastoral da Criança. Todos são convidados a compreender a importância da fé e da vida, em uma visão ecumênica.
Reunião de Reflexão e Avaliação

É o dia em que os líderes, os demais voluntários e o coordenador comunitário da Pastoral da Criança, depois que as visitas domiciliares e o Dia da Celebração da Vida já foram feitos, avaliam os progressos de suas ações na comunidade, com base nos indicadores anotados no Caderno do Líder, utilizando a metodologia do Ver, Julgar, Agir, Avaliar e Celebrar.

Nesse encontro, eles observam a realidade das famílias que acompanham,identificam as causas e conseqüências de determinada situação, unem esforços e avaliam quais alternativas podem ajudar as famílias ou a comunidade.

Eles também preenchem as Folha de Acompanhamento e Avaliação Mensal das Ações Básicas de Saúde e Educação na Comunidade (FABS) que são enviadas à Coordenação Nacional. Esse retrato mensal da comunidade é registrado no Sistema de Informação e nele se transforma num importante indicador de saúde e bem-estar.
• Acompanhamento de famílias e comunidades

Com seu trabalho (ou suas atividades) os líderes colaboram para a valorização da vida, a conscientização sobre direitos, cidadania e a promoção da pessoa e da comunidade.

A Pastoral da Criança tem como foco do seu trabalho as crianças, mas os cuidados com as famílias e comunidades não podem faltar. É como dizia a Dra Zilda Arns Neumann:“se as famílias vão bem, a criança vai bem”.
“Olhai se todos estão satisfeitos”- Foi o que Jesus disse aos seus apóstolos no episódio do milagre da multiplicação dos pães e peixes, que saciaram a fome de cinco mil homens, como narra o Evangelho de São João (Jo 6, 1-15). Assim como a metodologia que Jesus aplicou, os voluntários da Pastoral da Criança organizam a comunidade, refletem e avaliam os resultados do seu trabalho comunitário a cada mês.

Venha você também fazer parte desta Rede de Solidariedade!

Nenhum comentário: