segunda-feira, 13 de maio de 2013

PADRE JACQUES LOEW, O.P.

PADRE JACQUES LOEW, O.P.

Converteu-se numa 5a Feira da Semana Santa

Pe. Jacques Loew, dominicano francês, muito trabalhou entre os operários, ele mesmo vivendo entre eles, como operário portuário. Escreveu muitos livros sobre a espiritualidade. Antes de sua conversão, fora criado numa família protestante; mas não tinha fé em nada. Assim ele descreve sua conversão: "Ainda era creu, sem fé alguma. Certa vez decidi visitar os monges Certosinos (de clausura), porque me deu vontade de refletir sobre a existência de Deus. Era quinta-feira da Semana Santa. Os monges foram para o coro e eu fui também. O superior me tinha cito, desde o início: "Lá temos a capela; se quiser participar, faça como quiser!"

A certa altura, os monges e todos os presentes, saíram de seus lugares no coro, foram ao redor do altar, mas eu fiquei no meu lugar, observando tudo. O celebrante começou a dar a comunhão; todos com grande devoção começaram a engolir algo, que eu não sabia o que era. Naquele momento, me perguntei: É possível que todos esses sejam loucos? Ou eu que sou cego? Mas risse para comigo mesmo: Eles não têm cara de loucos. Todos me parecem bem normais e em plena posse de seus sentidos. Forçosamente deve haver: sobre o altar alguém presente, mas invisível, alguém santo!
Aquele foi o momento exato do início de minha conversão; e comecei a me fazer estas três perguntas:
1) Deus existe?
2) Cristo existe ou seria uma fantasia?
3) O que seria a Eucaristia?

Eu fui batizado católico; mas visto que fui criado como protestante, quando participava de algum culto religioso dos protestantes e lhes perguntava o que seria a Eucaristia, eles me respondiam que a ceia era apenas um "memorial", e a "refeição dos irmãos".

O Evangelho

Acerca da Eucaristia ainda guardava algumas dificuldades. Então comecei a consultar o Evangelho, e li as palavras: "Isto é meu Corpo. Isto é meu Sangue!" Continuei sempre me lembrando da experiência naquela 5a feira da Semana Santa; lembrava daqueles padres que desde os tempos de Cristo até hoje continuaram repetindo as mesmas palavras: "Isto é meu Corpo. Isto é meu Sangue!" Lembrei com quanta devoção recebiam o Corpo de Cristo.

A Eucaristia - Tesouro Único

"Após seis meses de reflexão, eu me aproximei de um padre e lhe disse: 'Quero me tornar católico'. Fiz tudo isso por causa do tesouro singular da Eucaristia.

Porque eu percebi que unicamente a Igreja Católica ficou inteiramente fiel a essas palavras: "Isto é meu Corpo e meu Sangue." E essa constatação era mais forte do que minhas dificuldades. Por causa de minha criação numa família de ideologia esquerdista, a Igreja como tal, não me era muito simpática, e acalentava muitas prevenções contra ela. Mas tais prevenções contrárias eram bem menores perante o testemunho da fidelidade da Igreja às palavras de Cristo "Isto é o meu Corpo, isto é o meu Sangue".

Jacques Loew conclui, suplicando: "Deus, quero que nada diminua, ou elimine a nossa fé certeira quanto ao tesouro da Eucaristia. Uma certeza que tem mais de 2.000 anos."



Nenhum comentário: