quinta-feira, 8 de março de 2012

DONA DEUZUITA - MULHER

Estive no final desta tarde, dia internacional da mulher, visitando a dona Deuzuita, 72 anos, Legionária e membra do Apostolado da Oração, moradora na comunidade São José do Egito, Euclides da Cunha, 537, mãe de 12 filhos dos quais 9 estão vivos.
Para manter a família ela trabalha o dia todo. Lavando sob encomenda, vendendo café da manhã e à noite lanche e comida caseira.Como lavadeira já são trinta e três anos de trabalho.

A razão da visita foi cumprir uma promessa feita por mim, no domingo de ramos de 2006, quando ao oferecer mudas de plantas para as pessoas plantarem em suas casas, dizia-lhes que quando estivesse dando sombra me convidassem para tomar um café com a família embaixo da árvore plantada. Ela (entre outras)me fez o convite e a promessa foi cumprida.

Eis, como está a árvore que dona Deuzuita plantou. Uma PATA DE VACA DA AMAZONIA. Plantada no domingo de ramos de 2006. Seis anos já se foram. Parece que foi ontem. Quantas não fizeram o mesmo.
Dona Deuzuita conta que é muito procurada, pois muitos procuram a folha da planta que é medicinal. Dizia-me ela: "bispo, muita gente vem aqui buscar folhas para fazer o chá. Serve para diabetes, colesterol e pressão alta". "Vem gente de Goianésia, do Pará e das encostas. Muita gente de Nova Vitória".
Essa história de dona Deuzuita, é a história de muitas mulheres que lutam pela vida, esperançosas num novo amanhã, cheias do amor de Deus, distribuindo ternura e alegria no dia a dia.
Foi muito bom estar com dona Deuzuita. Deus lhe abençoe.
+ Dom Gilberto

Um comentário:

R.Oliveira disse...

Assim como ela tantas outras Deuzuitas, mulheres lutadoras que enfrentam os intemperes da vida, mais mesmo assim são felizes na sua maneira de ser e de viver. Parabéns! para todas essas Mulheres pela passagem deste oito de março cheio de paz, felicidades e muita esperança de dias melhores e quê Maria com seu manto sagrado proteja todas elas.