sábado, 16 de julho de 2011

XXVI ASSEMBLÉIA REGIONAL DE PASTORAL

Iniciada no dia 11, segunda-feira, e concluida no dia 15, sexta-feira, os participantes da XXVI ASSEMBLÉIA REGIONAL, avaliaram o quadriênio, 2007-2010 e escolheram o objetivo e os principais desafios para ação pastoral para o quadriênio 2011-2014.

OBJETIVO GERAL:

EVANGELIZAR, a partir de Jesus Cristo
e na força do Espírito Santo,
como Igreja
discípula, missionária e profética,
alimentada pela Palavra de Deus
e pela Eucaristia,
à luz da evangélica opção
preferencial pelos pobres,
para que todos tenham vida, (cf. Jo 10,10)
rumo ao Reino definitivo.

DESAFIOS DA AÇÃO EVANGELIZADORA

- Ser Igreja profética frente às realidades sociais; agronegócio, populações tradicionais, defesa da vida e da juventude, grandes projetos, etc.

- Formação de leigos, religiosas, religiosos e clero que levem ao compromisso fé e vida levando à transformação da realidade recuperando o sentido cristão do dia do senhor, segundo a nova época em vista da família e da catequese. É preciso lembrar que hoje mais que no passado os conteúdos trabalhados têm que ter uma perspectiva querigmática e missionária.

- Formação bíblica que favoreça a ligação fé e vida: criar uma identidade de Igreja convicta e consciente de sua ação para saciar a sede do povo de Deus em conhecer e vivenciar a Palavra.

- Redes de comunidades resgatando a prática e o fortalecimento das CEBs com ministerialidade, compromisso e protagonismo dos leigos, levando em conta o meio urbano e as diferentes eclesiologias.

- A partir da opção preferencial pelos pobres, promover a vida pessoal, familiar, comunitária e da natureza exigindo um modelo de estado que favoreça a promoção da vida contra tudo e todos os que a ameaçam no meio rural e urbano, combatendo o sistema de morte, principalmente em relação aos indígenas, afrodescendentes e camponeses, através do fortalecimento das pastorais sociais.

Nenhum comentário: