segunda-feira, 4 de abril de 2011

CONVITE

CONVITE PARA A 11ª ROMARIA DA TERRA E DAS ÁGUAS DO MARANHÃO

Piquiá-Açailândia, diocese de Imperatriz, 10 e 11 de setembro de 2011
Terra, água, direitos: resistir, defender, construir
Caríssimos irmãos e irmãs a caminho do Reino de Justiça, Paz e Integridade da Criação.
A Palavra de Deus nos garante “um novo céu e uma nova terra (...), a tenda de Deus com os homens. (...) Nunca mais haverá morte, nem luto, nem clamor e nem dor” (cf. Ap 21, 1ss).
Recentemente, todos os bispos do Maranhão evocaram essa verdade na carta aberta direcionada a todas as pessoas que atuam na defesa e na promoção da vida em nosso Estado.
Ao observar quantos grandes projetos de um desenvolvimento ilusório estão se instalando em nossos territórios, muitas vezes com uma agressão progressiva ao meio ambiente e às comunidades tradicionais, os bispos convidaram para uma radical inversão de prioridades e valores. Precisamos nos educar para um trato totalmente novo, mais ético, com o bem comum.
Como lembra o livro de Apocalipse, “É o tempo de destruir os sistemas que destroem a terra” (cf. Ap 11,18): esse é o lema que orienta a Romaria da Terra e das Águas 2011.
Fieis ao Deus dos pobres, escutando o clamor da Mãe Terra, dos seus filhos e filhas, queremos celebrar a resistência e o protagonismo dos povos e das comunidades atingidas pelos sistemas de morte, no campo e na cidade.
A Romaria é convocada para os dias 10 e 11 de setembro no distrito industrial de Piquiá, Município de Açailândia e Diocese de Imperatriz. Nessa região, centenas de famílias pobres estão lutando contra a poluição e os impactos ambientais provocados pelo ciclo de mineração e siderurgia. São um símbolo e um paradigma das reivindicações de muitas outras comunidades, que se sentiram agredidas por um ‘desenvolvimento’ que não garante vida e dignidade às pessoas em seus territórios.
Temos certeza que as comunidades, a partir de sua fé na vida e no Deus criador, trarão para Romaria experiências de esperança e apontarão caminhos de renovação da aliança da humanidade com Deus e a natureza.
Precisamos defender nossas raízes e tradições, nossos sonhos de felicidade, nossas histórias e projetos comunitários. Podemos construir um Maranhão não mais pautado pelos grandes projetos do capital (muitas vezes transnacional), mas fruto das sementes de nossa cultura, tecido de experiências locais que já estão funcionando e precisam ser fortalecidas e valorizadas. Queremos, enfim, reafirmar e promover o nosso jeito de ser, viver, produzir e celebrar a vida!
Sejam bem-vindos/as à nossa Diocese de Imperatriz e entrem desde já no grande mutirão de preparação da Romaria!


Imperatriz, 25 de março de 2011 - Festa da Anunciação do Senhor

Dom Gilberto Pastana
Bispo de Imperatriz e presidente do Regional Nordeste V

Nenhum comentário: