sábado, 12 de fevereiro de 2011

NOTA DE SOLIDARIEDADE DA DIOCESE DE IMPERATRIZ

A diocese de Imperatriz através de seu bispo, dom Gilberto Pastana, vem a público manifestar sua preocupação a respeito de numerosas e graves violações de direitos humanos que nesses últimos dias marcaram a crônica do Maranhão e, em particular, da cidade de Açailândia.

A igreja católica defende o direito à vida, à dignidade da pessoa, à terra, ao trabalho e à saúde, como elementos essenciais na construção do Reino de Deus.

Papel essencial da evangelização é aproximar-se às pessoas feridas e excluídas, à beira do caminho, para levantá-las e caminhar novamente, junto com elas (Lc 10).

Ao contrário, nesse tempo de violência e acumulação, percebemos que o dinheiro e o poder estão servindo mais para dividir do que para socorrer os pobres. A justiça se mantém, em muitos casos, aliada de quem tem o controle econômico e político.

Dessa forma, várias vezes, acaba protegendo com rigor e de maneira muito ágil o direito à propriedade, mas é muito mais tolerante com aqueles que torturam, escravizam ou até mandam matar.

A igreja, mais uma vez, assume seu lugar ao lado das vítimas e dos muitos samaritanos que escolheu servi-los. Apela, nessas horas de violência e tensão, à solidariedade para com todos os movimentos que defendem os direitos humanos e tentam promover o acesso democrático a condições de vida digna e a todos os homens e mulheres de boa vontade que sonham e lutam por um mundo menos desigual e mais humano.

Dom Gilberto Pastana
Bispo diocesano

Nenhum comentário: