quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Projeto Família!




Projeto Família
A idéia do projeto surgiu através da Pastoral Carcerária a partir das visitas realizadas às famílias dos apenados e em diálogo com a Dra. Samira Barros Heluy - Juíza da 5ª. Vara Criminal da Comarca de Imperatriz. Objetivo do projeto é apromixar o judiciário das famílias que sofrem por ter um de seus filhos (as) na prisão e, mostrar que os juízes são gente como a gente, cumpridores da lei e servidores do povo e também orientar as mesmas quanto aos direitos e obrigações dos apenados e seus familiares.
Dia 13 de novembro de 2010 aconteceu o primeiro encontro da famílias dos apenados de Imperatriz com a Juiza. A Pastoral Carcerária realizou visitas a 38 famílias e todas receberam o convite para participar do encontro, das quais 21 acolheram e vieram participar. O encontro foi realizado no auditório da Catedral de Fátima no período matutino e estiveram presentes no mesmo a Dra. Samira Barros Heluy, Padre Agenor Mendonça e as Famílias.
Padre Agenor Mendonça acolheu a todos em nome da Pastoral Carcerária, fez um momento de oração e depois passou a palavra para a Dra. Samira Barros Heluy que deu continuidade fazendo a explanação do Projeto Cidadania também se Aprende na Prisão. Projeto esse que vem sendo trabalhado com os apenados da CCPJ - Central de Custódia de Preso de Justiça, pela mesma, há dois anos. Após as explanações foi aberto espaço para perguntas e desabafos.
Ao término dos devidos esclarecimentos foi entregue para todos os presentes a Cartilha Reeducando, do CNJ - Conselho Nacional de Justiça, que discorre sobre os direitos e garantias dos apenados e presos provisórios e a Revista Justiça em Quadrinhos, carro chefe do Projeto Brasilzinho Escolar, da AMB - Associação dos Magistrados Brasileiro, dirigidas aos alunos do ensino fundamental.
Ao final Padre Agenor Mendonça falou da importância e da necessidade da busca da oração e da leitura da Palavra de Deus, diariamente, nas famílias para educar os filhos nos verdadeiros valores. E ainda todos os que estavam presentes receberam uma Bíblia da Editora Ave Maria.
Afirma ainda Padre Agenor Mendonça, Assessor da Pastoral Carcerária, que a partir do próximo ano pretendem realizar um encontro a cada semestre, enfatizando que o mesmo já faz parte do calendário anual da Pastoral Carcerária.


Nenhum comentário: