quarta-feira, 11 de agosto de 2010

CARTA DAS CEBs

44a Assembléia Regional das Comunidades Eclesiais de Base - NE5
Mensagem às Comunidades

Nós homens e mulheres participantes da 44ª Assembleia Regional das CEBs sentimo-nos convocados/as e agraciados/as pelo Espírito de Jesus Ressuscitado ao fazermos uma verdadeira experiência de comunhão na cidade de Caxias, nos dias de 5 a 8 de agosto de 2010. Mais de 300 leigos/as enviados/as de 11 dioceses, contando com a presença fraterna de 6 bispos (pastores), 15 padres, 17 religiosas, sentimo-nos calorosamente acolhidos/as pela Igreja Irmã de Caxias.

Ao partilharmos, como CEBs, a nossa rica caminhada de fé e luta por pão e justiça, sentimos que não estamos sós. Pudemos sentir a proximidade fraterna e o incentivo iluminador de tantos homens e mulheres que ungidos/as pelo Espírito procuram manter vivo o testemunho de Jesus de Nazaré em favor dos últimos da nossa sociedade. Não fechamos os nossos olhos às dificuldades, fraquezas e contradições que experimentamos no nosso cotidiano dentro de nós e no nosso meio, mas fomos convidados/as a contemplar muito mais “as maravilhas que o Todo-Misericordioso tem feito por meio de nós” ao longo da nossa história. Essa memória, e a consciência de nos sentirmos apoiados/as e acompanhados/as se torna fonte inesgotável de esperança renovada.

O tema central que inspirou a nossa partilha durante a Assembleia foi “CEBs na Caminhada Transformadora e Libertadora. Fé e ação política cidadã”. Entendemos com isso que Jesus de Nazaré confiou a cada um e a cada uma de nós a missão de dar continuidade à construção do Reino de vida plena, de justiça e misericórdia que Deus Pai e Mãe quer para os seres vivos que Ele criou. Tomamos consciência que muitos irmãos e irmãs nossos/as vivem mergulhados/as ainda no anti-reino da violência, da corrupção política e administrativa, da fome, da negação da terra e do direito, da intolerância e da discriminação racial, étnica e sexual.

Para melhor concretizar a nossa reflexão nos dividimos em 6 (seis) Oficinas que abordaram as seguintes temáticas: Espiritualidade das CEBs, Relações de Gênero, Cidadania e Direitos Humanos, Juventude e Não-Violência, Agroecologia, Economia Solidária. As conclusões destes trabalhos sirvam de incentivo para a nossa atuação nas nossas Comunidades.

Diante de tudo isso sentimos um forte apelo que surge da nossa indignação e da nossa fé perante uma criação que grita por justiça e libertação. Percebemos que nesse momento histórico como CEBs e como cidadãos e cidadãs dessa sociedade devemos ser ousados/as e proféticos/as, sob pena de perdermos a nossa credibilidade perante tantos irmãos e irmãs sofredores/as. Sentimos que como Jesus de Nazaré e Maria, a sua mãe discípula-missionária, somos ungidos/as para “derrubar do trono os poderosos e elevar os humilhados, despedir os ricos de mãos vazias e garantir fartura e vida plena aos famintos de pão e de justiça”(Lc 1, 51s ).

Queremos fazer tudo isso movidos/as por uma compaixão/caridade profundamente humana e cidadã. Como Igreja viva queremos intensificar a nossa participação combativa e afirmativa em todas as instâncias sociais e institucionais mediante uma ação política que reconheça e defenda os direitos, a dignidade, a integridade da criação e o bem-estar de cada cidadão e cidadã, mas principalmente para os mais pobres do nosso Estado. Como os nossos bispos já disseram “a existência de milhões de empobrecidos é a negação da ordem democrática. Os pobres são os juízes da vida democrática de um país”. (Exigências éticas da ordem democrática – CNBB).

Que o Deus de Jesus de Nazaré inspire as nossas Comunidades Eclesiais de Base e nos envie para sermos “boa nova” que liberta e confirma na fé os nossos irmãos e irmãs!

Caxias-MA, 8 de agosto de 2010

Nenhum comentário: