sábado, 10 de julho de 2010

APOIO AOS NOSSOS IRMÃOS INDIOS

Caríssimas e caríssimos

Tenho a profunda convicção da nossa dívida social e eclesial para com os Povos Indígenas e é por isso que reputo necessário apoiar a iniciativa do Conselho Indigenista do nosso Regional.

Endosso a programação que encontram por anexo e convido irmãos e irmãs em Cristo – e companheiros e companheiras da caminhada - para participar do acampamento em favor do povo indígena Awá-Guajá, que ocorrerá de 01 a 03 de agosto, na cidade de Zé Doca.

Olhando a situação dos Povos Indígenas do Maranhão, nos sentimos dominados por sentimentos contrastantes. De um lado experimentamos sentimentos de admiração e comoção ao constatarmos a resistência admirável que eles opõem a instituições públicas negligentes e a grupos econômicos sempre mais agressivos que atentam às suas culturas e desejam varrer os seus valores milenares. Por outro lado, não podemos esconder nossa crescente indignação e decepção ao percebermos que depois de muitos anos de mobilizações sociais, de alianças, de introdução de novos mecanismos de defesa dos direitos indígenas, os povos indígenas do nosso estado continuam enfrentando os mesmos históricos desafios: a insegurança alimentar, a morte prematura, o preconceito racial que humilha, a ameaça constante à sua integridade física e a agressão à mãe terra.

Não podemos nos omitir diante das graves ameaças a que o povo Awá-Guajá está mais uma vez submetido. Vamos retomar motivações profundas que renovem os caminhos da solidariedade e da luta.


Dom Xavier Gilles,
Bispo Emérito,
Administrador Apostólico da Diocese de Viana
Presidente do Regional CNBB Nordeste V





Terra: Mercadoria ou Vida?

A Semana dos Povos Indígenas 2010 e a Campanha da Fraternidade Ecumênica elegeram o tema: “Terra: Mercadoria ou Vida?” motivando-nos a pensar nas formas como a maioria dos homens e mulheres relaciona-se com a terra, tratando-a como fonte de lucro e de recursos a serem explorados exaustivamente. Conseqüência dessa exaustão é a ameaça da vida no planeta. Nos últimos cinqüenta anos a humanidade consumiu mais recursos ambientais do que nos últimos dois mil anos (Dom Moacyr Grechi, bispo de RO).

A Semana e a Campanha da Fraternidade são um convite ao aprofundamento da reflexão do modelo de desenvolvimento econômico imposto ao Brasil e suas conseqüências para os mais de 240 povos que lutam pela garantia de seus direitos fundamentais.

O CIMI-Regional Maranhão, dando continuidade nessa reflexão, promoverá de 01 a 03 de agosto, na cidade de Zé Doca, o "Acampamento NÓS EXISTIMOS"! TERRA E VIDA PARA OS CAÇADORES E COLETORES AWÁ-GUAJÁ, como contribuição à luta desse povo pela demarcação e desintrusão imediata da terra indígena Awá, pondo fim à agressão e violência praticados contra os direitos humanos de indígenas e não indígenas, ao meio ambiente; por uma chance de vida para os grupos de índios Awá-Guajá sem contato que vivem na área; e que os indígenas possam reafirmar à sociedade "NÓS EXISTIMOS"!

O CIMI como articulador dessa programação (re) convida você a reforçar o nosso apoio e solidariedade com a luta dos povos indígenas; além de que ela também nos convoca a assumir a defesa do meio ambiente, dos direitos humanos, resistindo e reagindo contra os projetos que destroem e matam a Vida dos pequenos.

O Acampamento é oportuno e necessário para compreender e a apoiar as lutas dos Povos Indígenas, de maneira concreta, pela garantia e proteção de suas terras e por uma política indigenista voltada aos direitos, anseios, necessidades das comunidades indígenas; e as relações do “bem viver” estabelecidas pela maioria dos povos indígenas fundamentadas na reciprocidade entre as pessoas, na amizade fraterna, na convivência com outros seres da natureza e num profundo respeito pela terra.

O CIMI convida você e sua instituição a se fazerem presente nesta programação. Participarão indígenas e aliados da causa indígena e meio ambiente.

Mais esclarecimentos quanto à participação e envio de comunicação formal acerca do evento entrem em contato.

Posteriormente a programação será enviada a todos.

Esclarecemos que no dia 01 será a chegada e no dia 03 o retorno.

Estamos à disposição pela causa indígena!



Atenciosamente,

Rosana Diniz, Ana Amélia e Rosimeire de Jesus

Coordenação Regional -CIMI-MA

Nenhum comentário: