quinta-feira, 1 de abril de 2010

Procuradoria pede a PF investigação sobre invasão

A Procuradoria da República em Imperatriz pediu à Polícia Federal investigação sobre invasão de madeireiros em aldeia indígena Rubiácea. A iniciativa ocorreu assim que se tomou conhecimento de declarações que alertavam sobre a possibilidade de invasão armada e agressões por parte de madeireiros.
O Ministério Público Federal encaminhou, no dia 9 de março, ofício à PF pedindo que fossem realizados levantamentos preliminares e, a partir de então, adotadas providências cabíveis. Para isso, determinou a instauração de quantos procedimentos investigatórios fossem necessários com a finalidade de apurar o caso.
Na manhã da última segunda-feira, 8 de março, as denúncias sobre a invasão se confirmaram, quando um bando de 40 madeireiros armados com revólveres calibre 38 invadiram a aldeia Rubiácea, da etnia Galvão, a 17 km da cidade de Amarante (MA). Eles pretendiam resgatar três caminhões com 50 metros cúbicos de madeiras que haviam sido apreendidos na reserva indígena Araribóia, durante a Operação Arco de Fogo, desencadeada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e pela Força Nacional.
Informe da Procuradoria da República no Maranhão, publicado pelo EcoDebate, 14/03/2010
Nota do EcoDebate: sobre a invasão de madeireiros à aldeia indígena leiam, também, a matéria “Madeireiros armados invadem mais uma aldeia indígena no Maranhão”

Nenhum comentário: