sábado, 17 de abril de 2010

CORPUS CHRISTI



Aos amados irmãos e irmãs, homens e mulheres, que confessam sua fé em Jesus e na Eucaristia.

Graça e Paz!

Todos os anos a Igreja Católica realiza no mundo inteiro a procissão da SOLENIDADE DE CORPHUS CHRISTI. Este evento sempre acontece numa quinta-feira, dez dias depois da celebração de Pentecostes. Este ano a solenidade acontecerá no dia 03 de junho.
Esta solenidade teve inicio há alguns séculos atrás, como necessidade dos católicos expressarem publicamente seu amor e sua veneração ao Corpo de Deus. Nas ruas das cidades se canta, se reza, e se demonstra pela manifestação pública, que acreditamos na presença real de Jesus Cristo na hóstia consagrada.
Jesus Cristo, nosso mestre, nos deixou este memorial na quinta feira santa, quando na ceia pascal ELE instituiu a Eucaristia. Com as palavras sacramentais ELE disse: “TOMAI E COMEI, ISTO É O MEU CORPO. FAZEI ISTO EM MEMÓRIA DE MIM”. Este mistério é realizado todas as vezes que a comunidade católica se reúne para celebrar esta memória, quando participa diariamente ou algumas vezes da Eucaristia. O sacerdote, in persona Christi, presidente da celebração, atualiza esta memória, dando-nos a possibilidade de nos alimentarmos deste Pão descido do céu.
Como é bom quando vemos o sacerdote levantar a Hóstia consagrada e convidar a todos os presentes com a oração “Felizes os convidados à ceia do Senhor, EIS O CORDEIRO DE DEUS QUE TIRA O PECADO DO MUNDO”. Todos os presentes, sentindo-se convidados, entram na fila da comunhão para se alimentarem deste pão santo, pão consagrado, Corpo de Deus, Corpus Christi. Alimento que o mundo não nos pode dar. Somente Jesus Cristo, que se faz alimento salvífico para todos nós.
Corpus Crhisti é, portanto, uma festa, uma solenidade. Uma manifestação de amor a Jesus Cristo na Eucaristia. É um pouco do que podemos fazer por ELE que se deu por nós. É anunciar para todos que este é o alimento que nos garante a vida eterna. Você quer ir para o céu? Não se chega ao céu, sem este alimento. Comungar o Corpo de Cristo, é comungar do Reino. É aceitar suas orientações, sua lei maior que é o AMOR. É segui-lo no dia a dia. É ser seu discípulo.
A comunidade católica de Imperatriz, viverá esta possibilidade. Na quinta-feira, dia 03 de junho se proclamará esta verdade. CRISTO VIVE, CRISTO REINA, CRISTO IMPERA. VIVA CRISTO!
No trajeto da Catedral de Fátima até o Estádio Frei Epifânio, seremos convidados a cantar com entusiasmo, proclamando nossa fé na Eucaristia.
No Estádio Frei Epifânio, vamos a exemplo de Jesus na última ceia, fazer esta memória que o Senhor Jesus nos pediu. Celebrar sua santa ceia e comungar do seu Corpo Santo.
Estou contando com sua presença. Espero vê-lo, encontrá-lo e saudá-lo na procissão e na celebração.
Deus lhe abençoe e lhe guarde.
Dom Gilberto Pastana
Bispo de Imperatriz.

Nenhum comentário: