quarta-feira, 31 de março de 2010

CARAVANA INTERNACIONAL VISITA AÇAILÂNDIA

Movimento discute o modelo de desenvolvimento e a atuação da Vale na região
e participa do I Encontro Internacional dos Afetados pela Vale, no Rio de Janeiro

“Aqui é o paraíso!” Essas são as primeiras palavras de muitas pessoas que acabam de chegar a Parauapebas em busca de trabalho na Vale. Muitos desempregados e outros à procura de um emprego mais seguro e melhor gratificado se iludem com a idéia de que a Vale seja a solução de suas vidas atribuladas. Porém, bastam-lhes poucos dias de permanência na cidade para que o sonho se desmanche, frente a uma realidade feita também de favelas, desemprego e violência.

Mais de 25 municípios situados ao longo da estrada de ferro têm a ver com essa poderosa multinacional do minério. Centenas de milhares de homens e mulheres vêem seu dia-a-dia condicionado direta ou indiretamente pela atuação da Vale, mesmo que não saibam.
Muitos afirmam que ela traz desenvolvimento e emprego. Perguntamo-nos se é verdade, e qual é o preço que estamos pagando por esse suposto desenvolvimento.

Hoje, mais do que nunca, pode-se dizer que “o lucro da Vale vai para ela, e os impactos ficam para nós; a riqueza é para ela, mas a sujeira e o prejuízo é para todos”.
Há mais de dois anos, a rede de movimentos ao longo dos trilhos pesquisa, denuncia e cobra da companhia mineradora mais atenção para o povo, os trabalhadores e o meio ambiente.

Essa mesma situação se repete em outras partes do Brasil e em outros países do mundo onde a Vale atua. Nos dias de 12 a 15 de abril, no mesmo mês e cidade da assembléia anual dos acionistas da Vale, acontecerá no Rio de Janeiro o Primeiro Encontro Internacional dos Afetados pela Vale, que conta com a participação de muitos ativistas e trabalhadores provenientes de todo o país e de várias partes do mundo.

O encontro será preparado através de duas caravanas: uma no sistema sul (Minas Gerais) e outra no sistema norte da Vale (estados do Maranhão e do Pará).
Açailândia sediará uma das etapas da caravana norte e receberá no dia 10 a visita de uma delegação nacional (PA, MA, CE, MG, RJ) e internacional (Canadá, Moçambique, Chile, Peru).

Venha participar dessa caravana e discutir um modelo de desenvolvimento que possa garantir uma vida digna para todas e todos!

Contatos para informações:
Missionários Combonianos,
tel. 99-3538.1787
justicanostrilhos@gmail.com
www.justicanostrilhos.org

Nenhum comentário: