quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

PROJETO RECICLANDO VIDAS

Cáritas apoia mais de 5,7 mil catadores/as a trabalharem com segurança e dignidade.
A Cáritas Brasileiras atua no enfreamento da pobreza e pela valorização da profissão de catador e catadora de materiais recicláveis. A entidade assessora grupos de trabalhadores/as na formação de cooperativas e associações , em especial na coleta seletiva e na conquista de estrutura organizadas de trabalho. A Cáritas auxila os grupos na obtenção de galpão de estoques, de equipamentos de proteção (luvas, sapatos etc.), de máquinas de processamento de materiais, entre outro. Desde 2003,mais de 5,7 mil catadores/as foram beneficiados/as.
A Cáritas e os/as catadores/as discutem a erradicação dos lixões, a estruturação do trabalho e a política de coleta seletiva como atuação de desenvolvimento socioambiental, garantindo a autonomia de organização dos grupos. Essa perspectiva é adotada nos cursos de formação, com destaque para a abordagem da defesa e garantia de seus direitos. Catadores/as passam a se reconhecer como cidadãos e a reivindicar acesso aos serviços públicos de saúde, educação e moradia.
A entidade estimula a mobilização para a erradicação do trabalho infantil. As ações desenvolvidas com os filhos e filhas de catadores/as diminuíram o trabalho de crianças na catação e proporcionaram sua inserção em programas governamentais. as atividades lúdicas nas comunidades ampliaram a compreensão dos seus próprios direitos.
A Cáritas Brasileira, junto à Cáritas e à União Europeia, aprovou recentemente o projeto Reciclando Vidas, que atuará nos Estados da Bahia (Barreiras, Macajubá e Santo Antonio de Jesus), Maranhão (Balsas, Buriticupu, Imperatriz e São Mateus) e Pará (Abaetetuba, Bragança e Paragominas), desenvolvido de forma articulada entre as Cáritas Regionais destes estados e a Cáritas Nacional.
O Projeto, com duração de 36 meses, tem como grupos-alvo catadoras e catadores de materiais recicláveis, grupos, associações e cooperativas locais e suas famílias. Entre seus objetivos está contribuir para a inclusão social e melhoria da qualidade de vida das catadores e catadoras de materiais recicláveis e de suas famílias, além de aumentar a capacidade de geração de renda de 300 catadoras e catadores de materiais recicláveis a serem diretamente beneficiados pelo projeto nos municípios abrangidos até o final de seu terceiro ano de implementação, quando se terá a mobilização social e polética dos catadores e catadoras fortalecida; grupos, associações e cooperativas fortalecida; participação feminina na organzação dos grupos aumentada; conhecimento e influência sobre a cadeia produtiva ampliados; e sistema operacional de administração, controle financeiro, monitoração e avaliação do projeto implementado.

Nenhum comentário: