segunda-feira, 12 de outubro de 2009

HOJE É DIA DA PADROEIRA DO BRASIL


Por que os católicos veneram a Virgem Maria?
Porque Deus a escolheu para ser a Mãe de seu Filho, Jesus. O amor e a veneração pela Mãe do Filho de Deus encarnado já são mencionados no Evangelho: ela mesma disse: “Todas as gerações me chamarão bem-aventurada” (Lc 1,48). Demonstramos nosso amor à Virgem Maria de várias formas:
a) nas festas que a Igreja celebra em seu louvor
b) quando rezamos o Rosário, contemplando Jesus com Maria;
c) quando nos dirigimos a ela pedindo seu auxílio, rezando com amor a “Ave Maria” (L1,28.42);
d) quando colocamos nossa vida sob sua proteção materna.
Adoramos somente a Deus. A Maria dedicamos especial amor, a imitação, o respeito e a confiança que seu próprio Filho, Jesus, lhe dedicou. Ela é a criatura que está mais próxima do Senhor. Ela é a primeira criatura plenamente glorificada, sinal concreto da eficácia da salvação de Jesus Cristo na nossa humanidade. Venerar Maria significa professar nossa fé na poderosa realização da Páscoa de Jesus Cristo em nós, criaturas e filhos. Ela se interessa por nós, ama-nos como a filhos queridos, pois o próprio Jesus nos confiou a ela: “Mulher, eis o teu filho” (Jo 19,26). Temos especial carinho por Maria, em obediência a Jesus e por fidelidade ao Evangelho: “Filho, ei aí tua mãe” (Jo 19,27). Por isso podemos dirigir-nos a ela confiando-nos à sua intercessão materna em todas as nossas necessidades.
Jesus mesmo mostrou como lhe agradava a intercessão de Maria quando, por ocasião das Bodas de Caná, a pedido dela, realizou o primeiro sinal (Jo 2,1-11). Quando mais assemelhados a Cristo, tanto mais os cristãos devem nutrir os sentimentos de veneração e estima filial que Jesus nutria par com a sua mãe.
Participe da procissão e da celebração as 17h30 na Igreja de Nossa Senhora de Aparecida no entroncamento.

Nenhum comentário: