sexta-feira, 8 de maio de 2009

SEMINÁRIO “BOM PASTOR” – INSTITUIÇÃO DE LEITORES E ACÓLITOS


Na quarta-feira última, 06 de maio, em celebração eucarística presidida por Dom Gilberto, alguns dos seminaristas de nossa Diocese receberam os ministério de Leitor e Acólito. A celebração foi realizada na capela do Seminário “Bom Pastor”, em São Luís, e contou com a presença dos padres Elisvaldo (Reitor do Seminário de Imperatriz), Hélio (Reitor do Seminário de Coroatá) e Erenaldo (da Diocese de Zé Doca). A celebração eucarística contou ainda com a presença de familiares, amigos, seminaristas de outras dioceses, religiosos e de alguns membros das comunidades em que os seminaristas fazem pastoral e da comunidade do bairro Sá Viana, onde se localiza o Seminário.
O Leitorato e o Acolitato são dois dos ministérios da Igreja que são conferidos mediante rito litúrgico próprio. Não são reservados aos que se preparam para o sacerdócio, podendo ser conferidos a leigos também. Entretanto, atualmente, é mais comum que apenas os candidatos ao diaconato e ao presbiterato sejam instituídos como leitores e acólitos. Em nossas comunidades essas funções são confiadas a leigos e leigas que, apesar de não terem recebido este ministério através de um rito litúrgico, os desempenham com dedicação e dignidade.
Segundo a Carta Apostólica motu proprio datae “Ministeria quaedam”, do Papa Paulo VI (1972), que restaurou a disciplina dos ministérios na Igreja, estas são as funções dos leitores e acólitos:
“V. O Leitor é instituído para a função que lhe é própria: ler a Palavra de Deus nas assembléias litúrgicas. Por isso mesmo, na missa e nos demais atos sagrados, competem-lhes as leituras da Sagrada Escritura (à exceção, porém, do Evangelho); na falta do salmista, recitará também o salmo entre as leituras; apresentará as intenções da oração universal dos fiéis, quando não houver diácono ou cantor à disposição. Cabe-lhe, ainda: dirigir o canto e orientar a participação do povo fiel, bem como instruir os fiéis para a recepção digna dos sacramentos. Poderá, além disto, na medida em que for necessário, ocupar-se da preparação de outros fiéis que sejam encarregados temporariamente da leitura da Sagrada Escritura nos atos sagrados.
“[...] VI. O Acólito é instituído para ajudar o Diácono e para servir ao Sacerdote. É sua tarefa, portanto: cuidar do serviço do altar; auxiliar o Diácono e o Sacerdote nos atos litúrgicos, sobretudo na celebração da Santa Missa; distribuir, como ministro extraordinário, a Sagrada Comunhão [...]. Pode ser encarregado ainda, em circunstâncias extraordinárias, de expor publicamente o Santíssimo Sacramento à adoração dos fiéis, e fazer depois a reposição; não pode, porém, dar a bênção ao povo. Na medida em que for necessário, poderá também cuidar da instrução de outros fiéis que forem encarregados temporariamente de ajudar o Diácono ou o Sacerdote nos atos litúrgicos, transportando o missal, a cruz, as velas etc., ou exercendo outras funções desse tipo.”
Receberam o Leitorato os seminaristas Carlos Eduardo dos Santos Cardim, Laersio da Silva Machado, Paulo Paiva de Sousa e Robson Carvalho Bezerra.
Receberam o Acolitato os seminaristas Francildo Guimarães Sousa, Francisco Nilson Bezerra de Sousa, Paulo Roberto Rodrigues Nunes.
Após a missa houve um alegre momento de convivência entre os convidados e os seminaristas.
Atualmente o Seminário “Bom Pastor” conta com dez seminaristas. Além dos já citados, que cursam teologia, há ainda os estudantes de filosofia: Evaristo de Assis Oliveira dos Santos, João Pedro Miranda Pereira, Pollycléssio Mota Sá.
Desde quarta-feira Dom Gilberto está fazendo visita pastoral ao Seminário. A visita será encerrada com a celebração eucarística hoje, sexta-feira (08/05), às 18h30.

Nenhum comentário: