domingo, 17 de maio de 2009

Paulo, os Coríntios e nós.

É movido pelo intenso zelo às tradições judaicas, que sendo um perseguidor feroz dos cristãos, Saulo se converte em servo leal e amado de Jesus que é salvação, e se faz um grande pregador- agora Paulo, e exclamará em alta voz: “Ai de mim se não anunciar a boa notícia” (I Cor 9,16)
O Apóstolo Paulo ficou por 18 meses em Corinto onde formou uma comunidade Cristã (At. 18,10-11). Além de Corinto fundou várias outras comunidades cristãs como Filipenses, e às escreve não para anunciar, mas explicitar o que já foi anunciado nas suas viagens que no total foram 3. Seus escritos não são meras Cartas com notícias, nem “epístolas” no sentido formal. São, na verdade, conselhos e explicações sobre dúvidas, advertências e sugestões para um bom andamento da comunidade; que certamente, servem para nós hoje.
Paulo escreve para a comunidade de Corinto porque outrora recebera uma delegação de lá com uma carta relatando os problemas e as questões da comunidade em busca de orientações. Dentro da Comunidade havia sérias ameaças à comunhão (1,10-4,21); à pureza dos costumes (5,1-13; 6,12-20); ao sentido do casamento e da virgindade (7,1-40); à ordem das assembléias religiosas e celebrações da eucaristia (11-12) e ao exercício dos dons ou carismas.
Problemas de fora também afetavam a vida em comunidade: o ambiente pagão de permissividade sexual; o costume de oferecer carne aos ídolos; a variedade de crenças religiosas; a exclusão social (grande número de escravos), dentre vários outros.
Na cidade de Corinto havia templos dedicados somente às divindades gregas, como: Apolo, Asclépio, Afrodite, Posseidon e outros deuses.
Nas orientações de Paulo à comunidade de Corinto, destacamos alguns princípios básicos, sinais de coerência do seu pensamento e do cuidado para que a comunidade preserve sua conduta e identidade cristãs. Assim, Paulo se opõe à libertinagem, à permissividade sexual ilimitada dos pagãos de Corinto.
É nesse sentido que Paulo nos diz: “sois templo do Espírito Santo” (I Cor, 3,16). O templo é lugar venerado e respeitado, em todo o Antigo Testamento, agora o Novo templo não é apenas um recinto, e sim a comunidade Cristã e cada um de nós que somos morada do Espírito Santo de Deus.
E refletindo sobre tudo que nos diz Paulo em seus escritos é que pensamos o que temos feito para matermo-nos com conduta e identidade cristãs.
No mundo da modernidade onde nos deparamos com drogas, músicas profanas, bebidas, roupas devassas e comportamentos afetivos e sexuais indevidos que não condizem com a moral e ética cristãs, não é nada fácil buscar assemelhar-se a Cristo nos pensamentos, palavras, atitudes e relacionamentos.
Mas devemos seguir sempre com nossos esforços, e acima de tudo com a força do alto que nos é dada, o Espírito Santo de Deus. Buscar sempre caminhar conforme nos diz São Paulo: “Eu vivo, mas já não sou eu que vivo, pois é Cristo que vive em mim (...)” (Gal. 2,20)
Ser cristão é conhecer, crer, declarar e viver o Cristo ressuscitado todos os dias e momentos da nossa vida é esmerar-se nos pensamentos e atitudes a Jesus, é antes de tomar qualquer decisão refletir se ela é ou não embasada naquilo que é parte daquele que viveu, morreu e ressuscitou por nós.
Ser Cristão não é assemelhar-se aos outros e nem se entristecer-se por não ser igual aos outros é saber que no fim e no inicio de qualquer situação ou problema é sempre entre você e Deus e nunca entre você e os outros.
Ser Cristão é amar ao próximo não como quem ama só por amar é como quem ama porque sabe verdadeiramente o que é doar-se, esperar, cuidar, não ter inveja e ser sempre reflexo de Deus e do seu amor em todo lugar que passar, sendo assim sal e luz, com sabor.
Ser Cristão não é apenas estar na Igreja ou dizer: Senhor, Senhor; mas sim procurar conhecer e adentrar mais e mais nas profundezas do amor de Deus, na Santa Comunhão e em todos os sacramentos que nos torna mais próximos d’Ele.
Ser Cristão é buscar no silêncio do seu coração a presença de Deus na natureza, no brilho do olhar de seus semelhantes e no sorriso de uma criança.
Ser Cristão é não querer ganhar o mundo e suas propostas, mas sim ganhar a vida eterna, é não se importar em entender o mundo, mas sim querer entender a história da salvação que nos é proposta por Jesus.
Ser Cristão é buscar os Sacramentos da nossa Santa Igreja, é guiar-se e animar-se não com as drogas ou a sexualidade desenfreada, mas com a vida, a alegria e o poder de Deus em Cristo Jesus e buscar consolo no Paraclito, o Espírito Santo, o consolador.

Luana Barros
Comunidade Nossa Senhora das Graças
Imperatriz, Maranhão
14/05/2009
*Todos os direitos reservados.
Fonte de pesquisa:
*Bíblia do Peregrino- Edição de estudo. Paulus 2002

*Serviço de Animação Bíblica (SAB). A caridade sustenta a Comunidade. 2009

Nenhum comentário: