sexta-feira, 3 de abril de 2009

SEMINÁRIO "CAMPANHA FICHA LIMPA"

Aconteceu em nossa cidade dia 30 de março, o Seminário Campanha Ficha Limpa organizado pelas entidades MCCE (Movimento Contra Corrupção Eleitoral), Comitê da Cidadania, Diocese de Imperatriz, AMPEM (Associação do Ministério Público do Estado do Maranhão), AMMA (Associação dos Magistrados do Maranhão), ABRAMPPE (Associação Brasileira dos Juízes e Promotores Eleitorais), OAB - Subseção de Imperatriz, com as conferências: “Interesse Público, Política e a Vida Pregressa dos Candidatos”, proferida por Aristides Junqueira – Advogado, redator da Lei 9840, Ex-Procurador Geral da República; e, “A força da sociedade e a Campanha Ficha Limpa”, proferida pelo Juiz Márlon Reis – Presidente da ABRAMPPE, Juiz Auxiliar da Presidência do Tribunal Superior Eleitoral – TSE nas eleições 2008.
O seminário despertou o interesse do público estudantil (universitários e secundaristas) e de pessoas integrantes de entidades da sociedade civil organizada que lotaram o auditório do Palácio do Comércio. Foi um espaço de tempo interativo no qual houve grande envolvimento dos participantes no esclarecimento de dúvidas e enriquecimento de informações sobre a Campanha Ficha Limpa. Estiveram também presentes autoridades eclesiais (Padres e Pastores), Dom Gilberto Pastana (Bispo diocesano) e o Pastor Raul Cavalcante (Presidente da Assembléia de Deus), assim como autoridades políticas (Prefeito e Vereadores).
As falas dos representantes das entidades organizadoras e do Prefeito Sebastião Madeira ressaltaram a importância do Seminário, que representa o engajamento da sociedade imperatrizense na luta pela participação popular, sendo este um momento ímpar, pois discutir com um público tão variado, congregando pessoas de diferentes idades e nível de escolaridade, uma temática que traz em seu bojo a criação de uma lei de iniciativa popular demonstra a ação de pessoas conscientes que percebem a seriedade do momento histórico e sabem da força popular para provocar mudanças no cenário social. “A democracia é a melhor forma de organização político-social, mas que só pode dar certo quando há respeito mútuo entre cidadãos e políticos, respeito e uso correto dos recursos públicos para o atendimento às necessidades da população. Um seminário no qual se discute com adolescentes, jovens e adultos, um projeto de lei de iniciativa popular que servirá para selecionar com seriedade melhores concorrentes aos cargos eletivos, serve hoje para estimular e apoiar os políticos sérios que querem trabalhar direito.”
Dr. Aristides Junqueira destacou a base legal existente para o Projeto de Lei Vida Pregressa dos Candidatos – Artigo 14, parágrafo 9º da Constituição Federal – ressaltando que o eleitor, a eleitora que vê em seu voto a oportunidade de levar vantagem pessoal é como o mau administrador, que vende a própria empresa por uma ‘barganha’. Nesse caso, é provocar a falência da empresa BRASIL. Ou seja, o melhor mecanismo contra a corrupção em nosso país é a nossa ação, a ação consciente de votar, compreendendo o voto como instrumento de escolha de “bons operários para a messe”, chamada BRASIL.
Dr. Marlon Reis apresentou dados estarrecedores sobre a forma como hoje ocorre o processo eleitoral, com o envolvimento de pessoas que se utilizam dos mais variados mecanismos para serem vencedores nos pleitos eleitorais, nos quais se usa a máxima: “O que não vale é perder”. Relembrou então a força da sociedade em momentos decisivos em nossa História convidando a cada pessoa ali presente para se tornar um agente de transformação, coletando assinaturas para a Campanha Ficha Limpa.
O Comitê da Cidadania sente-se alegre por ser um dos promotores de um momento rico de interação e de discussão coletiva sobre tão relevante temática e aproveita para convidar VOCÊ leitor, para TORNAR-SE também um AGENTE DE TRANSFORMAÇÃO no cenário político do país. ASSINE e COLETE ASSINATURAS!
O Brasil precisa de VOCÊ...

Vamos fazer um DVD deste Seminário e enviar uma cópia para as 12 Dioceses do Maranhão, para CNBB, para as Universidades, Paróquias, Igreja Evangélicas e outras instituições que estiveram presente no Seminário, junto com um histórico sobre a Campanha Ficha Limpa em Imperatriz e algumas sugestões de como coletar as assinaturas.

Pe. Agenor Mendonça, scj
Comitê Cidadania de Imperatriz-MA

Nenhum comentário: