terça-feira, 11 de novembro de 2008

Brasília-DF, 31 de outubro de 2008.



Excia. Revma.
Dom Gilberto Pastana de Oilveira
Bispo de Imperatriz - MA


Prezado Dom Gilberto,

Em carta de 28 de julho de 2008, contando com a colaboração da sua diocese, informamos a Vossa Excelência que o MEB acabava de ser convidado pelo Governo do Estado do Maranhão a retomar sua atividade de alfabetização de jovens e de adultos nesse estado.
É com satisfação que comunicamos à Vossa Excelência que o Movimento de Educação de Base- MEB- volta a atuar no estado do Maranhão, após período de 1 ano, assessorando a Secretaria de Estado de Educação - SEDUC e a Secretaria Adjunta de Projetos Especiais- SAPE- no Plano de Alfabetização Educadora do Maranhão – PAEMA 2008/2009.
O PAEMA foi concebido pelo Governo do Estado do Maranhão tendo em vista o alto índice de analfabetismo, 23% da população ( PNAD/2005), e implementado e coordenado pela Secretaria Adjunta de Projetos Especiais - SAPE-, órgão vinculado a Secretaria de Estado da Educação.
O Movimento de Educação de Base há 47 anos atuando no campo da educação de base, firmou parceria com a SEDUC/SAPE para mobilizar, cadastrar, formar e supervisionar o programa, em 124 municípios que pertencem às 12 Dioceses do Estado do Maranhão.
A meta para a fase 2008/2009 é alfabetizar 135 mil pessoas jovens, adultas e idosas, em situação de exclusão social, num programa com duração de 8 meses – de acordo com a Resolução 036/2008 do MEC/FNDE.
Neste sentido, vimos solicitar apoio de Vossa Excelência na mobilização das comunidades eclesiais, para as seguintes ações:
- divulgar o programa na comunidade – meios de comunicação, reuniões, celebrações entre outros;e
- indicar pessoas para atuarem como alfabetizadores e coordenadores de turma do Programa. Salientamos que todas as pessoas indicadas passarão por um processo de seleção.

Unidos fraternalmente na missão do Senhor,


Pe. Virgílio Leite Uchôa
Secretário Executivo


Pe. Gabriele Cipriani
Coordenador de Projetos

Nenhum comentário: