sábado, 9 de agosto de 2008

São Luís do Maranhão, 8 de agosto de 2008

“Quem crê em mim, ainda que tenha morrido, viverá” (João 11,25)



A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Regional do Maranhão, se prepara para receber na Catedral de Imperatriz Dom Affonso Felippe Gregory, nesta sua última viagem ao seu Maranhão.

Às 17 horas de sábado, 9 de agosto, será concelebrada uma Santa Missa de corpo presente para confirmar a nossa fé em Jesus, nossa Ressurreição e Vida em plenitude, para fazer memória do testemunho precioso e do serviço zeloso de Dom Gregory ao Povo de Deus no Maranhão e para nos unirmos à dor e à esperança da Igreja de Imperatriz.

Por quase 17 anos, Dom Affonso serviu à Diocese de Imperatriz, onde implementou, com amor e inteligência crítica - ele que era bispo e sociólogo - uma pastoral que privilegiava as Comunidades de Base e os pobres excluídos do banquete da vida e escolhidos para a festa do Reino.

Por quase 6 anos, de 1999 a 2005, foi Presidente do nosso Regional da CNBB e confirmou a caminhada em conjunto das nossas Igrejas particulares, das Pastorais – sobretudo as Pastorais Sociais – e dos Organismos.

Acreditava numa Igreja que, inspirada pelo testemunho das CEBs, “celebra e liga a fé com a vida; é toda ministerial, descentralizando poder e tarefas; é comprometida com o social, capaz de ver e ouvir os clamores da criação; é advogada da justiça e defensora dos pobres; é acolhedora, misericordiosa, profética e samaritana; é ecumênica, aberta ao outro, ao diferente, buscando a unidade na diversidade” (Objetivo da ARP 2003;2008)

Não podemos esquecer a presença de Dom Gregory no cenário nacional e internacional da Igreja: foi Presidente da Caritas Nacional e da Caritas Internacional, fundador e Presidente do CERIS e responsável pelo Setor da Pastoral Social da CNBB.

Faz falta a sua presença atenta e afetuosa no nosso meio, mas confirmamos, neste momento de tristeza, a nossa fé na Ressurreição de Jesus e na sua grande família, que não tem a morte como barreira. Que Dom Gregory esteja vivo não só na nossa frágil memória,
mas, também e sobretudo, nas nossas práticas fieis ao Reino de Deus e à sua Justiça.


Dom Xavier Gilles
Bispo de Viana
Presidente do Regional Nordeste V da CNBB

Nenhum comentário: