sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Caríssimo Dom Gilberto,


como todos os fiéis da Diocese de Imperatriz, acompanhei nos últimos dias através dos meios de comunicação o estado de saúde de nosso Bispo Emérito Dom Affonso Felippe Gregory. No dia 06 de agosto, festa da Transfiguração do Senhor e memória dos 30 anos do falecimento do Papa Paulo VI, recebi com profundo pesar a notícia do falecimento de Dom Affonso.

Os desígnios de Deus são certamente misteriosos. Quis Ele chamar para si o seu servo fiel e dedicado em um dia tão significativo. Associando-o à festa da Transfiguração, devemos lembrar que a vida do cristão não termina no túmulo, mas aponta para a glória da Ressurreição, que recebemos como dom do próprio Cristo Senhor pelo Batismo, pela Confirmação e pela participação no Banquete Eucarístico. Associando também o seu passamento ao dia em que Paulo VI foi para a Casa do Pai, agora recordaremos juntos estes dois grandes pastores: a um foi dada a missão de guiar a Igreja nos tempos do Concílio Vaticano II, sob o impulso do Espírito Santo, realizando o aggiornamento tão sonhado pelo Beato João XXIII; ao outro coube a missão de conduzir a Igreja Particular de Imperatriz nos seus primeiros anos, no espírito do mesmo Concílio, como pastor amoroso que cuida do rebanho do Senhor, organizando as pastorais, incentivando os movimentos, promovendo as vocações, servindo a todos.

Dom Affonso, após uma vida inteira dedicada à Igreja, ao anúncio da Boa Nova, assumiu com toda a propriedade as palavras de São Paulo: "Combati o bom combate, completei a corrida, guardei a fé" (2 Tm 4,7). Cumprindo sua divisa episcopal, anunciou a Verdade que Liberta para todos os seus diocesanos e mundo afora em suas andanças. Testemunhou a Esperança em um mundo mais justo e fraterno, transformado pela atuação dos cristãos, e sua Fé no Senhor da História, que conduz o seu povo para o Reino.

Por motivo de força maior não poderei estar presente nas celebrações exequiais de Dom Affonso. Quero, contudo, manifestar-lhe meu profundo sentimento de pesar pelo falecimento de nosso Bispo Emérito. Não poderia deixar de testemunhar meu carinho por aquele que durante toda a minha vida foi o meu referencial de Bispo. De fato, quando Dom Affonso chegou a Imperatriz eu ainda era criança. Eu e minhas irmãs fomos crismados por Dom Affonso. Tendo recebido dele tantos exemplos de dedicação aos pobres, à causa do Reino, ao anúncio do Evangelho, agradeço a Deus por ter concedido a mim e a toda a Diocese de Imperatriz o dom de um tão grande Pastor.

Distante fisicamente de Imperatriz no momento da despedida, estarei unido pela oração com toda a nossa Igreja Particular, pedindo a Deus que conceda a Dom Affonso Felippe Gregory o descanso eterno e o brilho da luz perpétua do Ressuscitado.



Laersio da Silva Machado
Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
Imperatriz - MA

Nenhum comentário: