segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Aachen, 11.8.2008


Prezadas irmãs e prezados irmãos da CNBB e da Cáritas,


"Vinde, benditos de meu Pai, recebi por herança o Reino preparado
para vós desde a fundação do mundo. Pois tive fome e me destes a
comer. Tive sede e me destes de beber. Era forasteiro e me
recolhestes. Estive nu e me vestistes, doente e me visitastes, preso
e vieste ver-me" (Mt 25, 34-36)


Dom Affonso Gregory lembrou estas palavras do Senhor quando
participou na missa de réqieum e na cerimonia fúnebre no dia 15 de
maio de 1997, em Aachen, lembrando o falecido Mons. Norbert
Herkenrath, diretor da Misereor e amigo pessoal de Dom Affonso.


Este fato é muito expressivo para demonstrar a proximidade da
relação entre Dom Affonso e a Igreja na Alemanha e de forma
especial da Misereor. Durante praticamente quatro décadas houve
um intenso intercâmbio entre Dom Affonso e as instituições que ele
represantava e a Misereor. Seja como 1° Diretor Executivo e mais tarde Presidente do CERIS, como Presidente da Cáritas Brasileira e da Cáritas Internationalis, em suas várias funções na CNBB e como
Bispo de Imperatriz.


Dom Affonso sempre nos impressionou com sua força e dedicação
para a causa dos mais pobres, sua capacidade de reflexão teórica e
principalmente seu testemunho da fé!


Hoje, fazemos nossas as palavras de Dom Affonso na hora
despedida de Mons. Herkenrath, 11 anos anos atrás. Dom Affonso
fez da sua vida um exemplo de seguimento das palvaras do Senhor
e motivou inúmeras pessoas a seguí-lo neste caminho.


Despedimo-nos de um grande homen e agradecemos pela graça de
Deus por ter tido a oportunidade de conhecê-lo e compartilhar com
ele anseios e alegrias.


Em nome dos colegas da Misereor e do Departamento América
Latina


Dr. Martin Bröckelmann-Simon, Diretor de Cooperação Internacional


Henrique Brötz, Diretor Departamento América Latina


Claudio Moser, Encarregado pelo Brasil




--------------------------------------------------------------------------
Bischoefliches Hilfswerk
MISEREOR e.V.
Mozartstrasse 9 Tel.: 49/241-442-0
D-52064 Aachen Fax: 49/241-442-188
--------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário: