terça-feira, 17 de julho de 2007

Despojar-se, sofrer e seguir!

“Em seguida, convocando a multidão juntamente com os seus discípulos, disse-lhes: Se alguém me quer seguir, renuncie-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me”.(Mc 8,34) com estas palavras Jesus nos convida a renunciar ao nosso ego, aos nossos anseios e pensamentos pessoais bem como nos apresenta a cruz e o serviço. Nesta trilogia de renúncia, sofrimento e aprendizado encontramos um método básico de santificação.
É necessário que nos dispamos de nosso ego, pois tantas vezes o egoísmo, o egocentrismo e o amor próprio nos tornam distantes do nosso próximo e de Deus, passamos a crer que somos os nossos próprios deuses. A bíblia nos diz que “Deus criou o homem à sua imagem; criou-o à imagem de Deus, criou o homem e a mulher”.(Gn 1,27) logo o homem não deve criar um deus a sua imagem e semelhança, pois foi Deus que criou o homem. De acordo com o credo Niceno-Constantinopolitano “Creio em um só Deus, Pai todo-poderoso, Criador do céu e da terra, de todas as coisas visíveis e invisíveis”.Não podemos inventar doutrinas que correspondam as nossas necessidades ou aderir a filosofias de vida fora de Cristo. Devemos sim observar o magistério da santa Igreja Católica.
Aceitar os sofrimentos, aceitar as provações é essencial na vida de qualquer cristão. “Bem-aventurados sereis quando vos caluniarem, quando vos perseguirem e disserem falsamente todo o mal contra vós por causa de mim”.(Mt 5,11) Devemos nos alegrar cada vez que sofrermos por amor a Jesus e a seus mandamentos. São Luís de Montfort nos fala em uma de suas cartas, intitulada carta aos amigos da cruz “Tome a sua cruz! E não deverás arrastá-la, sacudi-la, reduzi-la ou escondê-la. Pelo contrário, leve-a... Tome a sua cruz! Na verdade, nada é tão necessário, nada tão útil e doce, nada tão glorioso quanto o padecer por Jesus Cristo”. Do mesmo modo a Imitação de Cristo promulga uma sentença “Quia sine dolore non vivitur in amore” ou seja “Ninguém poderá viver sem dor, quem amar de verdade o Salvador”.
Seguir a Jesus não é apenas andar atrás dele, seguir a Cristo é na verdade por em prática seus ensinamentos “Aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as põe em prática é semelhante a um homem prudente, que edificou sua casa sobre a rocha”.(Mt 7,24) Seguir ao Enviado do Pai, que é Deus de Deus e luz da luz, é aprender com Ele e agir conforme a sua santa vontade. Seguir a Jesus é obedecer as suas ordens, é servir a santa Igreja Católica Apostólica Romana.
Renuncie a si mesmo, para carregar a sua cruz, seguindo Jesus todos os dias de sua vida, pois o amor à cruz não deve ser um amor sensível, mas sim racional e sobrenatural. Não podemos viver sem obedecer a estas ordens de Jesus. Devemos observar o que diz a santa Igreja, que como afirma o papa Bonifácio VIII em sua bula Unam Sanctam “Una, santa, católica e apostólica: esta é a Igreja que devemos crer e professar já que é isso o que a ensina a fé” assim estaremos conformes à vontade de Deus, seguindo as três ordens que Cristo nos dá no evangelho segundo Marcos outrora citado.

Luis Hernandes Matos Leite

Nenhum comentário: