sábado, 24 de fevereiro de 2007

CAMPANHA DA FRATERNIDADE SERÁ LANÇADA NO DOMINGO EM IMPERATRIZ

Por Josafá Ramalho
Pascom/Imperatriz
A Diocese de Imperatriz lança na tarde de domingo, 25, a Campanha da Fraternidade deste este ano que apresenta o tema Fraternidade e Amazônia e o lema Vida e missão neste chão.
A abertura da CF na diocese acontece com uma missa campal às 06Hs00 da tarde na praça de Fátima, presidida por Dom Gilberto Pastana.
Durante esta semana, o bispo de Imperatriz fez diversos pronunciamentos destacando a importância da CF e conclamando aos católicos para que a exemplo do ano passado, participem da missa da Campanha da Fraternidade.
Em seus pronunciamentos a imprensa, e na missa da quarta-feira de cinzas, Dom Gilberto também falou da importância do tema escolhido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, para as reflexões.
Para o bispo de Imperatriz, no momento em que o aquecimento global se tornou a pauta principal de muitos debates, discutir a preservação da Amazônia é fundamental.
Para Dom Gilberto, a preservação da Amazônia vai além da preservação da floresta e dos animais. Ele ressalta a necessidade de preservar a cultura do povo amazônico e o direito a dignidade, e lembra dos povos indígenas, cada dia mais excluídos e marginalizados.
Com uma homilia que fará referência as palavras de Jesus Cristo: “Que todos tenham vida” o bispo de Imperatriz, chamará no domingo, todos os grupos, movimentos e pastorais a se envolverem na CF deste ano.
Na diocese de Imperatriz os estudos da CF começaram com um encontro de 03 dias no Centro Anajás, de lá saíram os “multiplicadores”, pessoas que coordenarão os estudos em cada paróquia e comunidade.
Segundo Jhonson Alves membro da equipe diocesana da CF, como gesto concreto da Campanha da Fraternidade deste ano, a diocese vai propor a realização em Imperatriz do fórum da Amazônia, um grande encontro com a participação de religiosos, ambientalistas e autoridades ligadas aos governos estadual e federal.
Para a celebração deste domingo, as paróquias articulam caminhadas que sairão dos mais diversos bairros com destino a praça de Fátima.

Nenhum comentário: