O seminário despertou o interesse do público estudantil (universitários e secundaristas) e de pessoas integrantes de entidades da sociedade civil organizada que lotaram o auditório do Palácio do Comércio. Foi um espaço de tempo interativo no qual houve grande envolvimento dos participantes no esclarecimento de dúvidas e enriquecimento de informações sobre a Campanha Ficha Limpa. Estiveram também presentes autoridades eclesiais (Padres e Pastores), Dom Gilberto Pastana (Bispo diocesano) e o Pastor Raul Cavalcante (Presidente da Assembléia de Deus), assim como autoridades políticas (Prefeito e Vereadores).
As falas dos representantes das entidades organizadoras e do Prefeito Sebastião Madeira ressaltaram a importância do Seminário, que representa o engajamento da sociedade imperatrizense na luta pela participação popular, sendo este um momento ímpar, pois discutir com um público tão variado, congregando pessoas de diferentes idades e nível de escolaridade, uma temática que traz em seu bojo a criação de uma lei de iniciativa popular demonstra a ação de pessoas conscientes que percebem a seriedade do momento histórico e sabem da força popular para provocar mudanças no cenário social. “A democracia é a melhor forma de organização político-social, mas que só pode dar certo quando há respeito mútuo entre cidadãos e políticos, respeito e uso correto dos recursos públicos para o atendimento às necessidades da população. Um seminário no qual se discute com adolescentes, jovens e adultos, um projeto de lei de iniciativa popular que servirá para selecionar com seriedade melhores concorrentes aos cargos eletivos, serve hoje para estimular e apoiar os políticos sérios que querem trabalhar direito.”
Dr. Aristides Junqueira destacou a base legal existente para o Projeto de Lei Vida Pregressa dos Candidatos – Artigo 14, parágrafo 9º da Constituição Federal – ressaltando que o eleitor, a eleitora que vê em seu voto a oportunidade de levar vantagem pessoal é como o mau administrador, que vende a própria empresa por uma ‘barganha’. Nesse caso, é provocar a falência da empresa BRASIL. Ou seja, o melhor mecanismo contra a corrupção em nosso país é a nossa ação, a ação consciente de votar, compreendendo o voto como instrumento de escolha de “bons operários para a messe”, chamada BRASIL.
Dr. Marlon Reis apresentou dados estarrecedores sobre a forma como hoje ocorre o processo eleitoral, com o envolvimento de pessoas que se utilizam dos mais variados mecanismos para serem vencedores nos pleitos eleitorais, nos quais se usa a máxima: “O que não vale é perder”. Relembrou então a força da sociedade em momentos decisivos em nossa História convidando a cada pessoa ali presente para se tornar um agente de transformação, coletando assinaturas para a Campanha Ficha Limpa.
O Comitê da Cidadania sente-se alegre por ser um dos promotores de um momento rico de interação e de discussão coletiva sobre tão relevante temática e aproveita para convidar VOCÊ leitor, para TORNAR-SE também um AGENTE DE TRANSFORMAÇÃO no cenário político do país. ASSINE e COLETE ASSINATURAS!
O Brasil precisa de VOCÊ...
Vamos fazer um DVD deste Seminário e enviar uma cópia para as 12 Dioceses do Maranhão, para CNBB, para as Universidades, Paróquias, Igreja Evangélicas e outras instituições que estiveram presente no Seminário, junto com um histórico sobre a Campanha Ficha Limpa em Imperatriz e algumas sugestões de como coletar as assinaturas.
Pe. Agenor Mendonça, scj
Comitê Cidadania de Imperatriz-MA
Nenhum comentário:
Postar um comentário