quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Nota de pesar pelo falecimento de Dom Affonsso Felippe Gregory

“As almas dos justos estão na mão de Deus” (Sb 3,1)

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) recebeu, entristecida, a notícia do falecimento de Dom Affonso Felippe Gregory, bispo emérito da diocese de Imperatriz, no Estado do Maranhão, ocorrido nesta quarta-feira, 6 de agosto, festa da Transfiguração do Senhor. Vencido pela leucemia contra a qual lutava há quase dois anos, dom Affonso foi chamado para a casa do Pai onde contemplará, eternamente, a face de Deus a quem amou e serviu ao longo de seus 52 anos de ministério presbiteral.
Por quase 20 anos, Dom Affonso serviu à Igreja Particular de Imperatriz onde se destacou pelo amor e atenção a todos, especialmente, aos pobres e excluídos. Exímio sociólogo, prestou relevantes serviços à Igreja do Brasil como responsável pelo Setor Social da CNBB e presidente da Cáritas Brasileira e Internacional.
Amigo de todos, Dom Affonso gozava da admiração e do respeito de seus irmãos bispos que, nesta hora, pranteiam seu passamento. Anima-nos, contudo, a certeza da promessa do Cristo que disse: “Quem crê em mim, ainda que tenha morrido, viverá”. Firmados nesta verdade, protestamos nossos sentimentos de pesar e dor aos familiares de Dom Affonso e à diocese de Imperatriz, agraciada por tão grande pastor que agora descansa no Senhor.
Brasília, 6 de agosto de 2008

Dom Dimas Lara Barbosa
Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro
Secretário Geral da CNBB

Nenhum comentário: