quinta-feira, 27 de agosto de 2015

CONSELHEIRO DA RESERVA BIOLÓGICA DE GURUPI É ASSASSINADO EM EMBOSCADA

Ontem à tarde (25/08), o conselheiro José dos Santos, presidente da Associação dos Pequenos Produtores Rurais do Rio da Onça II foi assassinado. José dos Santos e sua esposa estavam em uma estrada que é via de acesso à Reserva Biológica do Gurupi (REBIO)  e ao município de Buriticupu quando foram surpreendidos numa emboscada. Foram atacados a golpes de facão e receberam tiros. O lavrador não resistiu, sua esposa encontra-se hospitalizada. Ele já vinha recebendo ameaças de madeireiros da região insatisfeitos com a criação da Reserva.
Nas comunidades corre boatos de que os madeireiros possuem uma lista com os nomes das pessoas que fazem parte do Conselho Consultivo da Reserva. Também receberam ameaças Maria da Luz - conhecida por Da luz - Diretora da Casa Familiar Pe. Josimo Tavares - casa administrada pelos municípios de Bom Jesus das Selvas, Buriticupu e Bom Jardim. 2 -Maria do Socorro  -conhecida por "Socorro" - mora na Comunidade Trilha do Aeroporto - da Associação dos Trabalhadores Rurais da Trilha do Aeroporto.
Única unidade de proteção integral da floresta amazônica no Maranhão, a Rebio Gurupi está localizada nos municípios Bom Jardim, Centro Novo do Maranhão e São João do Carú. Desde a criação do Conselho Consultivo, os conflitos se acirraram na reserva.  Há três terras indígenas circundando a Rebio: Alto Turiaçú, Awá e Caru. Grupos de madeireiros e agricultores, que vivem dentro dos limites da reserva, destroem a floresta para exploração ilegal de madeira, criação de gado, trabalho escravo e plantações de maconha. 

Nenhum comentário: