segunda-feira, 15 de setembro de 2014

NOTA


Comunidade Forquilha vivendo dias de terror

Mais uma tragédia no Maranhão se anuncia, por conta de conflito de terra.  Desde meados de agosto, um grupo pistoleiros, que teriam sido contratados pelo latifundiário Renato Miranda Carvalho, está ameaçando 19 famílias, que vivem no povoado Forquilha, no município de Benedito Leite, as margens do rio Parnaíba.  O risco de um assassinato é evidente.
A Comissão Pastoral da Terra (CPT-MA) denunciou o problema, mas nenhuma providencia foi tomada por parte do Estado. A delegacia da cidade, inclusive, se recusou a registrar ocorrência.  Diante do drama e do clima de enorme tensão, a alternativa dos camponeses foi fazer a denúncia em uma delegacia do Piauí.
A milícia começou com quatro homens e agora já chega a 15 o número de jagunços.  Uma senhora da comunidade, que sofre de pressão alta, teve uma arma colocada em sua cabeça e teve que ir às pressas para hospital.  Por conta dessas terríveis ameaças, outros moradores idosos também precisaram de ajuda médica. Além disto 15 cabeças de gado foi levada  por estes 15 homens armados. Quatro destes pistoleiros  foram presos pela policia de São João dos patos no dia 11 , mas solto imediatamente.
As organizações sociais que acompanham o problema (sindicatos e pastorais sociais) garantem que a área onde se localiza a comunidade Forquilha pertence à União que, na década de 1960, desapropriou vários imóveis da região para a constituição do lago artificial da represa de Boa Esperança. Por outro lado, consta que o latifundiário quer expulsar os lavradores com a intenção de plantar Eucalipto.  Além dos pistoleiros contratados, ele ingressou com ação de despejo contra as famílias, que vivem e produzem nesta terra há mais de 40 anos.
Esperamos que o governo do Estado e o governo federal atuem no sentido de garantir a proteção das famílias e a posse do território onde eles vivem.



CPT- Nacional Dom Enemesio
CPT-Maranhão Pe. Clemir Batista da Silva

                                                                                        15 de setembro de 2014

Nenhum comentário: