quarta-feira, 30 de março de 2011

PRIMEIRA REUNIÃO DA CEP DE 2011

Dom Gilberto e Padre Valdeci, viajam esta noite à São Luis, para participarem amanhã da reunião do Conselho Episcopal Regional.Segue a baixo a convocatória enviada a todos os membros.

Imperatriz, 04 de março de 2011

Prezados membros do Conselho Episcopal de Pastoral
Regional Nordeste V

Com alegria e disposição, iniciamos mais um ano de trabalhos no nosso Regional, a fim de que o seu objetivo de promover a Pastoral Orgânica na Província Eclesiástica do Maranhão possa ter êxito.

Como atividade integrante do nosso calendário, temos no dia 31 de março, a primeira reunião do Conselho Episcopal de Pastoral - CEP, cujos assuntos deverão seguir a seguinte pauta:

1 – Bispos referenciais e coordenadores de pastorais regionais

2 – Calendário Regional

3 – Assembleia Regional de Pastoral

4 – Romaria da Terra e das Águas

5 – Curso de formação Regional

6 – Comunicações

No cumprimento das atribuições inerentes ao cargo de Presidente do Regional Nordeste V, convoco todos os membros do Conselho Episcopal de Pastoral – CEP, do Regional Nordeste V para a referida reunião, com início às 09:00 e término às 17:00 horas no auditório do IESMA.

Venha o teu Reino!


Dom Gilberto Pastana de Oliveira

Bispo de Imperatriz
Presidente do Regional Nordeste V da CNBB

Após meses sem vestígios, indígena Guajajara encontra grupo Awá isolado no Maranhão

Em fevereiro deste ano, indígenas do povo Tenetehara/Guajajara tiveram contato com grupo isolado, por opção, na Terra Indígena Araribóia As lideranças indígenas Edilsom, Alcides, Zezico e Luís Carlos, todos Tenetehara/Guajajara, informaram à equipe do Cimi Regional Maranhão que no final de fevereiro o indígena Clóvis Guajajara encontrou um jovem Awá, no centro (roça) próximo a aldeia Vargem Limpa, na terra indígena Araribóia, oeste do Maranhão. Segundo os indígenas, no momento do encontro com o jovem este saiu correndo, mas em seguida retornou com seu grupo, composto de cinco integrantes. Além dessas cinco pessoas, havia outras que ficaram de longe a observar. Clóvis não soube dizer exatamente quantas pessoas eram, mas informou que havia jovens, crianças e idosos. De acordo com os indígenas, houve uma tentativa de diálogo por parte de Clóvis, que não obteve sucesso. O grupo, que na negativa de conversas, retornou à mata, demonstrou mais uma vez a renúncia do povo Awá em fazer contato com outros indígenas. O povo Awá, assim como diversos povos indígenas do país, continua ameaçado pela ação dos madeireiros, que agem impunemente na terra indígena Araribóia e que estão chegando cada vez mais próximo das aldeias do povo Guajajara. Numa ação desrespeitosa para com as comunidades indígenas, tais atividades têm colocado em risco a vida dos grupos Awá que vivem dentro do território, onde encontram caça e frutas em abundância. Os Tenetehara/Guajajara estão preocupados e denunciam a ação dos madeireiros no estado. A região onde o grupo foi avistado é um dos últimos lugares que não tinha a ação predatória dos madeireiros, rica em recursos naturais indispensáveis para a sobrevivência dos Awá, como também dos Guajajara. Segundo os indígenas, a região é composta de árvores de grande porte, a mata nativa, riqueza hoje ameaçada pelas atividades madeireiras. Os indígenas denunciam ainda omissão da Fundação Nacional do Índio (Funai) e do Ibama em relação à depredação das terras indígenas pelos madeireiros, velhos conhecidos na região. De acordo com eles, houve um aumento significativo da presença de madeireiros que entram dia e noite na terra, destruindo os últimos recursos naturais onde vivem os grupos Awá, povo com grupos isolados e outros de recente contato.

segunda-feira, 28 de março de 2011

Carta aberta de Dom Erwin Kräutler à Opinião Pública Nacional e Internacional

Em carta aberta à sociedade, Dom Erwin Kräutler, bispo do Xingu, denuncia a falta de diálogo do Governo Federal em torno dos impactos da Usina de Belo Monte, caso venha a ser construída.

A seguir a íntegra da carta.


Venho mais uma vez manifestar-me publicamente em relação ao projeto do Governo Federal de construir a Usina Hidrelétrica Belo Monte cujas consequências irreversíveis atingirão especialmente os municípios paraenses de Altamira, Anapu, Brasil Novo, Porto de Moz, Senador José Porfírio, Vitória do Xingu e os povos indígenas da região.

Como Bispo do Xingu e presidente do Cimi, solicitei uma audiência com a Presidente Dilma Rousseff para apresentar-lhe, à viva voz, nossas preocupações, questionamentos e todos os motivos que corroboram nossa posição contra Belo Monte. Lamento profundamente não ter sido recebido.

Diferentemente do que foi solicitado, o Governo me propôs um encontro com o Ministro de Estado da Secretaria Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho. No entanto, o Senhor Ministro declarou na última quarta-feira, 16 de março, em Brasília, diante de mais de uma centena de lideranças sociais e eclesiais, participantes de um Simpósio Sobre Mudanças Climáticas que "há no governo uma convicção firmada e fundada que tem que haver Belo Monte, que é possível, que é viável... Então, eu não vou dizer prá Dilma não fazer Belo Monte, porque eu acho que Belo Monte vai ter que ser construída".

Esse posicionamento evidencia mais uma vez que ao Governo só interessa comunicar-nos as decisões tomadas, negando-nos qualquer diálogo aberto e substancial. Assim, uma reunião com o Ministro de Estado Gilberto Carvalho não faz nenhum sentido, razão pela qual resolvi declinar do convite.

Nestes últimos anos não medimos esforços para estabelecer um canal de diálogo com o Governo brasileiro acerca deste projeto. Infelizmente, constatamos que esse almejado diálogo foi inviabilizado já desde o início. As duas audiências realizadas com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 19 de março e 22 de julho de 2009, não passaram de formalidades. Na segunda audiência, o ex-presidente nos prometeu que os representantes do setor energético, com brevidade, apresentariam uma resposta aos bem fundamentados questionamentos técnicos feitos à obra pelo Dr. Célio Bermann, professor do curso de pós-graduação em energia do Instituto de Eletrotécnica e Energia da Universidade de São Paulo. Essa resposta nunca foi dada, como também nunca foram levados em conta os argumentos técnicos contidos na Nota Pública do Painel de Especialistas, composto por 40 cientistas, pesquisadores e professores universitários.

Observamos, pelo contrário, na sequência a essas audiências, que técnicos do Ibama reclamaram estar sob pressão política para concluir com maior rapidez os seus pareceres e emitir a Licença Prévia para a construção da usina. Tais pressões políticas são de conhecimento público e motivaram, inclusive, a demissão de diversos diretores e presidentes do órgão ambiental oficial. Em seguida, foi concedida uma "Licença Específica", não prevista na legislação ambiental brasileira, para a instalação do canteiro de obras.

No dia 8 de fevereiro de 2011, povos indígenas, ribeirinhos, pequenos agricultores e representantes de diversas organizações da sociedade realizaram uma manifestação pública em frente ao Palácio do Planalto. Na ocasião, foi entregue um abaixo-assinado contrário à obra, contendo mais de 600 mil assinaturas. Embora houvessem solicitado uma audiência com bastante antecedência, não foram recebidos pela Presidente. Conseguiram apenas entregar ao ministro substituto da Secretaria Geral da Presidência, Rogério Sottili, uma carta em que apontaram uma série de argumentos para justificar o posicionamento contrário à obra. O ministro prometeu mais uma vez o diálogo e considerou a carta"um relato que prezo, talvez um dos mais importantes da minha relação política no Governo (...) vou levar este relato, esta carta, este manifesto de vocês, os reclamos de vocês...". Até o momento, nenhuma resposta!

As quatro audiências -realizadas em Altamira, Brasil Novo, Vitória do Xingu e Belém- não passaram de mero formalismo para chancelar decisões já tomadas pelo Governo e cumprir um protocolo. A maioria da população ameaçada não conseguiu se fazer presente. Pessoas contrárias à obra que conseguiram chegar aos locais das audiências não tiveram oportunidade real de participação e manifestação, devido ao descabido aparato bélico montado pela Polícia.

Até o presente momento, os índios não foram ouvidos. As "oitivas" indígenas não aconteceram. Algumas reuniões foram realizadas com o objetivo de informar os índios sobre a Usina. Os indígenas que fizeram constar em ata sua posição contrária à UHE Belo Monte foram tranquilizados por funcionários da Funai que as "oitivas" seriam realizadas posteriormente. Para surpresa de todos nós, as atas das reuniões informativas foram publicadas pelo Governo de maneira fraudulenta em um documento intitulado "Oitivas Indígenas". Esse fato foi denunciado pelos indígenas que participaram das reuniões. Com base nestas denúncias, peticionamos à Procuradoria Geral da República investigação e tomada de providências cabíveis.

A tese defendida pelo Sr. Maurício Tolmasquim, presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), de que as aldeias indígenas não serão afetadas pela UHE Belo Monte, por não serem inundadas, é mera tentativa de confundir a opinião pública. Ocorrerá justamente o contrário: os habitantes, tanto nas aldeias como na margem do rio, ficarão praticamente sem água, em decorrência da redução do volume hídrico. Ora, esses povos vivem da pesca e da agricultura familiar e utilizam o rio para se locomover. Como chegarão a Altamira para fazer compras ou levar doentes, quando um paredão de 1.620 metros de comprimento e de 93 metros de altura for erguido diante deles?

Julgo fundamental esclarecer que não há nenhum estudo sobre o impacto que sofrerão os municípios à jusante, Senador José Porfírio e Porto de Moz, como também sobre a qualidade da água do reservatório a ser formado. Qual será o futuro de Altamira, com uma população atual de 105 mil habitantes, ao ser transformada numa península margeada por um lago podre e morto? Os atingidos pela barragem de Tucuruí tiveram que abandonar a região por causa de inúmeras pragas de mosquitos e doenças endêmicas. Mas os tecnocratas e políticos que vivem na capital federal, simplesmente menosprezam a possibilidade de que o mesmo venha a acontecer em Altamira.

Alertamos a sociedade nacional e internacional que Belo Monte está sendo alicerçada na ilegalidade e na negação de diálogo com as populações atingidas, correndo o risco de ser construída sob o império da força armada, a exemplo do que vem ocorrendo com a Transposição das águas do rio São Francisco, no nordeste do país.

O Governo Federal, no caso da construção da UHE Belo Monte, será diretamente responsável pela desgraça que desabará sobre a região do Xingu e sobre toda a Amazônia.

Por fim, declaramos que nenhuma "condicionante" será capaz de justificar a UHE Belo Monte. Jamais aceitaremos esse projeto de morte. Continuaremos a apoiar a luta dos povos do Xingu contra a construção desse "monumento à insanidade".

Brasília, 25 de março de 2011.

Dom Erwin Kräutler
Bispo do Xingu e Presidente do Cimi - Conselho Indigenista Missionário.

BIOGRAFIA DO PADRE COMBLIN

retirada da Wikipaedia.


Nasceu em Bruxelas, na Bélgica, em 1923. Ordenou-se sacerdote em 1947. É doutor em Teologia pela Universidade Católica de Louvain.

Trabalha na América Latina desde 1958. Desembarcou em Campinas, estado de São Paulo, onde lecionou Química e Física para o curso colegial. Posteriormente foi assessor da Juventude Operária Católica, tornando-se professor da Escola Teológica dos Dominicanos em São Paulo, tendo como alunos Frei Betto e Frei Tito. Aí permaneceu até 1962. A seguir lecionou na Faculdade de Teologia do Chile até 1965. A convite de D. Hélder Câmara, foi para Recife, onde foi professor do Instituto de Teologia do Recife. A partir de 1969 esteve à frente da criação de seminários rurais em Pernambuco e na Paraíba. A metodologia utilizada para os seminários era adaptada ao ambiente social dos seminaristas. Esta experiência lançou as bases para a Teologia da Enxada. Suas idéias o colocaram sob suspeita do regime militar. Foi expulso do Brasil em 1971. Exilou-se no Chile durante 8 anos, onde também esteve à frente da criação de um seminário em Talca, em 1978. Em seu livro A Ideologia da Segurança Nacional, publicado em 1977, destrinchou a doutrina que servia de base para os regimes militares na América Latina. Foi expulso por Pinochet em 1980. De volta ao Brasil, radicou-se em Serra Redonda (Paraíba), onde fundou um seminário rural e esteve à frente da formação de animadores de comunidades eclesiais de base. A metodologia para os seminários foi aprovada pelo papa Paulo VI. No pontificado de João Paulo II tal metodologia foi desaprovada e por isso, encerrada.

Criou vários movimentos missionários leigos: Missionários do Campo (1981), Missionárias do Meio Popular (1986), Missionários de Juazeiro da Bahia (1989), na Paraíba (1994) e em Tocantins (1997).

Teólogo de vasta experiência, lecionou no Equador, Chile e Brasil. Sua obra é vasta e polêmica. Atualmente é considerado um dos maiores expoentes da teologia da libertação vivendo no Brasil. Reside há vários anos no sertão do Estado da Paraíba.


Alguns livros publicados
Le Pouvoir Militaire en Amérique Latine. L’Idéologie de la Securité National. Paris, Éditions Jean Pierre Delarge, 1977.
Théologie de la Révolution. Paris, Universitaires, 1970.
Teologia da Libertação, Teologia Neoconservadora e Teologia Liberal. trad. port., Petrópolis, Editora Vozes, 1985.
Teologia da Reconciliação. Ideologia ou Reforço da Libertação. trad. port., Petrópolis, Editora Vozes, 1986.
A Força da Palavra. trad. port., Petrópolis, Editora Vozes, 1986.
Antropologia Cristã. trad. port., Petrópolis, Editora Vozes, 1990.
Viver na cidade - Pistas para a pastoral urbana. São Paulo: Editora Paulus, 1997.
ISBN 8534906408.
Curso básico para animadores de comunidades de base. São Paulo: Editora Paulus, 1997.
ISBN 8534904421
Cristãos rumo ao século XXI - Nova caminhada de libertação. São Paulo: Editora Paulus, 1997.
ISBN 8534905347
A nuvem do não-saber. São Paulo: Editora Paulus, 1998.
ISBN 8534912416.
Vocação para liberdade. São Paulo: Editora Paulus, 1998.
Desafios dos cristãos do século XXI. São Paulo: Editora Paulus, 2000.
ISBN 8534917043.
NEOLIBERALISMO (O) - Ideologia dominante na virada do século. Perópolis: Editora Vozes, 2001.
ISBN 8532622909
Os desafios da cidade no século XXI. São Paulo: Editora Paulus, 2002.
ISBN 8534920192.
PASTORAL URBANA - O dinamismo na evangelização. Petrópolis: Editora Vozes, 3ª edição: 2002.
ISBN 8532622534.
O povo de Deus, São Paulo: Editora Paulus, 2002.
ISBN 8534918333
O Caminho - Ensaio sobre o seguimento de Jesus. São Paulo: Editora Paulus, 2004.
ISBN 8534922527.
Quais os desafios dos temas teológicos atuais?. São Paulo: Editora Paulus, 2005.
ISBN 8534923817.
O que é a verdade?, São Paulo: Editora Paulus, 2005.
ISBN 8534922993.
Vaticano II - 40 anos depois, em co-autoria com J. B. Libanio; José Comblin; José Oscar Beozzo; A. Lorscheider; J. M. Vigil. São Paulo: Editora Paulus, 2005.
ISBN 8534923671.
A vida - Em busca da liberdade. São Paulo: Editora Paulus, 2007.
ISBN 9788534927.
A profecia na Igreja. São Paulo: Editora Paulus, 2008.
ISBN 9788534929899.

PARABÉNS PADRE NONATO


As 19h00, os paroquianos de Santa Teresa, celebrarão junto com o seu Pároco, Pe. Nonato, seus 31 anos de vida presbiteral. Vários padres da diocese estarão concelebrando a santa eucaristia, agradecendo a Deus, a vocação do Pe. Nonato.

42 anos de vida


Pe. Francisco Rodrigues, Pároco de Santo Antonio em Davinopolis, celebrou ontem, dia 27, mais um ano de vida. São agora 42 anos de vida abençoada. Parabéns Pe. Francisco

SOFREMOS COM SUA PARTIDA, ALEGRAMO-NOS COM O TESTEMUNHO DE SUA VIDA.


Acabamos de receber a notícia da partida para a vida eterna do Pe. José Comblin.
Um dos maiores teólogos da Teologia da Libertação, autor de muitos livros e artigos.
Com 88 anos de idade, ele partiu para o Pai, quando assessorava um encontro sobre as Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) na cidade de Pedro Simões,estado da Bahia.
É uma grande perda para o povo de Deus. Homem de profundo testemunho.

sábado, 26 de março de 2011

GESTO CONCRETO

Como gesto concreto desta Campanha da Fraternidade, todas as paróquias da cidade de Imperatriz, estão colhendo um abaixo assinado, "Pelo direito a uma vida saudável e produtiva,em harmonia com a natureza".
Participe, assinando e colhendo novas assinaturas.

sexta-feira, 25 de março de 2011

Parabéns Padre Ivanildo!!!

Padre Ivanildo (à esquerda) ao lado do Papa Bento XVI e do Bispo Diocesano -Dom Gilberto Pastana.
Queremos neste dia, elevar o nosso canto de louvor e gratidão a Deus pela vida do Padre Ivanildo que hoje dia, 25 de março, completa mais um ano de vida. Parabéns padre pelo do dom da vida.! Que neste dia o Senhor Jesus derrame chuva de bençãos sobre vós e renove a cada dia, a sua vocação sacertotal. Parabéns!!!!!!!


Diocese de Imperatriz - Agenda 2011.

Dias 26 e 27 de março de 2011.
Formação para catequistas - Micro Centro.
Local: Anajás.

Formação para catequistas - Micro João Lisboa/ Amarante.
Local: Buritirana.

quinta-feira, 24 de março de 2011

Visite o blog do Seminário Diocesano

O blog do nosso Seminário Diocesano Bom Pastor está atualizado!
Visite! Comente!
www.pastorbonusimp.blogspot.com

Parabéns Padre Antonio José!!!

Padre Antonio José - Vigário da Catedral de Fátima
Bendigamos a Deus por mais esse ano de vida do Padre Antonio José!!! Que essa data possa ser multiplicada em muitos anos de: Paz, Amor, Saúde e boa disposição para se doar, a cada dia, mas ao serviço do Reino. E nessa prece a nossa gratidão por tudo aquilo que tens realizado a sua paróquia e seus paroquianos, por toda entrega e doação a sua vocação! Parabéns.

quarta-feira, 23 de março de 2011

PE. BENEDITO ARAÚJO, BISPO COADJUTOR DE GUAJARÁ-MIRIM - RO

Hoje foi anunciada pela Santa Sé a nomeação episcopal de Pe. Benedito Araújo, até o momento pároco da Paróquia Nossa Senhora de Nazaré no Cohatrac, em São Luís, e professor de Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso no IESMA. Pe. Biné, como é conhecido, foi professor de muitos dos padres de nossa diocese de Imperatriz e dos seminaristas que cursam o 4º e 3º anos de Teologia atualmente.

Postamos a notícia completa publicada pela CNBB:

Nomeado bispo coadjutor da diocese de Guajará-Mirim






O papa Bento XVI nomeou, nesta quarta-feira, 23, bispo coadjutor da diocese de Guajará-Mirim, no Estado de Rondônia, o padre Benedito Araújo. A nomeação atende a um pedido do bispo da diocese, dom Geraldo Verdier.

Atual pároco da paróquia Nossa Senhora de Nazaré, em São Luis do Maranhão, e professor no Instituto de Estudos Superiores do Maranhão (IESMA), padre Benedito tem 47 anos e foi ordenado presbítero no dia 21 de novembro de 1991, na arquidiocese de São Luís.
Natural de Conceição, Itapecuru Mirim (MA), fez seus estudos de filosofia e teologia no Centro de Estudos Teológicos do Maranhão, atual IESMA. Tem especialização em psicopedagogia pela PUCRS e mestrado em ecumenismo pelo Institutum de Studiis Oecumenicis, em Veneza, Itália.

Padre Benedito foi reitor do Centro Vocacional Cura D´Ars; promotor vocacional; coordenador da Pastoral Vocacional do Regional Nordeste V da CNBB; Vice-reitor e Reitor do Seminário Interdiocesano Santo Antônio; Coordenador Pastoral da Arquidiocese; membro do Colégio de Consultores e do Conselho Presbiteral, da Associação Regional e Nacional dos Presbíteros; vigário e pároco da paróquia Nossa Senhora de Nazaré; administrador paroquial das paróquias São Pedro e Divino Espírito Santo; pároco da paróquia Sagrada Família.

Fonte: CNBB (www.cnbb.org.br)
Postagem: semin. Laersio da Silva Machado

Visite também o blog do nosso Seminário Diocesano:

Parabéns Frei Benjamim Ernesto!!!

Frei Benjamim Ernesto.
Vigário paroquial de São Francisco de Assis.

Elevemos o nosso canto de louvor a Deus pelos 45 anos de ordenação sacerdotal do Frei Benjamim. Que Deus continue abençoando o seu ministério vocacional para que nunca perca a sua simplicidade, alegria e fidelidade na missão. Parabéns!

terça-feira, 22 de março de 2011

Parabéns Padre Cícero de Melo!

Padre Cícero de Melo -Pároco da Paróquia São Francisco de Assis-Brejão

Bendito seja Deus pelos 30 anos de ordenação sacerdotal do Padre Cícero! Que Deus por sua infinita bondade lhes conceda neste dia a graça de perseverar sempre, nesse ministério sacerdotal. Parabéns!!!

Diocese de Imperatriz - Agenda 2011.

Dia 22 de março de 2011.
Sacramento do Batismo.
Catedral de Fátima.

domingo, 20 de março de 2011

FORMAÇÃO PARA MINISTROS DA PALAVRA

Está acontecendo desde sexta feira - dia 18 concluindo neste domingo, no centro de treinamento Anajás, a formação para os ministros da palavra.
61 lideranças das paróquias da diocese estão em regime internato participando da formação. A disciplina desta etapa é a Hermeneutica Bíblica.

sábado, 19 de março de 2011

PARABÉNS AOS ANIVERSARIANTES

Padre Frei Arilson Lopes Uchoa - 40 ano de vida

Padre Tarcísio Sousa de Castro - 31 anos de vida sacerdotal










Ir. Rina - Canossiana - Profissão solene

Rendamos Graças ao Pai por estas vidas consagradas ao seu Reino.

Santa Sé denuncia nova tentativa de impor ideologia de gênero

Expressa sua reserva diante das conclusões da Comissão sobre Status da Mulher
NOVA YORK, sexta-feira, 18 de março de 2011 (ZENIT.org) -

A Santa Sé denunciou uma nova tentativa de impor, mesmo contra o parecer de muitos países, uma visão a partir da ideologia de gênero nas conclusões da sessão 55ª da Comissão sobre o Status da Mulher, do Conselho Econômico e Social da ONU.
Em seu discurso de 14 de março, o observador permanente, Dom Francis Chullikatt, afirmou categoricamente "a necessidade de respeitar o valor e a dignidade intrínsecos de todas as mulheres e meninas, que são essenciais para seu autêntico progresso".

No entanto, expressou as reservas da Santa Sé diante da redação final das conclusões da Comissão sobre o Status da Mulher, do Conselho Econômico e Social da ONU, que, segundo o prelado, tentam impor novamente, como em ocasiões anteriores, a ideologia de gênero.

Dada a inclusão do termo "gênero" nas conclusões da Comissão, Dom Chullikatt lamentou que no texto se tenha adotado "um novo parágrafo preambular, com a intenção de eliminar as dúvidas sobre a promoção de uma nova definição de gênero".

O prelado recordou que, no Direito dos Tratados, a única definição de "gênero" que obriga os Estados partes está contida no Estatuto de Roma do Tribunal Penal Internacional, que afirma que "o termo 'gênero' se refere aos dois sexos, masculino e feminino, dentro do contexto da sociedade".

Contra os direitos do Homem

Infelizmente, denunciou Dom Chullikatt, "durante as negociações do texto atual, algumas delegações tentaram avançar novamente, através dos ‘estudos de gênero', em uma definição radical de ‘gênero', que afirma que a identidade sexual, de alguma maneira, pode se adaptar indefinidamente com fins novos e diferentes, não reconhecidos no direito internacional".

"À luz dessas tendências, a comunidade internacional deve estar ciente de que este programa para redefinir o 'gênero', por sua vez, põe em dúvida o próprio fundamento do sistema de direitos humanos", sublinhou o prelado.

Por outro lado, denunciou o observador vaticano, "esta abordagem radical está ligada à falta de referência aos ‘direitos' dos pais, em particular ao seu direito de escolher a educação de seus filhos, incluindo o ensino sobre o autêntico amor humano, o casamento e a família".

Embora os direitos dos pais "sejam especificados na Declaração Universal dos Direitos Humanos, no Pacto Internacional dos Direitos Civis e Políticos e no Pacto Internacional dos Direitos Econômicos, Sociais e Culturais", várias "tentativas de incluir a linguagem dos direitos dos pais da mesma forma que os termos das responsabilidades paternas foram rejeitadas".

O prelado reiterou também as reservas da Santa Sé, como em ocasiões anteriores, "com relação ao significado de do termo ‘saúde reprodutiva e sexual', que não deveria incluir o aborto ou os serviços do aborto".

"A Santa Sé - como muitas mulheres no mundo inteiro - está convencida de que a verdadeira promoção da mulher está fortemente ligada ao reconhecimento e à aplicação efetiva dos seus direitos, dignidade e responsabilidades. Tanto as mulheres como os homens são chamados a acolhê-los, protegê-los e promovê-los, para um compromisso renovado perante a humanidade", concluiu Dom Chullikatt.

Vaticano: com crucifixo, Tribunal Europeu apoia liberdade religiosa

CIDADE DO VATICANO, sexta-feira, 18 de março de 2011 (ZENIT.org) -

A sentença emitida hoje pelo Tribunal Europeu dos Direitos Humanos, em Estrasburgo, a favor da exposição do crucifixo nas escolas na Itália, recebeu o elogio da Santa Sé, que a considera uma decisão que "faz história" no reconhecimento da liberdade religiosa.
O Pe. Federico Lombardi SJ, diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, publicou uma declaração para expressar a "satisfação" do Vaticano ao ter lido esta "sentença sumamente comprometedora".

Um caso histórico

Os países que apoiaram oficialmente a Itália foram: Armênia, Bulgária, Chipre, Grécia, Lituânia, Malta, Mônaco, Romênia, Rússia e San Marino.

O caso havia sido apresentado ao Tribunal de Estrasburgo por Soile Lautsi, uma cidadã italiana de origem finlandesa, que em 2002 pediu à escola pública "Vittorino da Feltre", em Abano Terme (Pádua), na qual estudavam seus dois filhos, que retirasse os crucifixos das salas de aula. A direção da escola recusou-se, por considerar que o crucifixo é parte do patrimônio cultural italiano e, posteriormente, os tribunais italianos deram razão a este argumento.

No entanto, uma sentença de primeira instância do Tribunal de Estrasburgo decidiu, por unanimidade, impor a retirada de crucifixos nas escolas italianas e ordenou que o governo italiano pagasse à mulher uma indenização de € 5.000 por danos morais, considerando que a presença de crucifixos nas escolas é "uma violação dos direitos dos pais de educar seus filhos segundo suas convicções" e da "liberdade dos alunos".

Diante do recurso interposto pelo Estado italiano, o Tribunal Europeu se contrapôs radicalmente àquela primeira sentença, estabelecendo, por 15 votos a favor e 2 contra, que a presença de crucifixos nas salas de aula não é "uma violação dos direitos dos pais de educar seus filhos segundo suas convicções" e da "liberdade de religião dos alunos", já que "não existem elementos que possam provar que o crucifixo afeta eventualmente os alunos".

Os direitos não estão contra a liberdade de religião

O Pe. Lombardi explicou, em seu comunicado, que o Tribunal Europeu dos Direitos Humanos "reconhece, em um nível sumamente autorizado e internacional, que a cultura dos direitos humanos não deve se opor aos fundamentos religiosos da civilização europeia, aos quais o cristianismo ofereceu uma contribuição essencial".

"Também se reconhece, segundo o princípio da subsidiariedade, que é um dever garantir a cada país uma margem de apreciação do valor de símbolos religiosos em sua própria história cultural e na identidade nacional e local de sua exposição", acrescenta.

"A nova sentença do Tribunal Europeu é bem-vinda também porque contribui efetivamente para restabelecer a confiança no Tribunal Europeu dos Direitos Humanos por parte de muitos europeus, convictos e cientes do papel determinante dos valores cristãos em sua própria história, mas também na construção da unidade europeia e na sua cultura de direito e liberdade", concluiu o comunicado vaticano.
--------------------------------------------------------------------------------

sexta-feira, 18 de março de 2011

ABERTURA CF - 2011 EM APARECIDA

Os comunitários das paróquias do Menino Jesus, Sagrada Família e Santa Cruz, mesmo com chuva, compareceram para a celebração da abertura da CF - 2011 - Fraternidade e a vida no planeta que aconteceu na Igreja de Nossa Aparecida.









Diocese de Imperatriz - Agenda 2011.

De 18 a 19 de março de 2011.
Encontro de noivos
Local: Salão da Paróquia Santa Teresa.

De 18 a 20 de março de 2011.
Formação de Lideranças - Ministro da Palavra
Local: Centro de Treinamento Anajás.

I Encontro de Formação Continuada dos Professores de ER.

Formação para Capacitadores na Ação de Recursos Hídricos - Pastoral da Criança.

Dia 19 de março de 2011.
13h00 Reunião da Equipe de Liturgia Diocesana.
Local: Casa do Bispo.

Dia 20 de março de 2011.
Conselho Paroquial Pastoral - Catedral de Fátima.

quinta-feira, 17 de março de 2011

Abertura da CF - Micro Norte!







Papa Bento XVI faz doação à Conferência Episcopal Japonesa

No último fim de semana, 12 e 13, o papa Bento XVI enviou uma doação de 100 mil dólares à Conferência dos Bispos Católicos do Japão. A doação tem o intuito de ajudar as vítimas do terremoto e do tsunami que devastou a ilha na sexta-feira, 11 de março.

Dom Anthony Figueiredo, do Pontifício Conselho Cor Unum, encarregado das obras de caridade do Vaticano, falou à Rádio Vaticano que este dicastério trabalha de perto com os bispos japoneses, com a rede da Cáritas Internationalis e outras organizações de ajuda para determinar a melhor forma de responder às necessidades dos habitantes do Japão.

O bispo disse que o ocorrido no Japão é “uma grande tragédia” que se soma ao tsunami de 2004 na Ásia, o terremoto e as inundações no Paquistão e o devastador terremoto do Haiti em janeiro de 2010. “O que devemos fazer é rezar para que estas pessoas tenham esperança”, ressaltou.

“Obviamente é necessária uma ajuda material e concreta. O Santo Padre enviou através deste Pontifício Conselho a quantia de 100 mil dólares à Conferência dos Bispos porque esta é a forma mais rápida que os recursos chegam as dioceses mais afetadas. Além disso, os bispos são os primeiros responsáveis pelas obras de caridade nas dioceses e eles conhecem as necessidades do povo”, disse dom Anthony Figueiredo.

quarta-feira, 16 de março de 2011

PADRES DA DIOCESE DE IMPERATRIZ EM RETIRO

A criação geme em dores de parto

Petição do povo de Deus por justiça ambiental em Açailândia

Nós, Igreja Católica de Açailândia e Diocese de Imperatriz, acreditamos que o desenvolvimento de nossa cidade passa pelo respeito ao meio ambiente e a todas as pessoas.
A Campanha da Fraternidade, promovida pela Igreja Católica no Brasil inteiro, enfoca nesse ano o desafio das mudanças climáticas e do aquecimento global.
Reconhecendo a importância do trabalho e dos empreendimentos industriais em Açailândia, queremos porém responsabilidade de todos frente a esses desafios.
Subscrevemos, portanto, essa carta aberta e petição:

- Preocupa-nos a agressão ao meio ambiente e às comunidades provocada pela presença das siderúrgicas e do Programa Grande Carajás da Vale em nossa região
Para a produção de 1 ton de ferro-gusa são consumidos, em média, 5,8 m3 de madeira de eucalipto ou 3,8 m3 de madeira nativa. Quanta floresta foi devorada até hoje pelas siderúrgicas? Quantas terras serão cada vez mais invadidas por eucalipto para alimentar essa cadeia, expulsando famílias camponesas? Por que ainda hoje, há mais de vinte anos de sua instalação aqui, as siderúrgicas investem ainda muito pouco nas tecnologias disponíveis contra a poluição? O que se sabe sobre o impacto das empresas na saúde dos moradores de Açailândia?
- Solidarizamo-nos com o distrito industrial de Piquiá, onde milhares de pessoas sofrem de forma mais forte o impacto da poluição. É um problema da cidade inteira, não queremos ser conhecidos no Maranhão e em todo o Brasil como uma das cidades mais sujas e impactadas pelo desenvolvimento!
- Pedimos que o reassentamento do povoado de Piquiá de Baixo, expulsado injustamente pela poluição, pelo menos aconteça rapidamente e com garantias de qualidade e dignidade para as 350 famílias, nossas irmãs.
O Ministério Público deve reforçar a equipe de promotores que se ocupa desse caso e assumir com coragem seu papel de garante dos direitos das vítimas; as siderúrgicas e a Vale, o Estado e o Município não podem fugir de suas responsabilidades e devem contribuir economicamente para garantir o dinheiro necessário à construção do novo bairro.
- Preocupa-nos a condição do ar que respiramos e das águas de nossos rios. Pedimos que o Ministério Público convoque, no primeiro semestre de 2011, uma audiência pública em que as empresas siderúrgicas operantes em Açailândia apresentem os relatórios de monitoramento mensais de 2010 da poluição do ar e da água; o Estado apresente os relatórios de monitoramento e fiscalização da poluição realizados em 2010 e a Prefeitura também apresente as medidas tomadas de acordo com suas obrigações legais. Outra audiência pública deve ser convocada pelo MPE para que a Vale apresente à população seu projeto de duplicação dos trilhos e os impactos previstos para o bairro da Vila Ildemar e para toda a cidade.

Com milhares de pessoas participaremos da Romaria da Terra e das Águas, no distrito de Piquiá - dia 10 de setembro de 2011, para celebrar finalmente uma Açailândia que se preocupa mais com seu meio ambiente... ou voltar a denunciar, junto com pessoas que virão de todo o Maranhão, o descaso e a ganância que ainda vigoram em nossa cidade.

CF 2011 - ABERTURA NA MICRO CENTRO











segunda-feira, 14 de março de 2011

Retiro dos Padres!!!

Estando no período Quaresmal o Clero da Diocese de Imperatriz aproveita esse momento para retirar-se e fazer uma reflexão mais profunda nesse período em que a Igreja nos convida a caminhada penitencial:Oração, jejum e esmola .Ficando assim ausentes durante 04 dias em suas paróquias para a realização de um encontro pessoal com Deus e consigo mesmo. O Retiro será realizado no Centro de treinamento Anajás, inciando hoje ao meio dia e com termíno no dia 17. Dom José Ascona irá conduzir o retiro!

ABERTURA DA CF - 2011 - PARÓQUIA SÃO SEBASTIÃO - AÇAILANDIA



1. Olha, meu povo, este planeta terra:
Das criaturas todas, a mais linda!
Eu a plasmei com todo amor materno,
Pra ser um berço de aconchego e vida. (Gn 1)


Nossa mãe terra, Senhor,
Geme de dor noite e dia.
Será de parto essa dor?
Ou simplesmente agonia?!
Vai depender só de nós!
Vai depender só de nós!

2. A terra é mãe, é criatura viva;
Também respira, se alimenta e sofre.
É de respeito que ela mais precisa!
Sem teu cuidado ela agoniza e morre.

3. Vê, nesta terra, os teus irmãos. São tantos...
Que a fome mata e a miséria humilha.
Eu sonho ver um mundo mais humano,
Sem tanto lucro e muito mais partilha!

4. Olha as florestas: pulmão verde e forte!
Sente esse ar que te entreguei tão puro...
Agora, gases disseminam morte;
O aquecimento queima o teu futuro.

5. Contempla os rios que agonizam tristes.
Não te incomoda poluir assim?!
Vê: tanta espécie já não mais existe!
Por mais cuidado implora esse jardim!

6. A humanidade anseia nova terra. (2Pd 3,13)
De dores geme toda a criação. (Rm 8,22)
Transforma em Páscoa as dores dessa espera,
Quero essa terra em plena gestação!

Diocese de Imperatriz - Agenda 2011.

Dia 14 de março de 2011.
Encontro das Religiosas(os) estudo da Campanha da Fraternidade.
Local: Casa das Irmãs Missionárias de Ação Paroquial.

De 14 a 17 de março de 2011.
Retiro dos Padres
Local: Centro Anajás.

sexta-feira, 4 de março de 2011

Participe!!!

XXI Festival Minha Vida Tem Sentido!!!
Tema: Animados pela tua Palavra lançaremos redes (Lc 5,5)
De 05 a 08 de Março de 2011
No Ginásio do SESI

Pregador: Evandro Nunes da Renovação Carismática Católica de São Paulo.
Cantor: André Luís de Goiânia
E ainda Pregadores e cantores da nossa diocese!!!!

Missa todos os dias às 17h
Sábado dia 05 - Celebrante: Padre Reginaldo
Domingo dia 06 - Celebrante: Padre Edinaldo Rodrigues
Segunda dia 07 - Celebrante: Padre Samuel
Terça dia 08 - Celebrante: Dom Gilberto

São Quatro dias de muito louvor e adoração ao nosso Deus, reunidos em uma só voz na adoração por toda a Imperatriz!

Diocese de Imperatriz - Agenda 2011.

Dia 05 de março de 2011.
Carnaval com Cristo - RCC
Local: São Francisco do Brejão

Encontro com as mulheres - Pastoral da Mulher

De 05 a 08 de março de 2011.
Festival minha vida tem sentido - RCC
Local: Ginásio do SESI

Dia 06 de março de 2011.
Retiro Espiritual - Equipe de Liturgia Diocesana

Sacramento do Batismo
Catedral de Fátima

Dia 08 de março de 2011.
Comemoração dia da mulher - Pastoral da mulher

Dia 09 de março de 2011.
Quarta-Feira de Cinzas
Celebrações nas Paróquias

quinta-feira, 3 de março de 2011

Diocese de imperatriz - Agenda 2011.

Dia 03 de março de 2011.
Grupão ECVC: Sub São Francisco.
Local: Catedral

quarta-feira, 2 de março de 2011

Boa Viagem Dom Gilberto!

Nessa quarta-feira, 02/03, o nosso bispo - Dom Gilberto viaja para Santarém, sua cidade natal, onde ficará até o dia 07/03, pois novas atividades o aguardam, como a abertura do Cristoval em Santarém e no município de Mojuim dos Campos. Continuemos as nossas orações pelo nosso bispo. Pedimos a Deus que o proteja nessa viagem, que tenha um bom trabalho e lhe conceda um feliz retorno a sua diocese.

A Cruz Divina e as Cruzes Humanas

Num passado bem remoto, uma cruz foi levantada no alto do Calvário e nela morreu o filho de Deus, que se ofereceu ao Pai para salvar a humanidade. Até hoje a Igreja nos pede que pensemos mais sobre o mistério da Cruz nestas semanas da Quaresma. A iknfinita misericórdia de Deus para com sua criatura aceitou o sacrifício de Jesus a fim de que o ser humano recuperasse a aliança original, perdida com sua infidelidade. Opção de um Pai que ultrapassa a lógica da paternidade humana para permitir ao ser humano voltar à casa paterna e conviver eternamente com ele.
Faz parte da liturgia da Sexta-Feira Santa ajelharmo-nos diante dessa Cruz para adorá-la e agradecermos ao Cristo nela pregado o dom de nossa redenção.É um sinal de reconhecimento e amor, mas também ummomento de compromisso. A crucificação de Jesus não se consumou naquele dia. Até hoje ele continua morrendo nas cruzes que os filhos e filhas de Deus carregam, espalhados pelo mundo inteiro. Se nos emocionamos com as dores de sua Paixão, não podemos ser indiferentes aos sofrimentos que penalizam tantas pessoas, irmãs nossas. Também diante dessas cruzes nos ajoelhamos, não para adorar, pois são humanas, mas para tratá-las, para eliminá-las da vida de cada um que nasceu para ser feliz já neste mundo.
Que a experiência desta Quaresma aumente nossa sensibilidade para a cruzes dos seres humanos e nossa coragem de lutar, unidos aos que sofresm desde dores físicas até os danos impostos por nossa sociedade injusta, cuja dinâmica sempre beneficia os privilegiados e exclui os fracos e carentes.
Dom Geraldo Majella Agnelo
Cardeal Arcebispo de Salvador

terça-feira, 1 de março de 2011

AGORA É PRA VALER!!!


O blog do Seminário Bom Pastor está no ar oficialmente e atualizado....

www.pastorbonusimp.blogspot.com
www.pastorbonusimp.blogspot.com
www.pastorbonusimp.blogspot.com

Faça sua visita e ajude na divulgação....

Comente as postagens...

Seminário Bom Pastor, a Diocese mais perto de nós pela rede mundial de computadores...

Parabéns!

Ir. Marli Soares

Dia 27 de fevereiro celebramos 09 anos de vida consagrada da Irmã Marli Soares-Congregação das Irmãs Canossianas. Parabéns pela perseverança e disponibilidade na Missão. Que o Senhor derrame chuva de benção sobre vos, e lhes conceda neste dia a graça de ser fiel e perseverante a cada dia na Missão. Parabéns!